Comemoração de Páscoa.

A Escola Francisca Moreira de Souza realiza no último dia 20 de abril de 2011, uma confraternização de páscoa reunindo alunos, professores, funcionários e núcleo gestor da escola, foi um momento para refletir o verdadeiro espirito da páscoa, na ocasião foram lidas passagens bíblicas onde ressaltava o sofrimento e a ressurreição de Jesus, durante todo o evento foi apresentado um quadro vivo, que retratava a cena da ressurreição, contou também com uma apresentação musical feita pelas alunas da escola. Foi um momento bastante agradável para todos.


Aqui fica os agradecimentos a todos os que participaram direta e indiretamente do evento, em especial aos professores que se dispuseram a ser os personagens do quadro vivo.



 

AULA INAUGURAL DO PREPARAÇÃO:RUMO À UNIVERSIDADE

Alunos da 3ª série e egressos da E. E. M. Francisca Moreira de Souza, tiveram a oportunidade de inaugurar mais uma turma de cursinho pré-vestibular.

A aula inaugural ocorreu na noite desta última segunda-feira (04/04/2011) no ginásio poliesportivo da Escola, havendo a participação e organização do Diretor, de alguns Professores e ex-alunos do PRÉ-VEST. Na oportunidade, os ex-alunos falaram sobre a importância e a necessidade de estudar e qual a contribuição do “cursinho” para a aprovação em concursos de admissão em Universidades. Na sequência foram apresentados: slides, sobre o real sentido dos estudos na escola e sua contribuição para o sucesso; vídeos, a respeito dos processos de seleção das universidades brasileiras, desde as primeiras formas de ingressos e as necessidades de mudanças que estão ocorrendo. Ao final das exposições, houve a entrega do material didático (Módulo I) por professores da turma.



Ação Contra a Dengue.

          A última semana de março foi de muitas informações e alertas a respeito do Dengue. Durante esses dias, foram repassados a todos os alunos temas que abordavam o que é a doença, qual causador, quem é o vetor, suas formas de reprodução, sintomas e como se prevenir. Já que é nesse período chuvoso, onde há um aumento significativo no número de casos da doença, e a E. E. M. Francisca Moreira de Souza teve toda uma preocupação em divulgar essa ideia. Os professores do Laboratório de Ciências tiveram essa responsabilidade e a dedicação em abrir os olhos dos alunos através de Slides, nos quais foram mostrados na sala de Multimeios.


           Dessa vez, os protagonistas foram os próprios alunos que participaram de forma diferente e bem humorada, através de peças teatrais, paródias, cordeis, poemas, crônicas, etc. Os dias das apresentações foram divididos de acordo com as áreas. Na terça-feira (29/03), os professores organizadores eram das Linguagens e Códigos, na quarta-feira (30/03), Ciências da Natureza e, finalizando a semana, sexta-feira (01/04), Ciências Humanas.

Sabemos que o vetor dessa doença é o mosquito Aedes aegypti, onde a sua principal forma de reprodução ocorre por meio de água limpa e parada. Os sintomas mais freqüentes são: febre, dor de cabeça, vômitos, fraqueza, falta de apetite, dores nas articulações e no fundo do globo ocular. Aparecendo um ou mais desses sintomas procurar um Posto de Saúde, Pronto Socorro ou Hospital mais próximo de sua casa.



Projeto Diretor de Turma.

           Nos dias 29 e 30 de março do ano de 2011 aconteceu na Escola Francisca Moreira de Souza as reuniões intercalares com as turmas dos primeiros e segundos anos, nos três turnos de aula.
          A reunião contou com a participação dos professores, núcleo gestor, líderes de sala e os representantes dos pais dos alunos. Na ocasião o diretor da escola enfatizou a importância do projeto e destacou os avanços educacionais que foram requisitados pelo grupo nos últimos anos.
        A reunião foi presidida pelos diretores de turma que buscaram esclarecer para os participantes os reais objetivos do encontro, as sugestões colhidas em assembleia e a caracterização da turma no que se refere aos aspectos sociais, econômicos e culturais.
        O encontro na visão dos pais foi bastante produtivo, pois os mesmos tiveram a oportunidade de avaliar o trabalho desenvolvido pela escola, a dinâmica das turmas, apontou sugestões e o mais importante, se mostraram motivados a participarem dos demais encontros e acompanhar ainda mais o desenvolvimento da turma de seus filhos.



Projeto Monitoria.

Teve inicio no dia 22 de março na Escola Francisca Moreira de Souza, o projeto monitoria, envolvendo alunos das 1ª séries, dos turnos manhã e tarde. O projeto visa melhorar o rendimento nas disciplinas de português e matemática, e consiste em aulas ministradas por alunos que se destacam nas mesmas para aqueles que apresentam deficiência. O projeto acontece toas as quintas, no contra turno e sempre é orientada por um professor da área. Temos a certeza de que esse projeto vai ajudar muitos alunos de nossa escola.


Parabéns pela iniciativa dos alunos monitores e sucesso a todos!!