Parceria com a FVJ

A EEM Francisca Moreira de Souza firma parceria com a Faculdade do Vale do Jaguaribe (FVJ) para realização de ações voltadas ao ingresso dos alunos no ensino superior!

Campanha do Setembro Amarelo

No dia 20 de setembro de 2019 a EEM Francisca Moreira de Souza - Extensão Parajuru realizou a Campanha do Setembro Amarelo. Foi uma noite com palestra, depoimentos, dramatização e músicas. Nos permitiu boas reflexões, esclarecimentos, informações e sensibilidade.

Aulão Preparatório

Hoje, 20 de setembro de 2019, professora Gildeane realizou um Aulão Preparatório para as turmas 3°  ano A e B com foco nas provas do SPAECE/SAEB 2019.



III Olimpíada Brasileira de Cartografia

Premiação da III Olimpíada Brasileira de Cartografia 👏👏👏

Certificação

Certificação dos projetos escolhidos para Feira de Ciências - Etapa Regional.

Aulão de redação

Aulão de redação, com foco no enem, para as turmas 3º ano A, B, C e D, com a Professora Alía da Faculdade Pitágoras.


Reunião de Pais - Paripueira

Reunião de Pais. Extensão Paripueira.

Boom Literário

Encenação do romance "Bom Crioulo", de Adolfo Caminha. Atividade do Projeto Boom Literário: A literatura engajada e o racismo no Brasil.

Reunião de Pais

Reunião bimestral de pais. Extensão Parajuru.

Experimentos

Na manhã do dia 18 de setembro de 2019, a professora Elismar Rocha realizou alguns experimentos com as crianças do CEI Raimundo Nogueira, no Laboratório Educacional de Ciências da EEM Francisca Moreira de Souza. Foi um momento muito rico e de grande aprendizado!!!

Reunião de Pais - 3º Bimestre

No dia 16 de setembro de 2019, a EEM Francisca Moreira de Souza, realizou mais uma Reunião de Pais. Onde foram elencados os seguintes temas: Uniforme escolar; Lei do celular; Lei do desacato ao servidor; Infrequência; Horários de entrada na escola; Autorização para viagens e aulas no contra turno; Avaliações externas; Avaliações globais; Segunda chamada das avaliações globais; Sábados letivos; Documentação do aluno; Formatura; Entrega de boletins; dentre outros.

Aniversariantes do Mês - Setembro

A EEM Francisca Moreira de Souza deseja muita paz, saúde e sucesso aos aniversariantes do mês de setembro e agradece pelos serviços prestados à instituição.



Feira de Ciências


Com o propósito de estimular a comunidade escolar e o interesse pela ciência, foi desenvolvida a Feira de Ciências na EEM Francisca Moreira de Souza. Turmas de 1º, 2º e 3º anos, apresentaram diversas produções científicas produzidas pelos alunos e orientadas pelos professores das áreas de Humanas, Natureza e Linguagens. 
A elaboração da Feira de Ciências ainda tem como objetivo colocar a teoria em prática, despertando nos estudantes a curiosidade científica, treinando-os na utilização da metodologia científica, estimulando-os a formular questões científicas baseadas na realidade cotidiana por eles vivenciada e despertando um maior interesse pela escola. 
O Núcleo Gestor agradece e parabeniza todos os alunos e professores envolvidos nessa belíssima ação. Os votos de agradecimentos também se estendem para as escolas Manuel de Lima (Sucatinga), CEI Raimundo Nogueira Costa (Sucatinga) e Francisco das Chagas (Lagoa Funda) que se fizeram presentes no evento.

Desfile Cívico

Os moradores do distrito de Sucatinga tiveram a honra de prestigiar na tarde do dia 10 de Setembro de 2019, o Desfile Cívico em comemoração aos 197 anos da Independência do Brasil. O evento foi realizado pela EEM Francisca Moreira de Souza, EMEF Manuel de Lima, CEI Raimundo Nogueira e Desbravadores da Igreja Adventista do Sétimo Dia, em parceria com a Prefeitura Municipal de Beberibe. Agradecemos a presença de todos neste momento único onde podemos expor os projetos e ações desenvolvidos nas nossas escolas e homenagear personalidades que lutaram e/ou lutam pela paz 🕊 🕊 🕊



OBFEP

Parabenizamos a aluna Vivian Barbosa Félix, do 1º ano F, extensão Paripueira, por ter passado para a segunda fase da OBFEP. 👏👏👏

Reunião

No dia 05 de setembro de 2019 houve uma reunião entre os coordenadores Edivaldo Bessa e Marco Gondim com o superintendente Ivanildo Tabosa.

