A UM PASSO DO PARAÍSO

A EEM Francisca Moreira de Souza parabeniza 🎉 a aluna Camila da Silva Melo pelo belíssimo artigo de opinião sobre o lugar onde vive 👏🏼👏🏼👏🏼

A UM PASSO DO PARAÍSO


Beberibe é um município da costa leste do estado do Ceará. Nossa cidade usufrui de uma unidade de conservação sustentável, denominada APA (Área de Proteção Ambiental) da Lagoa do Uruaú. Entretanto, apesar de ser um refúgio biológico de grande valor ambiental, são recorrentes inúmeras ações que colocam em risco a sua preservação.
O maior entrave para uma eficiente conservação da APA é a especulação imobiliária; e a ocupação desordenada dessa área pode banir as riquezas naturais, pois os problemas decorrentes dessa prática podem ser prejudiciais à preservação ecológica da lagoa e de seu entorno.
Entre os maiores problemas enfrentados estão o desmatamento; as queimadas; a pesca predatória e o tráfego de veículos sobre as dunas. Por esses motivos, a área vem sofrendo processos de degradação de espécies nativas, perturbação da fauna e da flora, além do desequilíbrio da dinâmica hídrica e sedimentar.
Contudo, a população da Barra da Sucatinga e outras adjacentes sobrevivem basicamente dos recursos naturais como a pesca e o desenvolvimento de atividades turísticas e de lazer.
Vale ressaltar que algumas atividades de fiscalização ocorrem permanentemente na APA, como o monitoramento aéreo semanal e as pesquisas sobre a qualidade da água da lagoa. No entanto, a principal ação não está sendo realizada, que é a conscientização da população e dos visitantes acerca da importância da conservação e do uso consciente de seus recursos.
Portanto, é necessária a ampliação do número de placas educativas, além da conservação das existentes, a fim de promover informações não só aos turistas, mas também aos próprios moradores sobre as proibições. Importante também é realizar parcerias com órgãos públicos e privados para a realização de atividades educativas como palestras, aulas de campo entre outras.
Ademais, é imprescindível a orientação para denúncias de agressão ao meio e a criação de um projeto de ocupação ordenada da área. Desse modo, poderemos usufruir de maneira sustentável de nosso paraíso e estaremos a um passo de solucionar os problemas que afetam a nossa belíssima Lagoa do Uruaú.

0 comentários :