Planejamento de Março

Aconteceu dia 31 de março, na EEM Francisca Moreira de Souza o planejamento mensal que contou com a presença de todos os professores e núcleo gestor.
Na ocasião foram apresentadas as ações de março da sede e extensões como também a elaboração do plano de abril e a socialização das ações a serem desenvolvidas no segundo período escolar.
O planejamento foi encerrado com distribuição de uma cesta de chocolate simbólica para cada participante e uma mini ceia com pão e vinho.
Veja mais fotos Aqui.

Feliz Páscoa!

Páscoa...ressurreição!
A mudança...a transformação...o renascer!
Que essa Páscoa não seja apenas o almoço em família,
a brincadeira gostosa de esconder os ovos de chocolate
e ver a alegria das crianças quando encontram...que não
seja também a tristeza daqueles que vão estar sozinhos ou
dos que não podem comemorar com festas e chocolates...
ou daqueles que estão doentes e sem esperanças...
Que nesse dia todos tenham capacidade de entender o
verdadeiro sentido da Páscoa.
Que seja renovado em cada um a fé, a esperança,
a capacidade de recomeçar, de perdoar, de respeitar o próximo,
de pelo menos se esforçar para viver em harmonia e equilíbrio.
Uma FELIZ PÁSCOA!



Que, na Páscoa, nossa fé seja revigorada pela certeza de que Cristo ressuscitou e está entre nós! 


Abertura Projeto VIVENDO VALORES - Extensão Parajuru


Na última sexta, dia 30 de março oficializou-se a abertura do Projeto Vivendo Valores na extensão de Parajuru, com todos os alunos no pátio, juntamente com os professores e funcionários. Na ocasião, foram feitas apresentações pelos alunos e, através da pessoa do lider de sala, cada turma apresentou o valor correspondente a sua sala de aula.

 Texto: Claudenice Monteiro

Projeto Vive - 2012

Dando continuidade ao Projeto Vive, iniciado em 2011, a EEM Francisca Moreira de Souza fez reabertura do mesmo, dia 28 de março, com participação de professores e alunos nos três tornos.
O Projeto utiliza-se das regiões brasileiras na distribuição dos valores, ressaltando sempre sua importância na construção do individuo.
O Projeto é bem aceito por todos, uma vez que há engajamento na realização de ações práticas.
Texto: Profª. Luciene

Veja mais fotos aqui.

Reuniões Diagnósticas:


Na semana de 27 de Março a 03 de Abril, estará acontecendo na Escola de Ensino Médio Francisca Moreira de Souza, as reuniões Diagnósticas com todas as turmas que fazem parte do Projeto Professor Diretor de Turma, na ocasião os representantes de Pais, o líder da sala, os professores das turmas e a representação do Núcleo Gestor fazem parte da reunião.
A reunião Diagnóstica é o momento em que os pais dos alunos colocam suas opiniões com relação ao trabalho desenvolvido por todos que fazem parte da escola, os alunos elaboram uma assembleia da turma e apresentam para todos que estão presentes de maneira a avaliar os diversos segmentos ligados ao processo educacional.
 A caracterização da turma no momento apresentado serve para traçar o perfil dos grupos nos diversos segmentos, oportunizando a equipe de professores conhecer detalhadamente as turmas que trabalham de maneira a apropriar-se destes dados para atuar com segurança nas diversas turmas.
A avaliação intercalar das turmas tem ocorrido positivamente e os professore tem tido a oportunidade de avaliar as turmas nos diversos aspectos e o professor diretor de turma fica encarregado de juntamente com o Núcleo Gestor solucionar os problemas apontados para garantir um melhor rendimento das turmas.

