PROJETO “ÁGUAS”

Projeto interdisciplinar pretende despertar a conscientização para o uso racional da água.

A EEM Francisca Moreira de Souza lançou no dia 02 de março um projeto que tem como temática a água em seus diversos usos e tipos. Envolvendo as disciplinas de Geografia, Biologia e Química, o objetivo do projeto é sensibilizar através de informações e atividades práticas e lúdicas, que a água é um recurso natural, essencial à vida, devendo, portanto ser utilizada de forma consciente e racional. As atividades do projeto vão desde aulas de campo e aulas práticas no laboratório de ciências até produções artísticas dos alunos. O projeto terá culminância nos dias 23 e 24 de março, próximo ao Dia Mundial da Água.
  Por: Edivaldo Bessa

8 comentários :

Anônimo disse...

Para que o projeto atinja seus objetivos é necessário o envolvimento de toda a escola.

Prof. Edivaldo Bessa

Diogo disse...

São iniciativas como essa que criamos uma ponta profícuo entre teoria e prática, bem como escola e comunidade. Precisamos despertar nos alunos o olhar crítico, reflexivo e ativo do "ser" cidadão.
Parabéns a tod@s

Prof. Edivaldo disse...

Espero que os alunos realmente se concientizem da importância do uso racional da água, esse recursos essencialíssimo à vida no planeta.

Anônimo disse...

Iniciativas oriundas dos professores, mesmo que atarentados com tantos diários e responsabilidades apontam um "enquanto a chama arder" de Beto Guedes nas ações. Mas observo que não tem mais essa dualidade teoria/prática ou escola/"comunidade". Somos multilaterais. Falar do manancial é um boa pedida! Parabéns ao grupo.
Raimundo Carlos, Contagem, MG.

narcelio disse...

parabens aos professores ,alunos,pela iniciativa.

Yasmin Uchoa disse...

Planeta Água
Guilherme Arantes
Composição: Guilherme Arantes

Água que nasce na fonte
Serena do mundo
E que abre um
Profundo grotão
Água que faz inocente
Riacho e deságua
Na corrente do ribeirão...

Águas escuras dos rios
Que levam
A fertilidade ao sertão
Águas que banham aldeias
E matam a sede da população...

Águas que caem das pedras
No véu das cascatas
Ronco de trovão
E depois dormem tranqüilas
No leito dos lagos
No leito dos lagos...

Água dos igarapés
Onde Iara, a mãe d'água
É misteriosa canção
Água que o sol evapora
Pro céu vai embora
Virar nuvens de algodão...

Gotas de água da chuva
Alegre arco-íris
Sobre a plantação
Gotas de água da chuva
Tão tristes, são lágrimas
Na inundação...

Águas que movem moinhos
São as mesmas águas
Que encharcam o chão
E sempre voltam humildes
Pro fundo da terra
Pro fundo da terra...

Terra! Planeta Água
Terra! Planeta Água
Terra! Planeta Água...

Água que nasce na fonte
Serena do mundo
E que abre um
Profundo grotão
Água que faz inocente
Riacho e deságua
Na corrente do ribeirão...

Águas escuras dos rios
Que levam a fertilidade ao sertão
Águas que banham aldeias
E matam a sede da população...

Águas que movem moinhos
São as mesmas águas
Que encharcam o chão
E sempre voltam humildes
Pro fundo da terra
Pro fundo da terra...

Terra! Planeta Água
Terra! Planeta Água
Terra! Planeta Água...
Parabéns pela iniciativa!!!

Anônimo disse...

Envolver os professores das Ciencias Exatas nas ações pedagógicas além de fortalecer uma área fraca nas escolas é um dos passos a melhoria nos indices do IDEB, SAEB, PROVA BRASIL e SPAECE. Fazer funcionar o laboratório de Ciências é fortalecer e quebrar uma dualidade ainda posta em alguns professores que a teoria é na sala de aula e a prática é no laboratório. Ações conjuntas, frentes únicas envolvendo as disciplinas proporcionará resultados nas avaliações e testagens. Fico imensamente feliz em saber que essa escola, situada no interior de uma cidade tão "badalada" vem transpondo seus limites. Sugiro que esse prof que aparece na foto de forma tão comprometida faça contato com a Seara da Ciencias da UFC onde em 2005 alunos de vc´s estiveram lá em visita conhecendo os laboratórios para que ele se cada vez mais apoiado seguindo seus estudos de pós graduação e retornando a escola cada vez melhor. Parabéns a direção por dá essa oportunidade e por estar "mexendo" com os professores e alunos.

Unknown disse...

As águas das lagoas devem ser mesmo preservadas, principalmente quando ela é utilizada de fonte e renda para os moradores