Alunos visitam a FVJ - Faculdade Vale do Jaguaribe

Alunos dos 3º anos da EEM Francisca Moreira de Souza sede, visitam a FVJ – Faculdade Vale do Jaguaribe. Mais uma ação do ENEM Chego Junto Chego Bem.


















Veja mais fotos acessando nossa página do facebook.

Ação Social Projeto E-jovem - 2012

Alunos do Projeto E-jovem da turma de 2012 estão desenvolvendo uma ação social que tem como objetivo inserir o idoso no mundo digital.




















Veja mais fotos acessando nossa página no facebook.

Campanha Estudar Vale a Pena

Após a capacitação promovida pelo Instituto Unibanco sobre a Campanha Estudar Vale a Pena, as professoras Maria de Lourdes e Juliane, voluntárias e defensoras dessa ideia, realizaram um trabalho na extensão de Parajuru com o intuito de contribuir com os jovens sobre a valorização do papel da educação e da importância do estudo na vida de cada um, tendo em vista uma perspectiva de novas visões de futuro, afim de que se possa diminuir o abandono escolar e uma vez motivado os alunos acreditem no seu potencial e na sua capacidade de reconstrução e transformação, a partir das suas escolhas, buscas e conquistas.


















Veja mais fotos aqui...

Segundo tempo.

A Escola realiza entrega de material do 2º tempo, projeto esse que visa o incentivo às atividades esportivas. A escola agora conta com uma seleção orientada pelos professores Diuene e Janderson.



Campanha Estudar Vale a Pena.

No dia 24 de setembro de 2013, a Professora Lourdes Barros foi para a extensão de Paripueira, aplicar a metodologia do Projeto Campanha Estudar Vale a Pena. Os aluno participaram de atividades lúdicas, foi um momento de descontração e aprendizado para todos.

Aula Laboratório de Ciências.

Alunos dos primeiros anos A, B, D e E, tem aulas de Física com o Prfº Wellington Felix no Laboratório de Ciências, as mesmas fazem parte da metodologia Jovem Cientista do Jovem de Futuro (PROEMI), esse período o assunto abordado foi eletricidade, os alunos tiveram a oportunidade de ver experimentos onde se demostrou a retirada de energia elétrica de metais com o auxilio de uma leguminosa e ainda construção de um “motor” eletromagnético, verificando assim que um campo eletromagnético transporta energia e essa pode ser transformada em energia elétrica.

A Programação continua com o 1º Ano C na quinta-feira (26/09) e os 2º anos B e C na sexta-feira (27/09)

Descomplica e Geekie.

A Escola Francisca Moreira de Souza realiza momento de apresentação e navegação pelos sites Descomplica e Geekie.


Agenda 22.

A agenda 22 da Escola Francisca Moreira de Souza tem como tema no mês de agosto a juventude. Os alunos concentraram-se no pátio para a realização desse momento, com músicas, paródias e poesias voltadas ao tema e enfatizando a paz no contexto juvenil. Na abertura foi lido um texto bíblico que se encontra em I Tim. 4.12. "Ninguém despreze a sua mocidade; mas sê o exemplo dos fiéis, na palavra, no trato, no amor, no espírito, na fé, na pureza".


