PROJETO CEARÁ
LETRAS QUE CANTAM – II EDIÇÃO
INTRODUÇÃO
Entende-se a língua como meio de
legitimar a cultura de um povo e o preconceito linguístico, não passa só pela
questão dos mitos, mas por outras questões mais amplas, como o preconceito
regional, leque que envolve não só a língua, mas também a cultura, de maneira
geral. Ele é tanto mais poderoso, porque, em grande medida é invisível no
sentido de que quase ninguém se apercebe dele, quase ninguém fala dele, com
exceção dos raros cientistas sociais. (BAGNO,1999, p.23)
É necessário incentivar seu uso para
aprimoramento do conhecimento, estimulando o aluno a ler e intrepretar textos,
entendendo nos gêneros textuais as várias possibilidades de comunicação,
promovendo assim o dialogismo da linguagem. (BAKHTIN,1995)
Precisa-se, antes de tudo, fazer uma
reflexão sobre o caráter social da linguagem, buscado entendê-la e trabalha-la
enquanto prática social através do conhecimento dos autores e a cultura
cearense.
JUSTIFICATIVA
A segunda edição do projeto busca
divulgar não só as obras literárias de autores cearenses, como na 1ª edição,
mas, integrar a literatura e a música, nos seus diversos aspectos, ampliando as
possibilidades de comunicaçao da língua e aproximação dos alunos com a cultura
cearense, através do estudo de nomes, que promoveram a difusão no cenário
nacional, e até internacional, das riquezas naturais e culturais do Ceará,
enaltecida através das canções e poemas idealizados por diversas gerações de
artistas.
OBJETIVOS:
-
Estimular
o uso da língua como ferramenta de interação social, através dos diversos
gêneros, de forma a valorizar,
inclusive, aspectos da cultura cearense;
-
Ampliar
o conhecimento dos alunos referentes a língua, musicalidade local, literatura
de cordel, a poesia e demais gêneros que valorizem o caráter social desses
meios de comunicativos;
-
Promover
a aproximação e a valorização da cultura cearense, através do reconhecimento de
diversos artistas, como Fagner, Ednardo, Amelhinha, Valdonys, Belchior, Italo e
Renno, entre outros, que contribuem, através das suas obras, para o engrandecimento
e disseminação da cultura cearense no geral.
-
Estimular
o aluno a ler e interpretar textos, entendendo nos gêneros textuais as várias
possibilidades de comunicação;
METODOLOGIA:
Optou-se pela pesquisa exploratória,
por que esse tipo de pesquisa permite uma maior familiaridade com o problema, tornando-o mais explícito,
envolvendo levantamento bibliográfico, análise das obras, apresentações para a
comunidade escolar, de forma que “estimule a compreensão e a participaçao de
toda comunidade escolar” (SELLTIZ et al. 19667, p.63)
Como instrumento de coleta de dados,
utilizou-se as leituras das obras e posteriormente, apresentação de atividades
lúdicas e artístico-culturais para o envolvimento de todos no projeto.
Para isso, realizaremos algumas
ações que orientarão a metodologia do nosso projeto:
- Programação
na rádio escola com o artista do Mês;
- Atividades
artísticas e lúdicas no pátio;
- intervalo
musical;
- danças
e jogos no pátio sobre as obras de autores cearenses
CONSIDERAÇÕES
FINAIS
Conforme resultados, a falta de
leitura pode ser responsável pelo baixo desempenho na aprendizagem desses
alunos. Para mudar esse quadro é preciso motivação e estimulo por parte destes.
O projeto desenvolvido tem trazido êxito, pois é visível a mudança no
desempenho dos alunos que participaram das atividades desenvolvidas ao longo do
ano, principalmente após o incentivo à leitura, mostrando sua importância no
desenvolvimento intelectual, social e pessoal do indivíduo, bem como a
valorização da cultura cearense.
CRONOGRAMA
DAS ATIVIDADES
PROJETO -
CEARÁ, LETRAS QUE CANTAM – II EDIÇÃO
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DIA 06/05/2014
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REABERTURA DO PROJETO
·
Apresentação
da reabertura do projeto com a justificativa;
·
Apresentação
do perfil dos artistas homenageados e
suas obras;
·
Interpretação
da música tema do projeto: Ceará terra da luz
·
Leitura
de poesia sobre o Ceará;
·
Apresentação
de Dança;
·
Apresentação
de teatro (Iracema);
·
Apresentações
musicais;
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MESES
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TEMÁTICAS ESTUDADAS
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SÉRIES
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MAIO
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FAGNER E O ROMANTISMO DO BRASILEIRO;
intervalo literário nos dias 20,21,27 e 28 (sarau)
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2º anos
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JUNHO/JULHO
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EDNARDO E O MODERNISMO NO BRASIL;
intervalo literário nos dias 22,23,27 e 28 (sarau)
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3º anos
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AGOSTO
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VALDONYS-RESGATE E VALORIZAÇAO DAS RAÍZES NORDESTINAS;
intervalo literário nos dias 19,20,26 e 27(sarau)
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1º anos
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SETEMBRO
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BELCHIOR – PÓS
MODERNISMO NO BRASIL E CORRENTES DEMOCRÁTICAS;
intervalo literário nos dias 23,24,30 e
01/10(sarau)
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3º anos
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OUTUBRO
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AMELHINHA – A MARCA DA MULHER BRASILEIRA NA ARTE;
intervalo literário nos dias 21,22,28 e 29(sarau)
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2º anos
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NOVEMBRO
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ITALO E RENNO E NOVAS GERAÇÕES
– BRASIL ATUAL;
intervalo literário nos dias 18,19,25 e 26(sarau)
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1º anos
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DEZEMBRO
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ARTISTAS LOCAIS – A COR LOCAL;
intervalo literário nos dias 16, 17 e 22 (sarau de encerramento)
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Todos
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REFERENCIAS
BAGNO,
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