Semana de Combate às Drogas


Escola realiza esta semana (24 a 27 de agosto) a Semana de Combate as Drogas, o foco principal dessa semana é a prevenção ao uso indevido de drogas, lícitas ou ilícitas. O evento objetiva ouvir, debater a situação e ainda propor soluções para a problemática das drogas que atinge a todos nós. Professores do Laboratório Escolar de Informática (LEI), Laboratório de Ciências e Multimeios, apresentam vídeos na sala de multimeios e abrem discursão sobre o assunto.
Até hoje (25/08) já participaram da palestra 9 (nove) turmas, bastante participativos os alunos se deparam com situações vivida no cotidiano  e até mesmo relatando fatos que foram presenciados pelos mesmos.
Além de material com definições e dados técnicos/científicos sobre os danos causados pelo uso das drogas, um vídeo montado pelos professores da escola com cenas da novela Passione da Rede Globo, chamou bastante a atenção dos alunos, cenas interpretadas pelo ator Cauã Reymond, onde o personagem Danilo, um desportista de família rica, entra no caminho das drogas.




Poesia contra as DROGAS!

No mundo das drogas
sei que é fácil entrar
difícil de sair
mas não custa tentar.

Se consegue entrar
também consegue sair
no começo é bom
mas no fim é ruim.

Quer sair desse mundo?
por que foi que entrou?!
não consegue fugir
também nunca tentou!

Nesse mundo entrou
porque não acredita em Deus
agora quer sair
é problema só seu.

Entrou no inferno
e agora se esconde
se droga fosse bom
não recebia esse nome.

Isso vem aumentando
dia após dia
as drogas de hoje
é nossa economia.

Quero ela longe de mim
e também de você!
nós jovens da escola
juntos vamos vencer!

Esse mundo das drogas
é algo muito esquisito
não consigo entender
como alguém usa isto.

Sei que ela é ruim
não queria está lá.
é difícil de sair
mais é fácil de entrar.

Já entrei nesse mundo
mas consegui sair
agradeço a um alguém
não falo seu aqui.

Saí por causa dela
hoje com ela sou feliz
não uso mais drogas
foi o que sempre quis.

Não são apenas palavras
mas sim consciência
você que é viciado
não tem inteligência.

Droga é ruim
estou te aconselhando
começa de pouco
depois vai aumentando.

Pretenda sair
pretenda nem entrar
se não se envolver
não vai precisar parar.

Termino aqui
só quero seu bem
faça como eu
não entre nele também.


Poesia de; George dos Santos Damasceno. 1º D



Pré-Vest

No dia 20 de agosto a Escola de Ensino Médio Francisca Moreira de Souza realizou um "bate-papo" com os alunos do cursinho pré-vestibular desta unidade de ensino. O encontro contou com a participação do Estudante de Medicina da Universidade Federal do Ceará  - UFC, Ramon Rawache. Em sua explanação Ramon falou sobre os desafios e perspectivas que a universidade oferece. O evento contou com o apoio do núcleo gestor da escola e com a articuladora de turma Meire Celedônio.
Por: Meire Celedônio

Salmo!

 Para auxiliar as pessoas que estão determinadas a alcançar um objetivo especial em suas vidas.

1 Bem-aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores;
2 Antes tem seu prazer na lei do Senhor, e na sua lei medita dia e noite.
3 Pois será como a árvore plantada junto às correntes de águas, a qual dá o seu fruto na estação própria, e cuja folha não cai; e tudo quanto fizer prosperará.
4 Não são assim os ímpios, mas são semelhantes à moinha que o vento espalha.
5 Pelo que os ímpios não subsistirão no juízo, nem os pecadores na congregação dos justos;
6 Porque o Senhor conhece o caminho dos justos, mas o caminho dos ímpios conduz à ruína.

Olimpíada de Geografia

Alunos da Escola realizam 2ª fase da olimpíada de geografia que aconteceu no dia 21/08/2010 no município de Pindoretama. Participaram 18 alunos, que estão em busca da 3º fase, a escola Francisca Moreira de Souza se orgulha desses alunos e os parabeniza pelo ótimo desempenho mostrado até aqui!

Parabéns a todos e Boa Sorte!!

ENEM.

