Projeto "Águas"

Aula prática com as turmas dos 2º anos (manhã, tarde e noite) realizadas no dia 04/03/2011 sobre preparação de soluções homogêneas. As soluções foram preparadas com NaCl e K2Cr2O7 onde observamos as diferenças entre elas, como por exemplo: a marcação do menisco em soluções incolores e coloridas, a importância do volume preciso a ser utilizado e a massa pesada corretamente. Tendo como objetivo o aprendizado dos conteúdos teóricos associado a aula prática de química no laboratório.


Aula Prática


Determinação de Cloretos em Água (Método de Mohr)
As aulas práticas do dia 26/03/2011 realizadas com as turmas 2º anos foram analisadas águas de várias localidades trazidas pelos próprios alunos onde analisamos a quantidade em mg/L de Cloreto existentes nestas águas. Está aula prática faz parte do Projeto Águas em parcerias com outras disciplinas como: biologia, geografia e química.
O método de padronização pelo método de Mohr baseia-se em titular o nitrato de prata com solução-padrão de cloreto de sódio (padrão primário), usando solução de cromato de potássio como indicador.
No método de Mohr, os íons cloreto são titulados com solução padronizada de nitrato de prata (AgNO3), na presença de cromato de potássio (K2CrO4) como indicador. O ponto final da titulação é identificado quando todos os íons Ag+ tiverem se depositado sob a forma de AgCl, logo em seguida haverá a precipitação de cromato de prata (Ag2CrO4) de coloração marrom-avermelhada, pois, o cromato de prata é mais solúvel que o cloreto de prata.


REAÇÃO:
              NaCl + AgNO3           AgCl +NaNO3
 2 AgNO3 +K2CrO4            Ag2CrO +KNO3