Encontro Professores Diretores de Turma


A Escola de Ensino Médio Francisca Moreira de Souza realizou no último dia 27 de Março do decorrente ano um encontro com os professores Diretores de Turma, na ocasião foi apresentado algumas orientações com relação ao preenchimento do Dossiê 2012 e outros instrumentais que foram implantados no projeto este ano.
No encontro foram socializadas algumas experiências pelos professores com relação à dinâmica do projeto, foram selecionados alguns temas e elaborado o plano mensal de Abril a ser trabalhado enfatizando o projeto Vivendo Valores e a temática dengue.
O Coordenador do projeto apresentou as ações mensais a serem cumpridas perante as atribuições dos Professores Diretores de Turma, para uma melhor atuação do projeto de maneira a atender nossos alunos e contribuir para o sucesso de todos que fazem parte de nossa escola.
Na avaliação dos professores o encontro foi produtivo e nos deixou a certeza de mais uma oportunidade para atender as expectativas do Projeto Professor Diretor de Turma 2012.

Hino Nacional - Extensão Parajuru


















Como acontece mensalmente na Escola Sede e extensões, os alunos da extensão de Parajuru se reuniram na última segunda-feira para entoar o hino nacional. na ocasião foi reforçado o projeto Vivendo Valores, tendo como destaque a turma de 1º ano H, que ficou responsável pela organização do momento cívico juntamente com a professora Adaulenia.

Texto: Claudenice Monteiro

Seleção UFC/Temporario

O Núcleo Gestor da EEM Francisca Moreira de Souza parabeniza os professores(as) aprovados na 1ª fase da seleção para professores temporários, realizada pela SEDUC-Ce.

Sábado Letivo - Extensão Parajuru


No ultimo dia 24 de março a extensão de Parajuru realizou seu primeiro sábado letivo para recuperar o dia 16/02 no calendário escolar. Os professores, juntamente com a coordenação consideraram o sábado bastante produtivo já que a frequencia dos alunos atingiu mais de 75% de presença. Parabéns aos professores e alunos!










Texto: Claudenice Monteiro

Mobilização - PCMST

As alunas (Amanda Nascimento, Larissa Nascimento, Juliana Santos e Juliana Monteiro) monitoras do Projeto Cuidando do Meio Para Salvar o Todo mobilizaram hoje as turmas dos 1º ano A e B, no momento foram apresentados os objetivos do Projeto e as ações realizadas durantes os anos de 2010 e 2011, o encontro teve como finalidade de informas os alunos e convida-los a reforçar a equipe do Projeto.
No plano de ações do Projeto para 2012 esta inserida ações como:
* Caminhada Ecológica com distribuição de mudas de plantas;
* Arborização da Escola;
* Orientações sobre coleta seletiva com implantação de coletores de lixo na escola;
* Caminhadas ecológica;
* Visita a Forquilha (Açude do Medeiro);
* Confecção de sacolas recicladas.

VISITA DO 1º ANO “G” DA EXTENSÃO PARIPUEIRA A SEDE DA EEM FRANCISCA MOREIRA DE SOUZA.

Aconteceu na última quinta-feira (22 de março de 2012) a visita dos alunos do 1º ano “G”, extensão Paripueira, a sede da EEM Francisca Moreira de Souza, a visita guiada pelo Professor da disciplina de Química, João Miranda, e pela Professora Diretora de Turma – PDT, Kátia Cilene. Durante a visita os alunos visitaram a Sala de Multimeios, local no qual tiveram acesso ao acervo literário e a rotina de funcionamento do ambiente através de um folheto informativo. Já no Laboratório de Escolar de Informática, os educandos assistiram a um vídeo, com a temática “água”, em louvor ao Dia Internacional da Água e por fim assistiram a uma apresentação do Blog da Escola. Encerrando a noite os alunos se dirigiram ao Laboratório de Ciências, onde conheceram e realizaram experimentos químicos, conduzidos pelo Professor João Mirando em parceria com o Professor Gilvan de Paula, unindo teoria e prática no processo de ensino e aprendizagem.
Texto: Diogo Barreto

