9ª Coordenadoria
Regional de Desenvolvimento da Educação - CREDE - Horizonte/CE
Escola de Ensino Médio Francisca Moreira de Souza
Rua Carmozita
Ferreira Cassiano, s/n. Sucatinga-Beberibe/CE
CEP: 62.842-000
Telefone: (85) 3327-4990
CNPJ: 05.275.902/0001-54
INEP: 23244828
SEMANA VOZ DO ESTUDANTE
A EEM Francisca Moreira de Souza
realizou, ao longo da semana, uma mobilização com os estudantes para debater e
produzir um documento que retratasse a opinião de cada estudante com relação a
escola. Seguindo as diretrizes da Semana
Voz do Estudante, atividade do calendário “A gosto dos alunos, retratamos o perfil do estudante e sua visão
perante a Escola.
A ação ocorreu em sala de aula, e
a síntese do trabalho foi produzido pelos agentes jovens – líder e vice-líder
de sala, que formam o Grêmio Estudantil, com a contribuição de Professores e
Coordenadores Escolares.
1.
O
que mais “curto” na EEM Francisca Moreira de Souza?
No cotidiano escolar as ações que
têm maior impacto na vida do estudante são:
1. Eventos Escolares: FM Fest;
Jogos Escolares; SuperAção e Ceará letras que cantam, projetos escolares
desenvolvidos no transcorrer do ano letivo, envolvendo toda a comunidade escolar.
2. O diálogo entre estudantes e
professores, em momentos como os intervalos e a harmonia e companheirismo em
sala de aula.
3. O companheirismo e as amizades
entre estudantes.
4. Os jogos e atividades
desenvolvidas durante os intervalos
5. A merenda e a atenção das
merendeiras e funcinários em geral com os estudantes, tratando-os com respeito
e carinho.
2.
O
que precisa ser melhorado na escola?
Os alunos das extensões escolares
apontaram, em sua grande maioria, a necessidade de reformas na infraestrutura
das escolas municipais, sediadas a EEM Fca Moreira de Souza.
Outro ponto que precisa ser
melhorado, na visão dos estudantes, é a disseminação dos projetos escolares e o
fortalecimento do Grêmio Estudantil nas extensões escolares.
Aulas em Campo, aulas práticas em
Laboratórios Escolares e metodologias das aulas foram questionamentos apontados
por estudantes da sede e extensões, quanto ao processo de ensino apredizagem.
Alguns alunos também solicitam
maior rigidez e cumprimento das regras escolares por parte do corpo docente e
Núcleo Gestor, pari passu, a maior
flexibilização das saídas ao banheiro. Também
são unânimes em solicitar a climatização das salas (são extremamente quentes, o
que gera desconforto acompanhado de inquietação). Os alunos também esperam o
máximo de dinamização nas aulas.
3.
O
que preciso fazer para melhorar as minhas condições de aprendizagem?
A maioria dos alunos entende que
a questão disciplinar é fundamental para todos terem um melhor aproveitamento
de desempenho, portanto devem seguir o que está determinado pelo regimento
escolar. Muitos citaram que os discentes devem estar abertos para o diálogo com
os professores e despertarem para o espiríto cooperativo. Outro ponto citado,
em grande número, foi se criar uma rotina de estudos, quando os alunos estão
fora da escola. Também é ponto recorrente a percepção de que a frequência tem
um peso decisivo para uma aprendizagem de alto desempenho e aproveitamento.
DADOS
ESTATÍSTICOS
O QUE MAIS
CURTO?
|
|
AÇÃO
|
VOTOS
|
Eventos na Escola
|
09
|
Interatividade entre estudantes
|
03
|
Ambiente escolar
|
02
|
Professores
|
20
|
Projetos escolares
|
07
|
Monitoria
|
02
|
Merenda
|
15
|
Aulas
|
19
|
Intervalo
|
16
|
A Escola
|
05
|
Colegas
|
15
|
O QUE
PRECISA SER MELHORADO NELA?
|
|
Infraestrutura (extensões)
|
11
|
Grêmio Estudantil
|
02
|
Projetos Escolares
|
02
|
Comportamento dos estudantes
|
02
|
Banheiros
|
04
|
Merenda
|
15
|
Jogos/Brincadeiras
|
02
|
Metodologia das aulas
|
10
|
Atenção as extensões
|
05
|
Saída ao banheiro
|
05
|
Ventilação das salas
|
04
|
Rigidez nas regras
|
05
|
Abertura do LEI
|
05
|
Atenção ao turno noturno
|
02
|
Aulas de campo
|
14
|
Higiene
|
02
|
Aplicação das regas
|
06
|
Aulas práticas no LAC
|
11
|
Material escolar
|
02
|
Uso do celular no intervalo
|
04
|
O QUE PRECISO
FAZER PARA MELHORAR AS MINHAS CONDIÇÕES DE APRENDIZAGO
|
|
Comportamento
|
07
|
Diálogo
|
03
|
Cumprimento das regras
|
02
|
Cooperação
|
02
|
Atenção as aulas
|
25
|
Estudar mais
|
14
|
Frequência
|
03
|
Nada
|
07
|
0 comentários :
Postar um comentário