Ações Mês de Março - Parajuru.











Reunião Intercalar

EEM Francisca Moreira de Souza realiza reunião intercalar na escola sede e extensões do projeto professor diretor de turma , que tem como objetivo, avaliar, diagnosticar os trabalhos, aulas realizadas de todo o corpo docente, núcleo gestor e alunos(as), foi um momento de grande importância para a escola, agradecemos aos professores(as) diretores de turmas, PCA's, coordenação e direção, pela realização dos encontros. 

Celebração da Páscoa na escola

A E.E.M. Francisca Moreira de Souza celebrou nesta quarta-feira 27 de março de 2013, o despertar de um novo tempo - A Páscoa. No momento, fez-se uma reflexão junto aos alunos(as) e professores(as) sobre o verdadeiro sentido da data. Houve também a simbolização da partilha, através da distribuição de ovos de chocolate, do pão e do vinho, para que a representação da "Vida Nova" esteja presentes todos os dias na nossa caminhada.


Texto: Catarina Angélica - Coordenadora Escolar

Chamada Publica

Chamada Pública n.º 02/2013  para aquisição de gêneros alimentícios da  agricultura familiar para alimentação escolar com Dispensa de Licitação, Lei n.º 11.947, de 16/06/2009, Resolução n.º 38 do FNDE, de 16/07/2009. 
Para baixar a Chamada Publica completa clique aqui.

Painel e-Jovem

Alunos da EEM Francisca Moreira de Souza, sede e extensão de Paripueira, apresentam projetos sociais na  Universidade FIC, em Fortaleza, participaram do evento: supervisores do Projeto, Diretor Narcelio, Coordenador Diogo.
Parabéns aos nossos alunos, todos os Projetos foram aprovados.
Hoje a Escola conta com duas turmas de Módulo I e duas de Módulo II, apartir do dia 8 inicia mais uma turma de Módulo I na sede.

Por: Narcelio

A EEM Francisca Moreira de Souza lança a Campanha Estudar vale a pena.

No dia 22 de março a comunidade escolar lançou a Campanha estudar vale a pena, uma das metodologias do projeto de gestão escolar jovem de futuro. Durante o evento, os alunos apresentaram atividades artísticas culturais trabalhadas durante o mês de março, como paródias, danças, teatro e músicas regionais. Além dessa campanha, a escola promoveu o inicio dos trabalhos do projeto literário: Ceará, letras que cantam. Esse projeto visa  conhecer, valorizar e divulgar a literatura cearense na comunidade escolar. Nessa noite festiva  de integração e motivação, contamos com a presença do Coordenador da 9ª CREDE – Paulo Alexandre que enfatizou o valor da educação na construção da cidadania,   da superintendente – Socorro Freitas, a representante da prefeita do município de Beberibe – Lúcia Helena. Além de contarmos com poetas cearenses, repentistas, pais, alunos,  professores e núcleo gestor.  Na ocasião, houve a entrega dos 18  tablets aos professores e entrega de certificados aos alunos que participaram dos projetos Olimpíada de Geografia e Inclusão Digital. 


OBMEP 2013 E SEMANA DA MATEMÁTICA

A escola Francisca Moreira de Souza, pensado em estimular e promover o estudo da matemática entre alunos, contribuindo assim para melhoria da qualidade da educação, apresentou na sede e extensões os planos de ação da OBMEP 2013 e  da semana da matemática que acontecerá no período de 06 a 10 de maio. Além dos planos de ação, foram apresentados os gráficos do resultado da  avaliação diagnóstica em português e matemática realizada em fevereiro.
Por: Sandro Rebouças

Premiação SUPERAÇÃO

Escola realiza premiação da Metodologia Superação, a premiação foi uma seção de CINEMA no Shopping Iguatemi em Fortaleza, participaram os alunos(as) de Sucatinga, Paripueira, Forquilha e Parajuru.


Feliz Páscoa

O Núcleo Gestor da EEM Francisca Moreira de Souza, deseja a todos(as) uma FELIZ PÁSCOA


Professora da EEM Francisca Moreira de Souza publica livro na Suíça


A aracatiense Karline da Costa Batista e professora da EEM Francisca Moreira de Souza, Sucatinga Beberibe, anexo Forquilha participará do 27º Salão do Livro e Imprensa de Genebra (Suíça) lançando, no estande D426, da Editora Varal doBrasil, dentre outros, os livros “Abre a Boca, Calabar” (capa de Carlos Conrado Spykezem) e “Prêmio Literário Valdeck Almeida de Jesus – 2012?antologia com capa de Nilda Lima Graeser – no qual Karline Batistaparticipa com três poemas.