GRÊMIO ESCOLAR

Realizou-se na última quinta-feira (22 de março) o encontro do Núcleo Gestor com os Líderes de Sala, na EEM Francisca Moreira de Souza. Tendo por pauta a reformulação do Grêmio Estudantil, uma vez que alguns de seus membros eleitos no ano letivo de 2011, concluíram o ensino médio ou ainda pediram o afastamento do cargo exercido, ficando em abertos seus cargos. Desta forma, os novos Líderes de Sala, em comum acordo, reestruturam o Grêmio ficando assim, sua nova formação:
Presidente: Cristiano Ferreira de Oliveira – 1º ano “E”
Vice-presidente: Airton Silva do Nascimento – 3º ano “D”
Secretária: Toínha dos Santos Moraes – 2º ano “E”
Tesoureiro: Álaf da Silva Ferreira – 2º ano “A”
Diretores/as Sociais:
Francisco Carlos Lima de Silva – 3º ano “D”
Thais Ferreira dos Santos – 1º ano “B”
Ana Karolina Rodrigues da Silva – 1º ano “C”
Diretores/as Esportivos:
Maria Edilene dos Santos – 1º ano “D”
Bruno da Silva Rodrigues – 1º ano “C”
Hianca Anjos dos Santos – 1º ano “A”
Diretores/as de Comunicação: Larissa Valéria Silva do Nascimento – 3º ano “B”; Jônata Pereira dos Santos – 3º ano “A”  e  Mikarla Fiama Silverio Pereira – 2º ano “C”.
 No fim da reunião ficou estabelecido a divulgação em sala de aula do Grêmio Escolar e seu papel enquanto representação dos estudantes na Escola. Em uma próxima reunião, será elaborado o Plano de Ação 2012, tomando por base idéias e sugestões levantadas em sala de aula.
Texto: Diogo Barreto

INÍCIO DOS AULÕES DO SPAECE – 2012 COM ALUNOS DO 2º ANO DO ENSINO MÉDIO.


Nesta quinta-feira (22 de março) teve início os aulões de matemática para os alunos do 2º ano do Ensino Médio voltados aos descritores do SPAECE, visando o aperfeiçoamento dos alunos na resolução das questões de tal avaliação. A turma formada por 20 alunos dos 2os anos “A”, “B”, “C” e “D”. Os aulões de matemática ocorrerão semanalmente às quintas-feiras, no turno noturno, sob a tutoria do Professor de Laboratório de Matemática: Raimundo Narciso. 
É importante destacar que além dos aulões com foco no SPAECE, os alunos que apresentaram deficiência no aprendizado, constada através de avaliação diagnostica, estão participando de aulas de reforço das disciplinas de português e matemática semanalmente nas segundas (português) e quartas (matemática). A iniciativa conta com a assessoria dos professores do LAC e PCA Gildeane. As aulas ocorre no turno noite, com uma media de 15 alunos por turma. 
Texto: Diogo Barreto/Claudenice Monteiro

Plano de ação para o dia D da mobilização do plano de gestão 2011

E.E.M. Francisca Moreira de Souza
Plano de ação para o dia D da mobilização do plano de gestão 2011
Dia D dia 30 de março de 2012
Local: Sede e Extensão

Sucatinga
Turno
Horário
Manhã
8h00
Tarde
14h00
Noite
19h00

Paripueira
Turno
Horário
Tarde
14h00
Noite
19h00

Parajuru
Turno
Horário
Noite
19h00

Forquilha
Turno
Horário
Noite
19h00

Responsáveis: Franciézio / Diogo / Sandro / Claudenice / Cleyton / Marco.

Ação
Responsável
Dia
Divulgação dos projetos desenvolvidos na escola no ano de 2011, alunos e professores.
Todo o Núcleo Gestor.
30 de março de 2012 nos horários definidos.
Divulgar no BLOG todos os professores da escola.
Diretor e professores do LEI.
28 de março de 2012.
Elaborar jornal de divulgação para: Pais/Alunos, Professores(as), Conselho Escolar e Grêmio Estudantil.
Núcleo Gestor e professores do LEI.
De 27 a 30 de março de 2012.
Divulgar nos planejamento das áreas.
Núcleo Gestor.
27/28 e 29 de março de 2012.