I Feira das Profissões da EEM Francisca Moreira de Souza

Uma ação liderada pelos estudantes participantes do “Preparação Rumo à Universidade – PRU”, a I Feira das Profissões é o resultado de muito esforço, trabalho e dedicação dos estudantes e professores.
Tendo sua ideia plantada nas Aulas de Orientação Acadêmica da Professora Rosângela Carlos, a Feira das Profissões foi concebida como o encerramento de um trabalho de pesquisa feito pelos próprios estudantes, no entanto, os pensamentos positivos, somados ao esforço e a dedicação de todos que formam o PRU, a Feira das Profissões ganhou nova dimensão, sendo hoje realizada com inúmeros parceiros, que ao longo das semanas, contribuíram de forma decisiva para o evento, por isso fica aqui o nosso agradecimento.
A I Feira das Profissões objetiva criar um diálogo entre os estudantes secundarista e o ambiente universitário, buscando ampliar o conhecimento relacionado aos cursos superiores e suas possibilidades de sucesso na vida profissional dos estudantes, focando no mérito, estudo e força de vontade. A Feira também é um espaço de troca de experiências e informações, apontando os caminhos a serem seguidos pelos estudantes que buscam o ingresso no ensino superior, e os canais que hoje se abrem para todos, como ENEM, SISU, PROUNI e FIES.
Todos que fazem a EEM Francisca Moreira de Souza agradecem a presença da Faculdade Vale do Jaguaribe - FVJ, na pessoa do Diretor Eduardo Neto, a Universidade Vale do Acaraú - UVA, na pessoa do Professor Francisco Cleiton, a FAMETRO, na pessoa da Professora Lia e a EEEP Pedro de Queiroz na pessoa das Coordenadores Veluza e Socorro. 
Agradecemos ainda a presença valiosa do Orientador do CEDEA - 9ª CREDE - Professor Tiago Adauto.
Agradecemos ainda a presença dos estudantes concluintes das Extensões Paripueira, Parajuru e Forquilha.
Por fim, agradecemos a toda turma do PRU que de maneira majestosa realizaram o grande evento em nossa escola.

Momento de Leitura - 2º ano C

Professora de Língua Portuguesa Ana Paula, faz mais um momento de leitura com seus alunos, dessa vez os discentes contemplados são os da turma do 2º C. A professora dividiu a turma em 4 grupos em que um ler para o outro até que todos possam socializar a compreensão do que foi lido.

















Americanos e brasileiros da 1ª Igreja Batista em Sucatinga visitam nossa escola

A E.E.M. Francisca Moreira de Souza recebeu hoje (18 de setembro de 2013) representantes americanos e brasileiros da 1ª Igreja Batista em Sucatinga. Além de falarem do amor de Cristo e como suas vidas foram transformadas, realizaram brincadeiras com a participação de alunos. A visita à escola teve como objetivo convidar toda a comunidade escolar irem à igreja, afim de que pudessem compartilhar dos seus ensinamentos sobre a palavra de Deus mostrando o Seu imenso amor para conosco.


















Texto: Luciene Silva

Resultado Final SuperAção - Extensão de Paripueira

Após análise do grupo de professores(as) que avaliaram os trabalhos do Superação – Extensão Paripueira(Tema: Meio Ambiente), os mesmos elogiaram todos os trabalhos, bem como a dedicação e compromisso de todas as turmas para executarem as tarefas que lhe foram designadas. Os trabalhos foram feitos com desenvoltura e competência, por isso todos são merecedores de elogios e, cabe ressaltar que quem ganhou foi a escola como um todo. Parabéns à todos os alunos da Extensão Paripueira:
1º Ano F – Lixeiras de Garrafas Pet e Cestos de latinhas de alumínio;
1º Ano G – Sistema de irrigação simples;
2º E – Jardim Horizontal Suspenso;
2º F – Lixeiras Orgânicas;
3º G – Espaço e Painel de conscientização para a sustentabilidade;

Dentre todos os trabalhos maravilhosos realizados, o júri optou pelo trabalho desenvolvido do 3º Ano F. Foi um trabalho baseado na “Reutilização de Pneus”, onde os alunos criaram com esse material (extremamente poluidor quando descartado de forma inadequada e irresponsável no meio ambiente), um estacionamento de bicicletas e um espaço de convivência, fora das salas de aula.



I Fórum Regional Agentes Jovens - 9ª CREDE

Aos 16 dias do mês de setembro de 2013, aconteceu no Centro de Convenções de Horizonte, o I Fórum Regional Agentes Jovens, tendo por tema: "Protagonismo Estudantil: estratégias de enfrentamento ao abandono escolar". O Fórum teve por meta o alinhamento de ações com representantes dos Agentes Jovens das Escolas participantes do ProEMI/Jovem de Futuro: EEM Francisca Moreira de Souza, EEM Wladimir Roriz, EEM Raimundo Nogueira e EEM Ronaldo Caminha. Sendo uma realização da Equipe da 9ª CREDE, sob Coordenação do Professor Paulo Alexandre, no qual destacamos as professoras Socorro Freitas e Francí Coelho. Estiveram ainda presentes aos eventos Diretores, Coordenadores e Professores das escolas participantes.
O Fórum foi um momento singular de compartilhamento de experiências e ações vivenciadas pelas escolas participantes do Jovem de Futuro, enfatizando a figura dos líderes estudantis e seu protagonismo e proatividade na comunidade escolar.