O Salão do Livro acontece no Palexpo, de 1º a 5 de maio de 2013, das 9 às19 horas, e reúne literatura e imprensa do mundo inteiro. O convite foi feito pala escritora Jacqueline Aisenman, que participa da feira pela segunda vez com um estande da Editora Varal do Brasil. Jacqueline é brasileira e mora em Genebra há mais de vinte anos, sempre envolvida com cultura e literatura. Além de expositora, ela também promove a revista eletrônica Varal do Brasil - literário sem frescura!, que divulga milhares de escritores

O livro contém poemas de 122 poetas do mundo inteiro, a maioria de brasileiros que foram selecionados no concurso “Prêmio Literário Valdeck Almeida de Jesus 2012?. A ideia do concurso surgiu em 2005, por iniciativade Valdeck, que escreve desde os 12 anos de idade e só conseguiu publicar o primeiro livro aos 39 anos. Desde então, a procura tem sido grande e o certame vem atraindo pessoas de outros países. Karline Batista, que já participou anteriormente de uma antologia lançada na 22ª bienal de São Paulo em homenagem a Jorge Amado também organizada por Valdeck Almeida, faz-se presente em mais uma produção do mesmo organizador, desta vez, comos poemas *Recital da Goiabeira, Poema Abrasileirado e Centenário de um Bravo*, este em homenagem ao rei do baião Luís Gonzaga.


Convite para o evento de abertura do Projeto Campanha Estudar Vale a Pena.

O Evento acontecerá dia 22 de Março de 2013 às 19h00. Contamos com a presença de todos.

14 de março - Dia Nacional da Poesia


A EEM Francisca Moreira de Souza comemora o dia nacional da poesia, instituído em homenagem ao poeta Castro Alves que nasceu no dia 14 de março de 1847. Nesta quinta-feira 14 de março de 2013, os alunos dessa instituição de ensino produziram paródias, recitaram poemas, fizeram programa na rádio escola e leram poemas durante o intervalo para lembrar essa data. O momento foi aproveitado também para homenagear um dos maiores poetas brasileiro, Vinícius de Moraes por ocasião do centenário de seu nascimento.

“Os poemas são pássaros
que chegaram não se sabe
de onde e pousam no livro
que lês”.
(Mário Quintana) 

 

Relação de professores(as) que receberão TABLETS

A EEM Francisca Moreira de Souza realizará no dia: 22/03/2013 às 19h00, entrega dos TABLETS para os professores(as) da Rede Estadual de Ensino. 
Abaixo relação nominal dos professores(as):

  • Aldenísio de Sousa Fernandes
  • Ana Paula de Sousa
  • André Luiz Lima
  • Maria das Graças
  • Bruno Chagas 
  • Bruno Costa
  • Elismar Rocha
  • Eugênia Xavier
  • Francisco Sena
  • Antônia Gildeane
  • James Laurindo
  • José Raimundo Inocêncio
  • Keila Oliveira
  • Raimundo Leonardo
  • Luana Freitas
  • Rafael Moura
  • Renata Costa
  • Rosângela dos Santos

Dia Internacional da Mulher – Extensão Forquilha

Mulher um ser incomparável e admirada por todos. Embasada nessa certeza é que a escola Francisca Moreira de Souza - extensão Forquilha, trabalhou o dia internacional da mulher com um olhar singelo e muito delicado, envolvendo toda escola no fazer pedagógico diferenciado. AS EDUCADORAS e EDUCANDAS foram homenageadas pelo representante do núcleo gestor e toda sua equipe de professore e agentes jovens. Com direito a flores e até presentes doados pelos educandos. Enfim, foi um dia especial para a nossa extensão que de forma diplomata comemorou esse dia tão importante para a Educação e o Social.  




































Por: Sandro Rebouça

Apresentação do Projeto Segundo Tempo para os PAIS


Realizou nesta segunda-feira (11) na EEM Francisca Moreira de Souza, a reunião de apresentação do Projeto Segundo Tempo, para os pais e responsáveis dos alunos participantes.
O Projeto Segundo Tempo, pertencente ao Ministério dos Esportes em parceria com o Governo do Estado do Ceará e objetiva universalizar, de forma igualitária, o acesso à pratica e à cultura do esporte, desenvolvendo a formação da cidadania e a qualidade de vida, tirando os alunos de áreas de risco e vulnerabilidade social.
Atualmente o Projeto é Coordenador pela Professora Diuene e pelo Professor Janderson. As atividades ocorrem as segundas - manhã, tarde e noite, terças - noite e quarta - tarde, envolvendo os alunos e alunas da EEM Francisca Moreira de Souza.

Visita as famílias dos alunos do AEE


Outra ação realizada pela professora do AEE, da EEM Francisca Moreira de Souza, ao retornar do primeiro módulo do curso de Braille foi visitar as famílias dos alunos do atendimento.
A professora Ana Rita relata que foi muito acolhida pela visita as famílias. Conhecendo melhor o ambiente de moradia, os espaços, o meio de sobrevivência familiar, a área de lazer, caminho que percorrem de casa até a escola e vice versa. Os desafios que enfrentam para conseguir o atendimento, como também frequentar a escola regular. E o mais gratificante da visita para a professora foi conhecer a realidade de cada um, e acreditar que para cada deficiência existe uma solução, basta que seja trabalhada as potencialidades dentro das limitações de cada um e acreditar que tudo é possível quando o trabalho é feito em parceria. 



