Aula de campo em Icapuí - Extensão de Paripueira 2º E e 3º F

Nossa primeira parada foi no mirante localizado na parte alta da cidade, que logo na entrada nos presenteou com uma vista belíssima, onde os nossos alunos puderam perceber a planície litorânea com a predominância da estrutura geológica denominada “formação barreira”.

Visita ao projeto “De corpo e Alga”, grupo formados em sua maioria por mulheres que cultivam algas para a produção de cosméticos, sabonetes e shampoos, bem como alimentos, como as gelatinas que são distribuídas para as escolas de Icapuí.
As mulheres nos receberam e mostraram como funciona o projeto e os seus impactos socioeconômicos, melhoria na renda das famílias e mudanças de hábitos, já que as pessoas envolvidas no projeto despertaram sua consciência ecológica, passando a preservar o meio em que vivem e trabalham.
Depois fizemos uma caminhada de tirar o fôlego pela praia até a estação ecológica Mangue Pequeno, na praia de Requenguela, onde o pessoal do projeto “De olho na água” nos mostraram suas ações voltadas para o monitoramento da água da região e preservação ambiental, onde eles cultivam mudas de Mangue para o reflorestamento das áreas degradadas.
Valeu apena! Passamos por uma passarela construída dentro do mangue de forma sustentável, onde o contato direto com esse ambiente nos encheu de energias.
Renovados, fomos à Praia de Ponta Grossa, observar as principais estruturas geomorfológicas que formam o terraço marinho, compreendido por campos de dunas e Falésias antigas, percebendo os agentes que atuam na modelagem da região.

0 comentários :