A EEM Francisca Moreira esteve representada no Fórum por líderes da Sede e da Extensão de Paripueira.

















Texto: Diogo Barrêto
Veja mais fotos aqui

II Encontro do Programa Geração da Paz

No último dia 13/09/2013, a E.E.M. Francisca Moreira de Souza participou do II Encontro do Programa Geração da Paz - Crede 09. O evento renovou nossa motivação para fomentar o desenvolvimento da cultura de paz dentro da nossa comunidade escolar.

Utilização da solução de lousa digital

Professor de física Wellington Félix faz uso da solução de lousa digital com suas turmas deixando suas aulas mais dinâmicas e atrativas com o uso das mídias. Parabéns professor pela iniciativa.



Formação para os professores de solução de lousa digital

Formação para os professores nos planejamentos semanais de como utilizar a solução de lousa digital, afim de que os mesmos possam inserir esse recurso em seus planos de aula, deixando suas aulas mais diversificadas com o uso das mídias.


Palestra sobre Drogas e Violência no Trânsito

Grêmio Estudantil da EEM Francisca Moreira de Souza realiza palestra com o Comandante Rubens da Polícia Rodoviária Estadual na escola sede e extensão de Parajuru com os temas abordados: Drogas e Violência no Trânsito.
Agradecemos ao ex-presidente do grêmio Francisco Carlos pelo apoio.  



Aulão preparatório para o ENEM

Os alunos da Escola Francisca Moreira de Sousa, das séries de 2º e 3º anos, estão participando de “aulões” preparatórios para o Enem nos dia de 10,11 e 12/09/2013 das áreas de: Linguagens e Códigos (10/09), Ciências da Natureza (11/09) e Ciências Humanas (12/09), sendo ministrados por professores do Laboratório de Ciências e de apoio de diversas disciplinas em todas as áreas.
As aulas estão ocorrendo na sede, no contra turno, os alunos da tarde assistem às aulas pela manhã e os alunos da manhã e da noite estão assistindo as aulas à tarde.
Junto com debates e exposições de questões do Enem eles também assistem a vídeos motivacionais e tiram dúvidas e recebem dicas sobre a prova do Enem.


Relação de alunos classificado para a segunda fase da OBFEP 2013

A escola Francisca Moreira de Souza parabeniza os alunos pela classificação para a segunda fase da OBFEP 2013,




Relação de alunos classificados para a segunda fase da OBFEP.
Nome
Professor
 Série
 DAIANE DA SILVA LIMA 
 IKARO AMARO 
 1 
 Fco ALYSSON BARBOSA DA SILVA 
 LUANA FREITAS 
 1 
 MAYLLA REVILLA DE FREITAS SILVA 
 IKARO AMARO 
 1 
 KESSIA DE SOUSA OLIVEIRA 
 LUIZ RENATO CARNEIRO 
 2 
 LEONARDO LIMA DOS SANTOS 
 IKARO AMARO 
 2 
 PAULO VICTOR DOS SANTOS SOUSA 
 LUIZ RENATO CARNEIRO 
 2 
 JOSIANE GOMES DE SOUSA 
 LUIZ RENATO CARNEIRO 
 3 
 STEFANIE FELIX MENEZES DE LIMA 
 CLEBER MARTINS DE MOURA 
 3 

Momento de Leitura

Professora Ana Paula realiza momento de leitura com a turma do 2º A, em que um aluno ler para o outro, em seguida há o momento de socialização entre a turma.


















Aula preparatória para o ENEM na Extensão de Forquilha.


Reunião de Pais.

Escola realiza reunião bimestral de pais, na sede e extensões, o encontro teve como pauta:
- Resultado das avaliações internas na escola;
- ENEM 2013 – SPAECE – SAEB;
- O papel da família na escola;
- Atendimento individualizado do projeto diretor de turma;
- Projetos e ações da escola;
- Infrequência. 