Semana de Combate a Obesidade (Extensão Parajuru)


A E.E.M. Francisca Moreira de Souza incluiu em sua rotina escolar atividades de combate a prevenção à obesidade entre seus alunos. A extensão de Parajuru assim como na SEDE, realizou momentos de conscientização com palestras educativas realizadas pelos professores, como também ressaltou a importância da atividade física diária em prol de uma vida mais saudável.


Prevenção a Gripe A H1N1 (Extensão Parajuru)

Na extensão de Parajuru foram desenvolvidas ações informativas e esclarecedoras sobre a prevenção da Gripe A contraída através do vírus H1, N1. Os professores de Química e Biologia, juntamente com alunos do 2º Ano I, ficaram responsáveis pela concretização das ações nas demais salas de aula.


CAMPANHA CONTRA A GRIPE H1N1 - Extensão Forquilha.


Ciente de seu papel social e de seu alto poder de divulgação de informações e atendendo a recomendação da Secretaria Estadual de Educação, a Escola de Ensino Médio Francisca Moreira de Souza - Extensão Forquilha promoveu em 16/03palestra educativa acerca da prevenção ao vírus H1N1 ( GRIPE A), aproveitando a ocasião também falou-se sobre a Dengue, considerando que esse é um período propício a casos da referida doença.
Reunidos no pátio, os alunos receberam informações sobre formas de contágio, combate e prevenção das já citadas enfermidades. Com oportunidade da palavra ficaram a vontade parta expor suas dúvidas e assim o fizeram contribuindo para o êxito da ação.




CAMPANHA CONTRA A GRIPE H1N1

    EEM Francisca Moreira de Souza realiza campanha contra a Gripe H1N1 visando à mobilização e a conscientização de alunos e da comunidade escolar no que diz respeito aos riscos de uma epidemia provocada por tal doença em nosso Município, uma vez que já foram notificados casos da doença.
     A Influenza A (H1N1) é uma doença respiratória provocada pelo vírus A, provenientes de mutações do vírus, sua transmissão se dá principalmente por meio de tosse, espirro ou secreções das pessoas infectadas. Desta forma, a Escola busca trabalhar com toda a comunidade escolar formas de prevenção e esclarecer sobre o vírus causador da Gripe.
Ações desenvolvidas:
  • Campanha de mobilização e conscientização em sala de aula, para o uso de garrafas d’água individuais:
  • Campanhas educativas de prevenção a Gripe H1N1 através de palestras, exposições de vídeos e slides e aulas orientadas, focando as ações preventivas, possíveis sintomas e procedimentos corretos em casos de suspeitas da Gripe. 
  • Intensificar a higiene de ambientes coletivos de uso comum a alunos, professores e funcionários, com a disponibilização de álcool gel, detergente e máscaras, quando possível.
  • Exposição de Cartazes Informativos nas galerias e salas de aula.

Aniversariantes Mês de Março.

A Escola Francisca Moreira de Souza Parabeniza e deseja Felicidades aos funcionários e professores aniversariantes deste mês.


Homenagem Dia da Mulher.



A extensão de Forquilha da E.E.M Francisca Moreira de Souza, homenageou as mulheres na última quinta-feira (8), o momento foi de grandes emoções, tanto para as educadoras e educandos quanto para as mães representante do P'PDT. Foi feita uma homenagem especial para Dona Maria José Bernardo, figura forte e marcante da educação na comunidade. A noite foi embalada com músicas, vídeos e mensagens, além da entrega de singelas lembranças como forma de agradecimento pela coragem e determinação de todas que compõem a extensão.















Texto: Gildeane Barbosa.

