Olimpíada de Geografia 2ª fase.

No dia 24/09/2011 os alunos da Escola Francisca Moreira de Souza participaram da 2ª fase da Olimpíada de Geografia, que aconteceu em Fortaleza na Escola Farias Brito. Os alunos Rômulo Barros, Jackson Aires, Bianca Rocha, Nadine Maria, Kamila Fernandes, Gessyca da Silva, Enizio Fernandes, Feliphi Nascimento, Airton Carneiro, Rodrigo Henrique, Bruno Fernandes, Maria Natali, Raquel Mendes, Delvânia Damasceno, Fábio Luiz, entre sede e extensão, foram acompanhados pelos professores Inácio e Diogo. 
A prova segundo os alunos foi bem interessante, abordou temas da atualidade. Os mesmos acharam muito importante para sua formação participarem desse momento de aprendizado e conhecimento.

A todos Boa Sorte!

Feira de Ciências e Cultuta - Escola Francisca Moreira de Souza - Sede

No dia 23 de setembro a Escola Francisca Moreira de Souza, realizou em sua sede a IV Feira de Ciências e Cultura com o tema Cuidando do Meio Para Salvar o Todo, a feira ficou divida nas seguintes categorias: Ciências da Natureza, Linguagens e Códigos, Ciências Humanas e Ciências Ambientais, ao todo foram apresentados 36 da sede e 5 trabalhos das extensões. A abertura contou com um desfile de roupas recicladas, apresentado pelas alunas da extensão de Parajuru, uma parodia sobre o tema com as alunas do 2º ano da sede e contou ainda com a participação da banda marcial de Beberibe. Todos os trabalhos foram avaliados e os melhores foram selecionados para a Feira Regional, são eles: Robótica, Relevo Continental e Submarino,  Moringa: A Semente da Vida, 1915 a seca que inspirou a Literatura e Ecocasa. Participaram da Feira profissionais do CVT, Superintendentes da 9ª CREDE, Escola Municipais, a Escola Ana Facó e comunidade em geral. Foi um momento rico em aprendizagem e conhecimento para todos, sem contar que foi um ótimo de resultado de esforço e trabalho de nossos alunos e professores orientadores, que se desdobraram para que o resultado final fosse positivo.

A Escola Parabeniza e agradece à comissão organizadora da feira na pessoa do Wellington Felix, a todos os alunos, professores, orientadores e funcionários pelo empenho na realização da Feira.












Feira de Ciências e Cultura - Extensão de Forquilha.

Aconteceu no dia 21 de setembro na escola Francisca Moreira de Souza - extensão Forquilha a Feira de Ciências e Cultura que abordou o subtema caju como sustentabilidade e rentabilidade no sertão beberibense. A feira contou com a presença de alunos, pais e representantes comunitários. Foi um momento muito produtivo e um momento de interação entre escola e comunidade. O trabalho em destaque foi, Raízes - Narradores de Beberibe.


Feira de Ciências e Cultura - na extensão de Paripueira.

No dia 20 de setembro de 2011,  a extensão de Paripueira da E.E. M Francisca Moreira de Souza promoveu a IV Feira de Ciências e Cultura. Os alunos desenvolveram e apresentaram experiências, nas diversas áreas do conhecimento. Trabalhos de alto nível, onde ficou evidente o sucesso do objetivo da feira que é promover e fomentar o interesse pela pesquisa, ciência e tecnologia a fim de buscar soluções para as hipóteses e teses levantadas.
A feira foi aberta á comunidade escolar e contou ainda com a presença do Diretor Francisco Ribeiro da Fonseca e professores da sede para a avaliação dos trabalhos. Três projetos foram selecionados para a feira da Sede. Foi um momento de conhecimento e interação entre todos.



Feira de Ciências e Cultura - Extensão Parajuru.

No dia 19/09/11, houve a abertura dos trabalhos do IV FM Fest, com a feira das ciências na extensão de Parajuru. A feira que tinha como tema Cuidando do Meio Para Salvar o Todo, em Parajuru contou com 24 trabalhos envolvendo 7 turmas de 1º, 2º e 3º anos e EJA. O destaque ficou para o trabalho que abordava as energias renováveis, com foco para a energia eólica do 3 º G, sobre a orientação dos professores Azael e Antônio. Foi um momento importante para toda a comunidade escolar, pois trouxe conhecimento, interação e cultura.

Palestra sobre adubo Orgânico e Compostagem.

A Escola Francisca Moreira de Souza - extensão Forquilha realizou no último dia 13/09 uma palestra sobre adubo orgânico e compostagem para os alunos do 2º ano, o objetivo era orientar os mesmos através de experiências relatadas sobre melhor utilização e formas de adubação orgânica, para a realização do projeto apresentado na feira de ciências da extensão. Foi um momento de conhecimento e aprendizado para alunos e professores. 



Projeto Diretor de Turma - Extensão Frquilha.

Realizou-se no dia 08/09 na Escola Francisca Moreira de Souza - Extensão de Forquilha a reunião bimestral do projeto diretor de turma, onde na ocasião participaram pais, alunos e professores para discutir os rendimentos, infrequência e ações desenvolvidas na escola. Foi um momento de troca de experiências entre os professores e interação entre todos que participaram da reunião.



Aula de Campo - Extensão Forquilha.

No dia 03 de setembro de 2011, os alunos do 3º ano da extensão de forquilha realizaram uma aula de campo no mangue, o objetivo era reflorestar uma margem do rio Jaguaribe, para preservar o mesmo. O trabalho foi apresentado na feira de Ciências da extensão, foi um trabalho árduo dos alunos mais ao mesmo tempo gratificante. O trabalho foi bem executado e contou com o apoio e orientação de professores. Os alunos tiveram a oportunidade de ajudar um pouquinho o nosso planeta, e com essa mobilização eles puderam sensibilizar muitos moradores da comunidade para a importância de preservar a natureza.