Laboratório Intinerante - Extensão de Forquilha

Aconteceu na extensão de Forquilha a visita dos professores(as) do LAC – Laboratório Escolar de Ciências, com o Projeto Laboratório Intinerante, onde os alunos(as) tiveram aulas práticas e expositivas da área de Ciências da Natureza, matemática e suas tecnologias. O momento foi muito proveitoso.

SuperAção - 2013 - Extensão de Parajuru


Parabenizamos todos(as) os(as) estudantes da extensão de Parajuru pelo empenho e espírito de cooperação e protagonismo mostrado no SuperAção realizado na escola. Também agradecer a todos(as) os professores(as), funcionários(as) e a comunidade pela participação.



Por: Catarina Angélica - Coordenadora Escolar

Reunião de PAIS - Extensão de Parajuru

Nos dia 02/03 e 04 de setembro de 2013 realizou na EEM Francisca Moreira de souza - Extensão de Parajuru as reuniões de PAIS por salas, momento rico de troca de experiências e reflexão sobre a importância da família na vida escolar dos alunos.

Encontro Mensal - PPDT

EEM Francisca Moreira de Souza, realiza encontro mensal com todos(as) professores(as) do Projeto Professor Diretor de Turma.

Reunião de Pais - Extensão Forquilha


Ação PDT.

No dia 03 de setembro de 2013 (terça-feira) a turma do 3º ano “D” da EEM Francisca Moreira de Souza realizou uma ação no CEI Raimundo Nogueira da Costa (educação infantil). A atividade desenvolvida na aula de Formação para a Cidadania foi coordenada pela Professora Diretora de Turma Keila Oliveira, sendo parte das ações do Projeto Vivendo Valores, desenvolvido em parceria pelo Projeto Professor Diretor de Turma – PPDT e Centro de Multimeios.
A ação teve por objetivo trabalhar os valores “amor” e “solidariedade”, através de atividades lúdicas: música, brincadeiras e danças com as crianças da creche infantil. A ação iniciou com brincadeiras e músicas infantis e encerrou com um lanche partilhado.
Partindo do princípio de que a solidariedade é um valor que se constrói na relação do sujeito com o outro, torna-se assim imprescindível que a escola ofereça espaços para viabilizar a aprendizagem e a reflexão de tal virtude em seu meio. Desta forma, a atividade desenvolvida teve como propósito auxiliar o estudante na compreensão de que a solidariedade, ultrapassa o limite da ajuda financeira, ou a doações de donativos.
Sabemos que contribuir para que os estudantes tornem-se solidário não aniquila os problemas sociais, a que todos estamos sujeitos e expostos. Por outro lado, colaboramos com a construção de cidadãos conscientes e comprometidos com as causas sociais e ativos no enfrentamento aos questionamentos sociais.

Nota de agradecimento

Agradecemos a todos(as) os alunos(as), pais, professores(as) e funcionários(as), pela participação no SuperAção - 2013, todos(as) ganharam, pois nossa escola ficou agradável e bem cuidada, tanto em Sucatinga como nas extensões de Parajru / Paripueira e Forquilha, só assim faremos um escola de qualidade para todos.

RESULTADO:
1º LUGAR - 2º ANO - 731 PONTOS
2º LUGAR - 1º ANO - 711 PONTOS
3º LUGAR - 3º ANO - 680 PONTOS

PARABÉNS A TODOS

Assessores Administrativos Financeiros

Escolas de abrangência da 9ª Crede no município de Beberibe realizam, na EEM Ana Facó encontro com os novos Assessores Administrativos Financeiros, na ocasião foram dadas boas vindas aos assessores.

SuperAção Forquilha

Atividades do SuperAção - Jovem de Futuro/ProEMI realizadas na Extensão Forquilha. Parabéns professores, estudantes, funcionários e comunidade que realizaram um trabalho impactante na Escola.

Semana Cívica - Extensão de Forquilha.


Semana Cívica

Escola Francisca Moreira de Souza realiza Semana Cívica, hoje foi à abertura, com hasteamento das bandeiras: Brasil, Ceará e Beberibe e com execução dos hinos, houve também leitura de texto sobre a história do Brasil nas salas de aula para os alunos. Durante toda a semana faremos momentos de civismo e reflexão sobre o que realmente é a independência do Brasil.