Prece de Natal

 


Senhor!

Sou como todos.
Também tenho os meu pedidos especiais.
Mas não se preocupe!
Tenho pouco de novo a pedir.
Tenho, é verdade, muito mais a agradecer.

Mas Natal não é Natal se a gente não se ajoelhar diante da tua Sabedoria pra refazer todos aqueles pedidos de que tua Bondade já sabe que a gente precisa.

Olha, dá um jeitinho de acabar com todas as guerras.
Essa gente já brigou por tanta coisa!!!
Faz com que eles vejam a inutilidade de tanta disputa.

Também tem aqueles que não sabem amar e só odeiam.
Faz com que eles entendam que o nosso tempo é tão curto para
se desperdiçar com sentimentos menores.

Ah... tem também aqueles que me magoaram.
Faz com que eu me esqueça do que houve
e me dá luz e grandeza prá eu aprender a perdoar.

Ainda tem aqueles que se encontram desesperados.
Dá-lhes conforto, um motivo de vida e mostra-lhes a maravilha
operada pela palavra Esperança.

Tem aqueles que já são meus amigos antigos.
Para esses eu peço o que sempre pedi:
Que eu possa sempre ser o que esperam de mim
e, se não o for, que possam entender meus limites.

Agora, tem os meus novos amigos.
Pará esses, o que eu peço é lindo e grandioso.
Que o milagre que fez a gente se encontrar
continue só operando belezas em nossas vidas.

Ah... e tem um alguém especial por quem eu quero pedir.
É alguém que tornou minha vida mais linda e feliz.
Dá um jeitinho desse alguém nunca sumir,
Já que não há como viver sem ter ele por perto.

Que eu possa esquecer as tristezas do ano passado
e, nesta prece, só te pedir alegria.
Faz com que eu possa acreditar que o mundo
pode ainda ser melhor,

E pra isso eu te peço...Fé.

Obrigado!

Amém!


 


 

Confraternização Pre-Vest


Professores e alunos do Pre-vest da Escola Francisca Moreira de Souza, se confraternizaram no último dia 21/12/2010, o evento contou com homenagens de pais para os filhos que alcançaram o ingresso na Universidade, homenagem aos professores, e a troca de chocolate através do amigo doce, foi um momento alegre, pois alguns conseguiram atingir o inicio de seus sonhos.
Aos que conseguiram parabéns em nome de todos que faze a escola e para os que não conseguiram não desistam, pois o sucesso ainda virá.




Confraternização dos Professores

No último dia 18/12/2010 a Escola Francisca Moreira de Souza ofereceu um jantar de confraternização para os professores e funcionários, o mesmo aconteceu em Aracati, na ocasião teve um bingo de palavras com 3 premiações, a multimeios presenteou 2 professores que ajudaram nos trabalho e projetos desenvolvido pela mesma, houve também a troca de chocolates através do amigo doce, depois do jantar foi feito um brinde com todos os presentes e o Núcleo Gestor da Escola presenteou a cada professor e funcionário com um kit (1 cidra e 1 taça).
Foi um momento agradável e divertido.
Parabéns a todos que ajudaram na promoção do evento, em especial ao Núcleo Gestor da Escola.


Vida saúdavel

A Escola Francisca Moreira de Souza através dos professores de Educação Física e multimeios promoveu um trabalho com os alunos dos 1º anos sobre vida saudável, o projeto aconteceu durante alguns messes e teve como culminância uma caminhada, que partiu da escola até um ambiente de lazer (5 km), com o percurso apenas de ida, lá os alunos tiveram um momento de lazer e puderam sentir bem o clima de ar puro.
Foi um dia bem atrativo para os alunos e professores que os acompanharam.


SPE

A escola Francisca Moreira de Souza através de seus professores, André, Thiago e Verônica promoveu no dia 07/12/2010, uma palestra sobra DST-AIDS, podando em prática o projeto SPE que vem sido trabalhado durante todo o ano. A palestra contou ainda com vídeos sobre preservação e consequências das doenças sexualmente transmitidas.
Tivemos a participação de todos os alunos, onde os mesmos se mostraram interessados no assunto. Foi um dia bastante proveitoso.

Sobre o SPE:

O programa saúde e prevenção escolar (SPE), é uma parceria entre as secretarias de saúde e educação, e tem como objetivo principal melhorar a qualidade de vida das pessoas através de discussões de temas de grande relevância para a sociedade.



Alunos destaques

A Escola Francisca Moreira de Souza parabeniza o esforço, a dedicação e o empenho de seus alunos. Através de um gesto simbólico de entrega de medalhas e livros aos alunos que se destacaram no ano de 2010. O objetivo desse momento é incentivar ainda mais os estudantes desta entidade escolar, massageando o seu ego e aumentando a autoestima dos mesmos em torna-se pessoas responsáveis e cheios de conhecimento para que assim o caminho ruma a Universidade fique mais fácil e prazeroso.
Parabéns a todos que se esforçaram para obterem esses resultados.

