FM Inclusão Digital.


Deu-se inicio na Escola Francisca Moreira de Souza o curso de Inclusão Digital, um curso oferecido pelo LEI aos alunos das 1ª séries. O curso tem o objetivo de aproximar alunos das mídias que a escola oferece, além de ensinar a se trabalhar no sistema operacional oferecido pela escola que é o Linux. Nesse curso os alunos também tem a oportunidade de aprender a fazer trabalhos escolares, pesquisas e construção de slides tudo para melhorar sua aprendizagem, é um curso simples mais de fundamental importância aos alunos que estão chegando à escola.

Planejamento mensal.

Escola realiza dia 23/03/2011 planejamento mensal, o encontro conta com a participação de 45 professores, e núcleo gestor, o objetivo do planejamento foi traçar metas e ações para o andamento dos trabalhos a serem realizados durante o mês de abril, além da socialização dos projetos e planejamento mensal e diário, foi um dia bastante agradável e de interação entre todos os presentes, é um momento importante onde todos os professores se encontram e podem passar suas experiências, desafios e anseios.






Conselho Escolar

Escola realiza plano de ação do Conselho Escolar, juntamente com os líderes de sala e núcleo gestor, o encontro aconteceu na escola, na ocasião houve prestações de contas dos serviços executados na escola, socializações dos projetos e avaliação dos trabalhos da escola, foi um encontro produtivo e momentos assim servem para melhorar cada vez mais a nossa escola e estabelecer uma relação de amizade na comunidade escolar.




Projeto "Águas"

Aula prática com as turmas dos 2º anos (manhã, tarde e noite) realizadas no dia 04/03/2011 sobre preparação de soluções homogêneas. As soluções foram preparadas com NaCl e K2Cr2O7 onde observamos as diferenças entre elas, como por exemplo: a marcação do menisco em soluções incolores e coloridas, a importância do volume preciso a ser utilizado e a massa pesada corretamente. Tendo como objetivo o aprendizado dos conteúdos teóricos associado a aula prática de química no laboratório.


Aula Prática


Determinação de Cloretos em Água (Método de Mohr)
As aulas práticas do dia 26/03/2011 realizadas com as turmas 2º anos foram analisadas águas de várias localidades trazidas pelos próprios alunos onde analisamos a quantidade em mg/L de Cloreto existentes nestas águas. Está aula prática faz parte do Projeto Águas em parcerias com outras disciplinas como: biologia, geografia e química.
O método de padronização pelo método de Mohr baseia-se em titular o nitrato de prata com solução-padrão de cloreto de sódio (padrão primário), usando solução de cromato de potássio como indicador.
No método de Mohr, os íons cloreto são titulados com solução padronizada de nitrato de prata (AgNO3), na presença de cromato de potássio (K2CrO4) como indicador. O ponto final da titulação é identificado quando todos os íons Ag+ tiverem se depositado sob a forma de AgCl, logo em seguida haverá a precipitação de cromato de prata (Ag2CrO4) de coloração marrom-avermelhada, pois, o cromato de prata é mais solúvel que o cloreto de prata.


REAÇÃO:
              NaCl + AgNO3           AgCl +NaNO3
 2 AgNO3 +K2CrO4            Ag2CrO +KNO3

II Encontro de Socialização dos Projetos de Educação Cientifica e Ambiental

Ontem, dia 17 de março, aconteceu na sala de reuniões da 9ª CREDE o II Encontro de Socialização dos Projetos de Educação Cientifica e Ambiental, as alunas Juliana Pereira e Juliana Santos, acompanhadas pelo Professor Wellington Felix, estavam representando a EEM Francisca Moreira de Souza.
O Encontro teve inicio com a Professora Lindalva Cruz – Coordenadora das Ações de Educação Ambiental da SEDUC, socializando as ações realizadas pela Secretaria de Educação no ano de 2010, e uma breve apresentação das ações que estão sendo planejadas para o ano de 2011.
As alunas da Escola Francisca Moreira apresentaram as ações que a Escola realizou no ano passado, dando destaque ao projeto Cuidando do Meio para Salvar o Todo e a comissão de Meio Ambiente da Escola.
O encontro contou com a presença das 13 escolas estaduais da região da 9ª CREDE e todas tiveram a oportunidade de socializar as ações realizadas e as ações programadas para o corrente ano, um momento de integração, aperfeiçoamento e de descobertas.
Por: Wellington Felix

Edital de Convocação.

Convocamos a todos os alunos, regularmente matriculados nesta Unidade de Ensino, que mobilizem-se no sentido de organizarem suas chapas para concorrerem as eleições do Grêmio Estudantil. Não poderão fazer parte da composição de chapas, alunos que estejam cursando a 3ª série, os mesmos têm o direito de apoiar as chapas de suas preferências e de votar.

Cronograma

Inscrições das chapas: 28/03/2011 à 31/03/2011.
Campanha: 04/04/2011 à 08/04/2011.
Eleições: 12/04/2011.
Posse: 14/04/2011.

Importante

As chapas deverão ser compostas de no máximo 10 (dez) e no mínimo 08 (oito) alunos, sendo que haja alunos dos três turnos (manhã, tarde, noite).

Sejam alunos atuantes dentro da escola, Participem!!!

Posse dos líderes e vice-líderes de salas.

            O diretor da Escola Francisca Moreira de Souza Sr. Francisco Antônio Ribeiro deu posse no dia 14/03/2011 os líderes de salas, o evento aconteceu em cada turno, contando com a participação de todos os alunos, professores e demais funcionários da escola. A escola tem o objetivo de realizar um seminário de formação para todos os líderes da escola, sede e extensões, mostrando o devido papel deles e qual tamanha a importância deles para o melhor andamento da escola.



