Reunião Conselho Escolar

O Conselho Escolar da E.E.M. Francisca Moreira de Souza reuniu-se ontem dia 27 de fevereiro para discutir ações e projetos que serão desenvolvidos pela escola, como também fazer conhecer aos agentes jovens que participaram da reunião qual o papel do conselho escolar. Contando com o apoio de todos para melhor desempenho do mesmo. 

Encontro PPDT

No último dia: 21/02/2013 aconteceu o 1º encontro geral de PDDT's. O encontro contou com presença de todos os professores(as) diretores de turma e Núcleo Gestor da Escola Francisca Moreira de Souza. Na ocasião além da ratificação do plano de curso anual da disciplina de Formação Cidadã e do Plano de Ação, foram traçadas estratégias para a inscrição do Programa Geração da Paz.


Posse do novo Coordenador da 9ª Crede

O Núcleo Gestor da Escola Francisca Moreira, participou da posse do novo Coordenador da 9ª Crede o Sr. Paulo Alexandre, estavam presentes:
* Antônio Idilvan Alencar - Secretário Executivo da Seduc;
* Dóris Sandra Silva Leão - Ex: Coordenadora da 9ª Crede;
* Diretores(as) e Coordenadores(as) das escolas estaduais e municipais.



Formação PJF - Raciocínio Lógico

Escola Francisca Moreira de Souza, realiza Formação do Projeto Jovem de Futuro com o tema RACIOCÍNIO LÓGICO a formação contou com a participação de 50 professores(as).


Alunos fiquem de olho!


Atividades a serem realizadas no início de março

Grupo de estudo para os 3º anos
1ª rodada: Língua Portuguesa/ Matemática/Física
Professores(as): Cleber, Narciso e Meire

Tutoria 2º anos: Língua Portuguesa / Matemática
Responsáveis: Claudenir e Juliane

SPAECE 1º, 2º e 3º anos: Língua Portuguesa / Matemática
Aulas preparatórias responsáveis: Meire e Narciso

Olímpiadas: Física/Matemática – 1º, 2º e 3º anos
Aulas Preparatórias Responsáveis: Cleber e Narciso

Programa Segundo Tempo


E.E.M. Francisca Moreira de Souza inicia as atividades do Programa Segundo Tempo, que tem como objetivo formar cidadãos através do esporte, hoje o projeto contou com a participação de 120 alunos. Parabenizamos a todos pelo envolvimento das atividades esportivas.

Visita dos alunos a sala multifuncional


Desde o retorno do terceiro módulo de curso de libras, a professora da Sala de Recursos Multifuncional - SRM do Atendimento Educacional Especializada - AEE, esteve visitando as salas dos primeiros anos. Relatando que a escola Francisca Moreira é uma escola inclusiva, ou seja, recebe pessoas com necessidades educacionais especiais. Pessoas estas que devem ser inseridas na sociedade, no mercado de trabalho, numa inclusão voltada para o conhecimento e a valorização das diferenças e potencialidades de cada um.
A mesma explicou o que era SRM, AEE, qual público frequentava esta sala, como era o atendimento no contra turno, quais ferramentas eram utilizadas e mostrou os equipamentos da sala SRM, levando estes alunos para conhecer a sala. Os olhares do alunado se voltam a tudo que se mostrava e se explica, havendo uma interação de todos ao novo que estavam conhecendo. A professora finalizou a visita dos alunos na sala do AEE com o vídeo, Viver sem Limite, decretado pela presidente Dilma. 

Preservação do Livro Didático

No dia 20 de fevereiro de 2013, o Centro de Multimeios da EEM Francisca Moreira de Souza deu início a sua campanha de preservação do livro didático, através das professoras Luciene Lima (regente) e Meire Celedônio, na ocasião foram apresentados algumas atividades que serão desenvolvidas no centro de multimeios e o projeto de leitura – Letras que Cantam, da Linguagem, Códigos e suas Tecnologias, com o apoio do centro de multimeios. Contamos também com a participação da ex-aluna Domingas Daniela que deu o seu depoimento sobre o despertar para a leitura através do projeto de leitura"Eu Indico" e da elaboração do diário de leitura, hoje como universitária do curso Tecnóloga em Hotelaria no IFCE. 