É  realizado no dia 21/08/2010, aulas preparatórias para o enem e spaece.
A Escola de Ensino Médio Francisca Moreira de Souza, incentiva e ajuda seus alunos a se prepararem para uma nova etapa que surge em suas vidas. Os aulões tem tido um bom rendimento no conhecimento dos alunos e conta com  uma participação de 95% dos alunos. É a Francisca Moreira preparando seus alunos para o futuro.

Festa dos pais na extensão de Paripueira.

No último dia 21/08/2010 a Escola Francisca Moreira de Souza realiza na extensão de Paripueira um seresta em comemoração ao dia dos pais, onde o evento contou com uma grande participação de pais e pessoas da comunidade. Houve também sorteio de brindes, foi um evento animado e participativo, que contou com a ajuda da comunidade escolar.

Palestra

Escola Realiza dia 17/10/2010, palestra Saúde & Vida, com o tema: Orientação Sexual, doenças sexualmente transmissíveis.



Comemoração do dia dos pais.

A Escola de Ensino Médio Francisca Moreira de Souza, realiza seresta em comemoração ao dia doas pais. O evento aconteceu no dia 14/08/2010, com a participação de mais de duzentos pais, houve sorteio de brindes e cestas básicas.

SPAECE

A Escola Francisca Moreira de Souza realiza aulões preparatório para o SPAECE, às aulas acontecerão nos dias de terça e sexta. As mesmas serão dadas pelos P.C.A's e professores do laboratório de ciências.

Olimpíada de Matemática.

A escola Francisca Moreira de Souza realiza aulões preparatório para as olimpíadas de matemática. As aulas serão realizadas pelos professores do laboratório de ciências.

Parabéns

A Escola Francisca Moreira de Souza parabeniza a aula Meiriane de Sousa Lima, do Anexo de Paripueira, por ter sido aprovada no curso de Serviço Social da FVJ.

SPAECE 2009


A Secretaria da Educação (Seduc) divulga a lista dos alunos do Ensino Médio com melhor desempenho acadêmico no Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica (Spaece) 2009, conforme a Lei Nº 14.483 de 08 de outubro de 2009.
Os estudantes da rede estadual de ensino que tiveram os melhores resultados, serão premiados com um microcomputador.
Confira aqui a lista dos alunos premiados, na Escola Francisca Moreira de Souza:

¨ ALDAIR DE SOUZA SANTOS - Sucatinga
¨ BRUNA DA SILVA RIBEIRO – Parajuru
¨ BRUNO FONSECA DOS SANTOS- Sucatinga
¨ EDUARDO DOS SANTOS COSTA- Sucatinga
¨ JAIRO MOURA DE SOUSA – Parajuru
¨ JAMIS CASUSA DA SILUA - Sucatinga
¨ JOELCY DOS SANTOS- Sucatinga
¨ LUIS HENRIQUE DOS SANTOS ALENCAR- Sucatinga
¨ MANUELA FERREIRA BARROS- Sucatinga
¨ WALLAS LIMA DA SILVA– Paripueira


Reunião de Pais

Escola realiza encontro de pais, com participação de Diretores de Turmas, PCA's, professores e núcleo gestor. o encontro contou com aproximadamente 450 pais.

Concerto Didático Musical

Escola participa do Evento Concerto Didático Musical, realizado em Horizonte no dia 09/08, o evento contou com a participação de 10 alunos, professores e núcleo gestor. Na ocasião o Diretor Francisco Antonio Ribeiro da Fonseca (Narcelio), concebe entrevista a TV da Gente.

E-JOVEM 2010

Abertas inscrições para o e-jovem 2010, de 09 a 13 de agosto, Escola realiza inscrições para novas turmas do e-jovem. Interessados procurar a sala de Multimaios para realizar inscrição.

Feira das Profissões

Escola participou dia 05/08/2010, da Feira das Profissões, realizada pela UFC em Fortaleza. 30 alunos participaram, juntamente com professores e coordenadores.

JOGOS ESCOLARES

Escola participa dos Jogos Escolares em Beberibe, 4 equipe recebe premiações, três equipes da Sede e uma da extensão de Parajuru.
O Evento contou com a presença do Diretor, Prefeito municipal, a Coordenadora da 9ª Crede e professores.