Viagem do Conhecimento/Olimpíada de Geografia


No dia 02 de março 12 alunos da EEEM Francisca Moreira de Souza participaram da 2ª fase da Viagem do Conhecimento/Olimpíada de Geografia, realizada na EEEM Governador Adauto Bezerra em Fortaleza. A prova consistia em uma redação e 25 questões de múltiplas escolhas almejando serem selecionados para 3ª fase que acontecerão no Rio de Janeiro.
Relação de Alunos Participantes:
ALICE CARNEIRO DOS SANTOS (EXTENSÃO PARIPUERA)
ARIÁDINA GOMES DE LIMA (EXTENSÃO PARIPUEIRA)
BEATRIZ BARBOSA VIERA (EXTENSÃO PARIPUEIRA)
CRISTIANE REBOUÇAS DA SILVA (EXTENSÃO PARIPUEIRA)
FLAVIANO ALVES SIMÃO (EXTENSÃO PARAJURU)
JEILSON DOS SANTOS DAMASCENO (SEDE)
JULIANO VENTURA DE LIMA (EXTENSÃO PARIPUEIRA)
KASSIA RIBEIRO DA FONSECA (SEDE)
LARA IVYNNA DE LIMA PEREIRA (SEDE)
LUCAS FERREIRA DA SILVA (SEDE)
SEBASTIÃO IVONISIO DA SILVA MARTINS (EXTENSÃO PARAJURU)
WELLINGTON DA SILVA MONTEIRO (SEDE)
Por: Diogo Barreto

Ações realizadas em março - Extensão Forquilha

 Apresentação gráfico sondagens












Execução do Hino Nacional

Reunião com Agentes Jovens e Cerimonia de posse dos Agentes Jovens

Ações realizadas em fevereiro - Extensão Forquilha

 Reunião de Pais e Acolhida




Eleição de Agentes Jovens 2013











Geração da Paz - Agenda 22






Semana da Saúde.

Levar uma vida saudável é a melhor forma de afastar doenças cardiovasculares, obesidade e até câncer. Mas você sabe o que fazer para manter a saúde em dia? Para se ter uma vida saudável, não é necessário ter muito dinheiro ou fazer algo que seja espetacular. Para se ter uma vida saudável, é necessário que você leve a vida de um jeito saudável e leve. As dicas são muito simples, e se resumem em três tópicos:

  • Tenha uma alimentação balanceada: coma frutas, verduras e legumes diariamente. A ingestão recomendada é de 7 porções por dia, mas pelo menos invista num café da manhã com muitas frutas e cereais, e no almoço e no jantar coma mais verduras e legumes do que qualquer outra coisa. Deixe as comidas gordurosas e calóricas para o fim de semana com a família, ou para festas. E no dia-a-dia, coma saudavelmente. Não se esqueça de tomar muita água durante todo o dia.
  • Pratique exercícios físicos regularmente: faça exercícios 5 vezes por semana. Se não puder frequentar uma academia, troque o elevador pela escada, caminhe sozinha ou com o(a) companheiro(a), ou vá de bicicleta para o trabalho. Se o problema for não gostar de academia, pratique esportes ou danças. Jogue vôlei, tênis, futebol, basquete, natação ou faça aulas de dança. Mas mexa-se sempre! Exercícios trazem melhorias no corpo e na saúde, mas também trazem bem estar mental.
  • Cultive o bem estar psicológico e mental: fuja do stress e tenha uma vida feliz. Leve a vida com calma, não se prenda a problemas e tensões, e não viva com pressa. Aproveite os detalhes da vida como um pôr-do-sol, uma lua cheia, a chuva ou um dia de calor. Olhe como a natureza é bonita, e reflita sobre como é bom viver. Não pense apenas no dinheiro, faça boas ações, seja simpático e procure encontrar um grande amor. Pessoas felizes atraem felicidade. Tanto mental quanto física.








Dia da Mulher.


Posse dos Agentes Jovens

EEM Francisca Moreira de Souza realiza nesta segunda-feira dia: 04/03/2013, posse dos Agentes Jovens na escola Sede e Extensões, parabenizamos os Agentes Jovens pelas conquistas realizadas.

Apresentação do Jovem de Futuro e os Projetos do LEI

Grupo Gestor da EEM Francisca Moreira de Souza do Projeto Jovem de Futuro, juntamente com os professores(as) do LEI apresentaram os Projetos que foram realizados e outras ações que serão desenvolvidas no decorrer do ano de 2013.

Planejamento Mensal - Março 2013

Escola de EEM Francisca Moreira de Souza, realiza planejamento mensal, referente ao mês de março, tendo como foco a elaboração dos planos de ações do Lei / Lac / ENEM / SPAECE / Multimeios e Jovem de Futuro, momento de discussões para a melhoria do ensino aprendizagem.