Avaliação Física no inicio das aulas de Educação Física


A Avaliação Física no inicio das aulas de educação física é realizado no laboratório de Ciências - LAC e no Ginásio Poliesportivo, com os testes de resistência muscular localizada – Abdominal e Flexão e Extensão do Cotovelo, testes de Agilidade, Força Explosiva de membros inferiores (salto horizontal), Flexibilidade e cálculos do Índice de Massa Corporal - IMC, Relação Cintura Quadril -RCQ e Frequencia Cardíaca Máxima – FCM.


Texto: Bruno Chagas - Professor

Certificação da OBMEP.

A Escola Francisca Moreira de Souza parabeniza o aluno Antonio Linco Lima Fernandes, pela conquista do certificado de menção honrosa na OBMEP 2012. Agradecemos também aos professores que se empenharam para que esse resultado fosse alcançado.

EEM Francisca Moreira de Souza realiza Avaliação Diagnóstica

No dia 06 de fevereiro, os alunos ingressos nos primeiros anos do ensino médio na Escola Fca Moreira de Souza realizaram a primeira avaliação diagnóstica em língua portuguesa e matemática baseada nos descritores do Spaece, além de uma produção textual. Essa sondagem teve por objetivo diagnosticar o nível de competência em leitura, raciocínio logico-matemático e escrita.

No dia seguinte, os alunos dos segundos anos também realizaram a avaliação diagnóstica, objetivando analisar os resultados dos trabalhos realizados a partir da tecnologia de resultado Jovem de Futuro/ProEMI durante o ano de 2012. E assim, redirecionar as atividades para o ano letivo de 2013, uma vez que essas turmas são a referência para o desempenho escolar no triênio 2012-2014.
Os resultados serão socializados durante os planejamentos semanais das áreas de conhecimentos e nas respectivas turmas. 

Curta o CARNAVAL COM SEGURANÇA


E.E.M Francisca Moreira de Souza, deseja a todos os seus alunos(a) um ótimo carnaval e ressalta que os mesmos curtam com segurança, pois brincar o carnaval exige preocupações com a segurança e cuidados com a saúde.
Confira abaixo algumas dicas importantes para curtir o CARNAVAL COM SEGURANÇA:

* DSTs, um perigo invisível  - Assim como a proteção da pele durante o Carnaval, a utilização de preservativos é essencial para curtir com segurança. O uso de camisinha é muito eficaz na prevenção de doenças sexualmente transmissíveis, assim como a AIDS e hepatites. Se utilizada corretamente, o risco de transmissão cai para 5%. Há inúmeras doenças transmitidas sexualmente, que podem ser evitadas com o uso de preservativos. Fique atento e se previna!
* O folião deve beber bastante água, lavar bem as mãos, frutas e verduras, só ingerir alimentos bem cozidos, principalmente no caso de frutos do mar, e evitar alimentos com molhos à base de maionese, mostarda ou ketchup, com aparência estranha, destampados, com mau cheiro ou mal conservado.
* A bebida alcoólica é muito freqüente entre os foliões durante o Carnaval. Se consumida moderadamente, não há problemas. Porém, muitos exageram e causam transtornos por onde passam. O excesso do álcool, acompanhado à falta de ingestão de certas vitaminas, facilita o aparecimento de lesões nos nervos e no cérebro. A irritabilidade, diminuição dos reflexos e perda de memória são alguns dos sintomas decorrentes do consumo exagerado de bebidas alcoólicas. Para curtir com responsabilidade, consuma outros tipos de bebida como refrigerantes, sucos e principalmente água. Hidratar-se no Carnaval é essencial.
Leve apenas dinheiro trocado e suficiente para suas despesas no dia;
* Leve também um documento de identidade, preferencialmente cópia autenticada;
* É importante ter anotado o endereço de onde está hospedado e um número de telefone para contato;
* Deixe joias e objetos de valor no lugar em que estiver hospedado ou em sua casa;
* Procure andar sempre em grupo;
* Evite sair do bloco durante o percurso;
* Evite atravessar a rua no momento do desfile do trio elétrico;
* Não leve máquina fotográfica muito cara, pois chama muito a atenção, dê preferência à descartável;
* Evite usar pochete;
* Evite levar celular, recomendamos comprar cartão telefônico e utilizar os telefones públicos;
* Combine previamente com seu grupo os locais de encontro;