PROJETO “ÁGUAS”

Projeto interdisciplinar pretende despertar a conscientização para o uso racional da água.

A EEM Francisca Moreira de Souza lançou no dia 02 de março um projeto que tem como temática a água em seus diversos usos e tipos. Envolvendo as disciplinas de Geografia, Biologia e Química, o objetivo do projeto é sensibilizar através de informações e atividades práticas e lúdicas, que a água é um recurso natural, essencial à vida, devendo, portanto ser utilizada de forma consciente e racional. As atividades do projeto vão desde aulas de campo e aulas práticas no laboratório de ciências até produções artísticas dos alunos. O projeto terá culminância nos dias 23 e 24 de março, próximo ao Dia Mundial da Água.
  Por: Edivaldo Bessa

Paródia - tema sexualidade.

1. Que a sexualidade/possa despertar em nós
Para uma vida saudável/que depende só de nós
A você que está me ouvindo/preste muita atenção
Não se vive só de ilusão.

A sociedade hoje/passa para todos nós
Que o sexo é normal/que não causa nem um mal
Realmente é verdade/mais é preciso prevenir
Que as doenças estão por aí.

Refrão: É preciso saber viver (3x)
            É preciso saber viver


2. Dizem que a sexualidade/hoje é comunicação
E nem sempre se manifesta/entre os amantes não
Ela vai mais adiante/e nos mostra o caminho
Ela é vida, amor e carinho.

Hoje a medicina explica/que a sexualidade
Já começa desde cedo/não depende de idade
O bebê recém-nascido/já começa experimentar
Amor, confiança que a mãe vai lhe dar.

Refrão: É preciso saber viver (3x)
            É preciso saber viver

3. Vemos hoje as doenças/tão ficando tão normais
Tem o tal de HIV/que nos causa muito mal
Tem a gravidez precoce/temos como prevenir
Tem os métodos, vamos seguir.

Gravidez na adolescência/não é muito desejada
Traz problemas para os jovens/que se perdem na estrada
E o sexo desfreado/vem trazendo sofrimento
Para a família a todo o momento

Refrão: É preciso saber viver (3x)
            É preciso saber viver

4. Com trauma psicológico/os problemas vão surgir
Vai criando uma barreira/lhe impedindo de sorrir
Vai trazendo ansiedade/dificuldade para você
Tenha força, você vai vencer.

Pra você engravidar/precisa preparação
Pra você, jovem amigo/eu criei essa canção
Procure alguém que possa/a você orientar
Para sua vida, não desabar.

Refrão: É preciso saber viver (3x)
            É preciso saber viver

5. Em nossa sexualidade/problemas vamos encontrar
Mais na busca do equilíbrio/essa fase vai passar
Tendo em vista o afeto/o amor e compreensão
Nossa vida é só canção

Ao tomar uma atitude/busque uma orientação
A pessoa preparada/ela não vacila não
Se livrando das doenças/alegria vai surgir
A tristeza há de sumir

Refrão: É preciso saber viver (3x)
            É preciso saber viver

6. Pensam que a sexualidade/se resume só no sexo
Mais inclui outros valores/que leva a direção certa
Meu amigo não se iluda/amadureça, por favor,
Busque afeto, carinho e amor.

Bem sabemos que o sexo/ele tem seu valor
Quando é feito com respeito/carinho e muito amor
Quando não banalizado/quando há compreensão
O diálogo, é a solução.

Melodia da música de Roberto Carlos, é preciso saber viver.
Paródia da aluna Rosimeire do 1 ano E.

Movimento SPE nas Escolas.

         Através das Secretarias de Educação e Saúde do Estado do Ceará e do Município de Beberibe, no dia 02/03/2011 (quarta-feira), o Distrito de Sucatinga estava em festa, com um evento que mobilizou moradores e estudantes, que participaram ativamente de uma caminhada, saindo do posto de combustíveis, às 15h, em direção à Praça central do Distrito, para visualização e apreciação de 04 (quatro) STANDS, nos quais abordaram temáticas do SPE, tais como: Prevenção às Drogas, DST/AIDS, Dengue e SEXUALIDADE. E, a alegria ficou por conta da E. E. M. Francisca Moreira de Souza, juntamente com outras escolas locais e Profissionais da saúde. Alunos da F. M., apresentaram Paródias, e peças teatrais relacionados ao tema “SEXUALIDADE: RESPEITO E DIVERSIDADE”. Ainda nos STANDS, contamos com o auxílio de profissionais especializados na área, para esclarecimentos, explicações e “tira dúvidas” relacionadas. O movimento teve encerramento das atividades aprox. às 16h55min.




Projeto Diretor de Turma - Reunião de Pais (sede)

Os diretores de turma da Escola Francisca Moreira de Souza, realizaram no último dia 01 de março de 2011, uma reunião com os pais dos alunos dos primeiros e segundos anos, para a apresentação do Projeto Diretor de Turma, horário de atendimentos aos pais e exposição do plano de ação do projeto.
Na ocasião o Diretor da Escola destacou a importância do apoio familiar para que nossos alunos obtenham sucesso, enfatizou a importância da disciplina por parte de nossos jovens de maneira a garantir o efetivo sucesso de nossa escola.
Foi realizada a escolha dos pais representantes de turma, os mesmos apresentaram uma visão positiva com relação aos objetivos do projeto e tiveram a oportunidade de conversar com os diretores de turma sobre o desempenho escolar de seus filhos.
Os diretores de turma agradecem a todos os pais que se fizeram presentes na reunião e se sentem realizados por mais uma etapa do projeto que foi cumprida de maneira a contribuir para a melhor formação de nossos jovens.