Semana Saúde na Escola - Encerramento

A EEM Francisca Moreira de Souza realizou nesta ultima semana do dia 05 a 09 de março do corrente ano, a Semana de Saúde na  Escola. Na ocasião os professores de Educação Física realizaram uma avaliação antropométrica com todos os alunos e promoveram em suas aulas palestras voltadas para o combate a obesidade.
Realizamos nas três turmas escolares circuitos esportivos com o objetivo de incentivar aos alunos a pratica de atividades físicas voltadas para a saúde.
Os professores de biologia abordaram a importância da educação alimentar em suas aulas.
O evento na visão dos alunos foi positivo e esperamos ter colaborado para a formação cotidiana de hábitos saudáveis.
Veja mais fotos Aqui.

Encontro de Diretores

Hoje, dia 8 de março aconteceu na EEM Francisca Moreira Souza um encontro da 9ª CREDE, com os Diretores das escolas pertencentes a esta, com o intuito de discutir e esclarecer dúvidas relacionadas a merenda escolar de acordo com as orientações do PNAE - Programa Nacional de Alimentação Escolar.
Estiveram presentes os diretores e coordenadores escolares, técnicos da 9ª CREDE, Coordenadora da 9ª CREDE Dóris Sandra Leão além da coordenadora da merenda escolar da SEDUC, a senhora Evilalba G.S.

Mensagem dia da Mulher.

OBMEP 2011

É com muita satisfação que a EEM Francisca Moreira de Souza parabeniza o aluno Antônio Linco Lima Fernandes, pelo resultado de Menção Honrosa conquistado na OBMEP 2011.
Manifestamos também nossos agradecimentos aos professores e gestores que contribuíram para o êxito da OBMEP 2011. 

Dia Internacional da Mulher - 8 de Março

Semana Saúde na Escola - Inicio

Iniciou hoje na EEM Francisca Moreira de Souza a Semana Saúde na Escola, a abertura foi as 7h30 com as turmas da manhã e as 13h30 com as turmas da tarde, após a execução do Hino Nacional Brasileiro os professores Thiago Germano e Cleyton Aires falaram da importância de uma boa alimentação  e dicas para uma vida saudável, na ocasião foi empossado os lideres de classe e o professor Diogo Barreto como Coordenador pedagógico. 
O dia continuou com um alongamento coletivo e jogos de futsal e vôlei  feminino e masculino, o evento teve enceramento com uma partida de vôlei entre alunos e professores.
Veja mais fotos Aqui.

Planejamento Mensal - Março

EEM Francisca Moreira de Souza realiza planejamento mensal, sendo apresentado no momento as ações a serem desenvolvidas no ano de 2012, Projeto Vivendo Valores, Projeto SPE e Semana Nacional Saúde na Escola entre outros, também foi apresentado pela sala de multimeios informes de encontro que aconteceu em fevereiro/2012, a secretaria Erlina reforça a importância do preenchimento correto dos Diários.

Semana Saúde na Escola


A EEM Francisca Moreira de Souza em parceria com a Prefeitura Beberibe, através da Secretaria de Educação e da Saúde, desenvolverá no período de 05 a 09 de março, ações preventivas e de conscientização no combate a obesidade, ressaltando através de palestras, atividades esportivas e informes diários a importância de uma vida saudável, com práticas de atividades físicas e lazer.
Texto: Coord. Claudenice Monteiro


“Como os hábitos de vida se desenvolvem desde a infância, incentivar as crianças a terem bons hábitos alimentares e a praticar exercícios físicos regularmente as ajudarão a chegar à idade adulta com peso normal e boa saúde.”

REUNIÃO DE LÍDERES - Forquilha

No dia 29 de fevereiro de 2012, reuniram-se na extensão Forquilha, os líderes e vice-líderes das turmas com o Coordenador escolar Sandro Rebouças, para socializar as regras de convivências das turmas e atribuições de líderes e vice-líderes. O momento foi muito prazeroso, pois houve trocas de ideias e sugestões para o melhor andamento das aulas. 
Texto: Sandro Rebouças