Projeto Memória Literária

O projeto Memória Literária teve a sua continuidade nos dias 13/12/2010 e 14/12/2010, enfatizando o escritor Machado de Assis com várias apresentações dos alunos dos 2º anos para toda a comunidade escolar. Os trabalhos foram variados, desde encenações de contos a leituras de poesias, cordéis e quadrinhos.
O projeto tem o intuito de desenvolver nos alunos o hábito pela leitura, além de resgatar  a história e trabalhos dos principais escritores da literatura brasileira, aumento ainda mais o conhecimento dos nossos alunos.



Laboratório de Ciência


Aula prática de laboratório na disciplina de química. Foi realizada entre os dias 07 a 13/12 com as turmas do 1º A, B, C, D, E.
A prática teve como título: Identificação de substâncias básicas e ácidas utilizando indicador ácido-base com solução de repolho roxo.
 Foi utilizado os seguintes produtos para a identificação: sabão em pó, leite de magnésio, limão (ácido cítrico), ácido sulfúrico, água e amoníaco.
Devido o caráter ácido-base do indicador ao adicionar a  solução de repolho roxo foi verificada alteração nas cores.
Verificou-se a eficiência do indicador (solução de repolho roxo), pois o mesmo é um material alternativo e de baixo custo, sendo acessível o uso na prática de laboratório em química.

Professora: Joseane Alves

Colação de Grau 3º ano.

A Escola está promovendo a colação de grau dos alunos do 3º ano da sede e extensões que se realizará no dia 29 de dezembro de 2010.

Progamação:
19h00 - Bênção dos Formandos
19h30m - Colação de grau
20h30m - Baile de formatura
21h00 - Coffe Break

Turma: Arquitetos do futuro.

III FM Fest - equipe vencedora.

A Escola Francisca Moreira de Souza promoveu neste último sábado, dia 10 de dezembro de 2010, um dia de lazer para os integrantes da equipe verde, vencedora das atividades do III FM Fest, projeto que a escola vinha desenvolvendo desde o primeiro semestre.
O momento festivo contou com a presença dos alunos do 1º D, 2º C, 3º B e 3º E, bem como os professores, núcleo gestor e funcionários da escola que foram os responsáveis pelo churrasco e o som, a quem gostaríamos de agradecer o apoio e a participação.
Parabéns pelo trabalho e empenho desenvolvido pela equipe verde e por todas as outras equipes, parabéns a todos!!


Projeto diretor de turma - Reunião Bimestral

A Escola Francisca Moreira de Souza realiza reunião bimestral do Projeto diretor de turma, as reuniões estão acontecendo na sede e extensões, é um momento bastante rico, onde pais, alunos, professores e núcleo gestor se reúnem para melhorar a aprendizagem e estabelecer uma relação de amizade e cumplicidade entre os mesmos para que assim se alcance um rendimento de 100%.

Projeto Africanidade.


No último dia 01 de dezembro de 2010 a Escola Francisca Moreira de Souza através de alunos e professores promoveram uma pequena exposição em comemoração ao dia da consciência negra, o evento aconteceu durante os três turnos, onde contou com um ambiente retratando a atualidade, no mesmo era exposto  vídeos e frases de afrodescendentes  bem sucedidos que venceram na vida acima de qualquer preconceito. E um outro ambiente foi montado retratando o passado de angústia e sofrimento vividos pelos afrodescendentes, através  de quadro vivos, lá os visitantes também encontraram objetos criados e usados pelos mesmos que resistem até hoje, estava exposto também  as cartas que deram a liberdade aos negros, no final foram mostrado livros que contam tudo sobre a história dessas pessoas tão importantes na nossa sociedade que estão disponíveis na multimeios  a todos os alunos da Escola.




Aprovação UECE

A Escola Francisca Moreira de Souza sente-se honrada e parabeniza o aluno Alan Lima Ribeiro por sua aprovação na UECE no curso de Biologia.
Parabéns pelo esforço e boa sorte nessa nova jornada!!

Seminário Diretores Escolar

Diretor  da Escola Sr.  Francisco Antônio Ribeiro da Fonseca, participa dos dias 29/11 à 03/12 do Seminário de Diretores Escolar Estaduais, em Fortaleza.
O Evento aconteceu com a participação da Secretária de Educação, Senhora Izolda Cela, Técnicos, da Seduc, Coordenadores, Superintendentes Escolares entre outros.
O Seminário teve como objetivo traçar ações e reavaliar os Programas da Seduc.

Por: Francisco Antônio Ribeiro da Fonseca

Planejamento

Escola realiza planejamento para traçar as ações do final do ano letivo de 2010, com a participação de todos os professores da sede e extensões, aconteceu no dia: 27/11/2010,  de 8h às 12h.


Por: Francisco Antônio Ribeiro da Fonseca

Consciência Negra


A Escola Francisca Moreira de Souza (extensão Forquilha)fez uma homenagem ao dia 20 de novembro dia nacional da consciência negra, um projeto que foi idealizado através das aulas de formação cidadã, em que os alunos realizam apresentações enfatizando a importância e reconhecimento da história e da contribuição da população negra à sociedade brasileira. Houve exposições com slides, apresentações de capoeira e samba de roda, falaram também sobre a influência da culinária africana no Brasil incluindo os afrodescendentes, que se destacaram na sociedade brasileira. O projeto teve o objetivo de mostra a importância dos negros em toda e qualquer sociedade, dando ênfase a importância da igualdade de direitos para a construção de um mundo melhor.










Postado por: Sandro e Cinara.