PROJETO CEARÁ LETRAS QUE CANTAM – II EDIÇÃO

PROJETO CEARÁ LETRAS QUE CANTAM – II  EDIÇÃO


INTRODUÇÃO

            Entende-se a língua como meio de legitimar a cultura de um povo e o preconceito linguístico, não passa só pela questão dos mitos, mas por outras questões mais amplas, como o preconceito regional, leque que envolve não só a língua, mas também a cultura, de maneira geral. Ele é tanto mais poderoso, porque, em grande medida é invisível no sentido de que quase ninguém se apercebe dele, quase ninguém fala dele, com exceção dos raros cientistas sociais. (BAGNO,1999, p.23)
            É necessário incentivar seu uso para aprimoramento do conhecimento, estimulando o aluno a ler e intrepretar textos, entendendo nos gêneros textuais as várias possibilidades de comunicação, promovendo assim o dialogismo da linguagem. (BAKHTIN,1995)
            Precisa-se, antes de tudo, fazer uma reflexão sobre o caráter social da linguagem, buscado entendê-la e trabalha-la enquanto prática social através do conhecimento dos autores e a cultura cearense.


JUSTIFICATIVA

            A segunda edição do projeto busca divulgar não só as obras literárias de autores cearenses, como na 1ª edição, mas, integrar a literatura e a música, nos seus diversos aspectos, ampliando as possibilidades de comunicaçao da língua e aproximação dos alunos com a cultura cearense, através do estudo de nomes, que promoveram a difusão no cenário nacional, e até internacional, das riquezas naturais e culturais do Ceará, enaltecida através das canções e poemas idealizados por diversas gerações de artistas.


OBJETIVOS:


-        Estimular o uso da língua como ferramenta de interação social, através dos diversos gêneros, de forma  a valorizar, inclusive, aspectos da cultura cearense;

-        Ampliar o conhecimento dos alunos referentes a língua, musicalidade local, literatura de cordel, a poesia e demais gêneros que valorizem o caráter social desses meios de comunicativos;

-        Promover a aproximação e a valorização da cultura cearense, através do reconhecimento de diversos artistas, como Fagner, Ednardo, Amelhinha, Valdonys, Belchior, Italo e Renno, entre outros, que contribuem, através das suas obras, para o engrandecimento e disseminação da cultura cearense no geral.

-        Estimular o aluno a ler e interpretar textos, entendendo nos gêneros textuais as várias possibilidades de comunicação;

METODOLOGIA:

            Optou-se pela pesquisa exploratória, por que esse tipo de pesquisa permite uma maior familiaridade  com o problema, tornando-o mais explícito, envolvendo levantamento bibliográfico, análise das obras, apresentações para a comunidade escolar, de forma que “estimule a compreensão e a participaçao de toda comunidade escolar” (SELLTIZ et al. 19667, p.63)
            Como instrumento de coleta de dados, utilizou-se as leituras das obras e posteriormente, apresentação de atividades lúdicas e artístico-culturais para o envolvimento de todos no projeto.     
            Para isso, realizaremos algumas ações que orientarão a metodologia do nosso projeto:
  • Programação na rádio escola com o artista do Mês;
  • Atividades artísticas e lúdicas no pátio;
  • intervalo musical;
  • danças e jogos no pátio sobre as obras de autores cearenses


CONSIDERAÇÕES FINAIS

            Conforme resultados, a falta de leitura pode ser responsável pelo baixo desempenho na aprendizagem desses alunos. Para mudar esse quadro é preciso motivação e estimulo por parte destes. O projeto desenvolvido tem trazido êxito, pois é visível a mudança no desempenho dos alunos que participaram das atividades desenvolvidas ao longo do ano, principalmente após o incentivo à leitura, mostrando sua importância no desenvolvimento intelectual, social e pessoal do indivíduo, bem como a valorização da cultura cearense.


CRONOGRAMA DAS ATIVIDADES
PROJETO - CEARÁ, LETRAS QUE CANTAM – II EDIÇÃO
DIA 06/05/2014
REABERTURA DO PROJETO
·          Apresentação da reabertura do projeto com a justificativa;
·          Apresentação do perfil  dos artistas homenageados e suas obras;
·          Interpretação da música tema do projeto: Ceará terra da luz
·          Leitura de poesia sobre o Ceará;
·          Apresentação de Dança;
·          Apresentação de teatro (Iracema);
·          Apresentações musicais;
 MESES
TEMÁTICAS ESTUDADAS
SÉRIES
MAIO
FAGNER E O ROMANTISMO DO BRASILEIRO;
intervalo literário nos dias 20,21,27 e 28 (sarau)
2º anos
JUNHO/JULHO
EDNARDO E O MODERNISMO NO BRASIL;
intervalo literário nos dias 22,23,27 e 28 (sarau)
3º anos
AGOSTO
VALDONYS-RESGATE E VALORIZAÇAO DAS RAÍZES NORDESTINAS;
intervalo literário nos dias 19,20,26 e 27(sarau)
1º anos
SETEMBRO
BELCHIOR – PÓS MODERNISMO NO BRASIL E CORRENTES DEMOCRÁTICAS;     
intervalo literário nos dias 23,24,30 e 01/10(sarau)
 3º anos
OUTUBRO
AMELHINHA – A MARCA DA MULHER BRASILEIRA NA ARTE;
intervalo literário nos dias 21,22,28 e 29(sarau)
2º anos
NOVEMBRO
ITALO E RENNO E NOVAS GERAÇÕES – BRASIL ATUAL;
intervalo literário nos dias 18,19,25 e 26(sarau)
1º anos
DEZEMBRO
ARTISTAS LOCAIS – A COR LOCAL;
intervalo literário nos dias 16, 17  e 22 (sarau de encerramento)
Todos




REFERENCIAS


BAGNO,

0 comentários :