No dia 24 de junho, o Projeto Cuidando do Meio para Salvar o Todo, realizou mais uma de suas ações prevista para o ano letivo de 2011, uma visita a Terra da Aventura – Apoena Ecopark que está localizado em Pacatuba-Ce, 35Km de Fortaleza, e dispõe de uma área verde, ao pé da serra da Aratanha. Alunos(as) do 3ª e 2ª ano participaram de trilha ecológica com desafios, onde é possível conhecer uma das nascentes do rio Cocó e uma pequena amostra da mata atlântica em pleno nordeste, sobrevoar nosso Estado em um voo simulado em uma aeronave usada durante a II Guerra Mundial, aprender um pouco mais sobre a evolução das espécies e acima de todo discutir sobre o uso de energias renováveis.
Durante o restante do dia os participantes participaram de atividades de aventura como muro de escalada e tirolesa, uma aventura emocionante e que nos coloca bem perto da natureza, uma excelente oportunidade para se discutir o uso do meio de forma sustentável.
Além dos alunos participaram também os professores Wellington Felix(PCLEI) e Veronica Rocha(PCLEI) que acompanham o desenvolvimento do Projeto, e os professores Edivaldo Bessa(Geografia), Iseuda(Geografia), Geovan Oliveira(PCLEI), Joseane(Química), Meire Celedonio(Português) e Rafael Soares(Educação Física), além do Coordenador Cleyton Aires e do Diretor Francisco Antônio Ribeiro da Fonseca(Narcelio).
A Escola Francisca Moreira de Souza no dia 25/06/2011, teve o privilégio de sediar o Arraiá da 9ª CREDE, que contou com a participação das escolas e profissionais da CREDE. O evento teve a participação da quadrilha de Paripueira, dança junina e recital de cordel apresentados pelos alunos da Escola, e a animação ficou por conta da banda FM. Foi um momento de integração entre todos os profissionais que fazem as escolas, sem contar na animada quadrilha improvisada que arrancou risos de todos, foi uma noite maravilhosa e muito divertida. A todos que participaram os agradecimentos de todos que fazem a Escola Francisca Moreira de Souza.
Eita que esse arraiá foi bom demais!! O melhor arraiá da 9ª CREDE.
Um agradecimento especial a todos os professores, alunos e funcionários que trabalharam muito para a realização de uma festa tão bonita, Obrigada a todos!!!
Escola realizou no dia 18/06/2011os jogos escolares, foi um momento de integração entre as equipes: PAZ, AMOR e RESPEITO, o evento foi animado pelas torcidas foi um dia divertido e animado.
Escola promove o arraiá da Cumade Chica, o evento contou com a participação de toda a comunidade escolar, aconteceu no dia 17/06/2011, das 19h:00 às 22h00, tivemos a presença da Coordenadora da 9ª CREDE e seus Superintendentes. Foi um Arraiá arretado que foi todo animado pelas torcidas das equipes, Verde, Rosa e Azul. O evento contou ainda com a participação da quadrilha de Paripueira, Quadrilha da Escola, Danças apresentadas pelos alunos das equipes e houve a escolha do garoto e garota FM Fest, foi tudo de Bom!!
Obrigado pela participação de todos, pois sem a dedicação de professores, alunos, funcionários e núcleo gestor não teriam realizado uma festa tão bonita e tranquila. Parabéns a todas as equipes pela participação nesse arraiá!!
Segue abaixo a lista dos alunos da Escola Francisca Moreira de Souza que se classificaram para a 2ª fase da Olimpíada de Física.
Alice Pontes;
Ana Raquel de Lima;
Isabel Cristina Torres;
Izabele de Paula;
Bruno da Silva;
Ione Nascimento;
Katiane Silva;
Lucas F. Silva;
Ananiely Silva;
Caio César dos Santos;
Jessica Bezerra Pontes;
Começou mais um arraiá da Escola Francisca Moreira de Souza, o arraiá mais agitado da 9ª CREDE, o mesmo é uma ação do FM Fest que inicia no mês de junho com uma competição entre as turmas da escola e termina com a Feira das Ciências em setembro. A gincana esse ano está dividida em 3 equipes, 1ª séries - Azul com a temática PAZ, 2ª séries - Rosa com a temática AMOR e 3ª séries - Verde com a temática RESPEITO.
A Gincana conta com atividades culturais e esportivas e envolvem toda a comunidade escolar.
Participe você também o Arraiá da Cumade Chica promete muita diversão.
A Escola juntamente com o grupo GTL e professores realizam, nas escolas e associações palestras sobre a temática Dengue, na ocasião foram apresentadas músicas e paródias feitas pelos alunos da Escola Francisca Moreira de Souza, a programação está prevista para todo o mês de junho, onde também teram ações na prática.
Parabéns aos alunos e professores pelo a iniciativa e empenho.
No dia vinte e sete de maio do ano A aula de campo no Rio Piranji, situado no distrito de Parajuru – Beberibe/CE foi desenvolvida pelos Professores de Geografia da E. E. M. Francisca Moreira de Souza Edivaldo Bessa Pereira e Francisco Raimundo Simões Inácio, com o apoio do PCA Diogo Barrêto Batista, a atividade consiste em um complemento prático as aulas teóricas trabalhadas em sala de aula com os alunos dos 2os anos C, D e H, visando diagnosticar os impactos ambientais casados pela ocupação das margens do Rio Piranji, conhecer o ecossistema que formam o manguezal e observar as características que determinam a formação e caracterização desses ecossistemas.
A atividade pedagógica desenvolvida confirma a teoria dos fatos e fenômenos estudados com a realidade, levando o aluno a possuir um senso crítico e o conhecimento necessário para despertar em contanto com o meio o que foi aprendido em sala de aula.
A aula consistiu em uma trilha ecológica no manguezal do Rio Piranji, no qual se analisou a fauna, flora, clima, solo, relevo, a importância ecológica e econômica do manguezal para o meio ambiente e para a população ribeirinha.
Conclui-se que a aula de campo ora realizada conciliou teoria e prática na construção de um conhecimento crítico com relação ao ecossistema estudado, enfatizando ainda o alto grau de interesse despertado pelos alunos durante as aulas teóricas e prática.
No dia 16∕05, a extensão de Parajuru realizou um momento voltado para lembrar os 123 anos da abolição da escravidão no Brasil. Houve apresentação de vídeos, leitura de texto e apresentação de capoeira e maculelê. Essa ação faz parte do Projeto Vivendo Valores, realizado na escola. O evento enfatizou a questão do negro no Brasil, os principais problemas enfrentados por essa etnia, onde o preconceito de raça ainda persiste no seu dia-a-dia. A ação também salientou que segundo o IBGE, hoje o negro tem uma vida um pouco melhor, tem direito a coisas que no passado não tinham como escola, universidade, saúde, emprego, moradia e etc. Também informou que o Racismo no Brasil é crime sujeito a prisão, inafiançável e imprescritível.
Fique esperto:
Não se mede inteligências e caráter pela cor.
Assinar:
Postagens
(
Atom
)