Agradecimento


Bom dia a todos!!
Hoje começo mais uma etapa da minha trajetória profissional. É muito bom olhar para os lados e ver tudo o que percorri até aqui. Acho que nunca me senti tão bem como agora. 
Aprendi ao longo dos anos, ao ingressar na Escola Francisca Moreira, a ser uma pessoa mais forte e preparada para vencer qualquer desafio, que foram muitos. Eu sei que essa nova pessoa que sou hoje se deve ao meu relativo sucesso profissional, e por isso, agradeço a cada um que me ajudou no meu crescimento pessoal e profissional, seja com as críticas, que me fizeram aprimorar cada vez mais meu trabalho, seja pelos elogios, para continuar acreditando nas minhas potencialidades. 
Sempre busquei trabalhar com empenho e dedicação para que a EEM Francisca Moreira de Souza, seja vista como uma escola de referência por todos os lugares que seja mencionada, seja como professor, coordenador ou diretor dessa instituição. 
Muitos foram os anos dedicados a esta escola,16 anos para ser mais preciso e hoje, despeço-me, com a sensação de dever cumprido. E tenho certeza que nada disso seria possível sem o trabalho e dedicação de pessoas que me auxiliaram e contribuíram para o meu crescimento! Quero dar um abraço em cada pessoa dessa equipe e agradecer.Minha gratidão a cada professor e funcionário, por todo empenho, dedicação e tolerância, agradeço também aos alunos, pais e comunidade escolar. Sou a prova viva que com as pessoas certas poderemos mudar nosso mundo para melhor. Uma equipe completa é aquela que encontra o sucesso na união.
Mas o trabalho continua! Não vamos parar! Que possamos alcançar os patamares mais altos da educação do estado, do Brasil, com a garra de sempre, que nós, profissionais da educação, sabemos ter! Bom trabalho!

Sandro Rebouças

VI Edição Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro

No dia 29 de agosto de 2019, a coordenadora Lilian Gomes da EEM Francisca Moreira de Souza - Extensão de Paripueira, certificou com menção honrosa o professor Francisco Sena e os alunos Bruna, Bruno e Ticiane, todos do terceiro ano, pelo ótimo desempenho na VI Edição Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro ✍️.

VI Edição da Olimpíada de Língua Portuguesa - Escrevendo o Futuro

No dia 27 de agosto de 2019, a EEM Francisca Moreira de Souza certificou os professores e alunos que participaram da etapa escolar da VI Edição da Olimpíada de Língua Portuguesa - Escrevendo o Futuro.

A UM PASSO DO PARAÍSO

A EEM Francisca Moreira de Souza parabeniza 🎉 a aluna Camila da Silva Melo pelo belíssimo artigo de opinião sobre o lugar onde vive 👏🏼👏🏼👏🏼

A UM PASSO DO PARAÍSO


Beberibe é um município da costa leste do estado do Ceará. Nossa cidade usufrui de uma unidade de conservação sustentável, denominada APA (Área de Proteção Ambiental) da Lagoa do Uruaú. Entretanto, apesar de ser um refúgio biológico de grande valor ambiental, são recorrentes inúmeras ações que colocam em risco a sua preservação.
O maior entrave para uma eficiente conservação da APA é a especulação imobiliária; e a ocupação desordenada dessa área pode banir as riquezas naturais, pois os problemas decorrentes dessa prática podem ser prejudiciais à preservação ecológica da lagoa e de seu entorno.
Entre os maiores problemas enfrentados estão o desmatamento; as queimadas; a pesca predatória e o tráfego de veículos sobre as dunas. Por esses motivos, a área vem sofrendo processos de degradação de espécies nativas, perturbação da fauna e da flora, além do desequilíbrio da dinâmica hídrica e sedimentar.
Contudo, a população da Barra da Sucatinga e outras adjacentes sobrevivem basicamente dos recursos naturais como a pesca e o desenvolvimento de atividades turísticas e de lazer.
Vale ressaltar que algumas atividades de fiscalização ocorrem permanentemente na APA, como o monitoramento aéreo semanal e as pesquisas sobre a qualidade da água da lagoa. No entanto, a principal ação não está sendo realizada, que é a conscientização da população e dos visitantes acerca da importância da conservação e do uso consciente de seus recursos.
Portanto, é necessária a ampliação do número de placas educativas, além da conservação das existentes, a fim de promover informações não só aos turistas, mas também aos próprios moradores sobre as proibições. Importante também é realizar parcerias com órgãos públicos e privados para a realização de atividades educativas como palestras, aulas de campo entre outras.
Ademais, é imprescindível a orientação para denúncias de agressão ao meio e a criação de um projeto de ocupação ordenada da área. Desse modo, poderemos usufruir de maneira sustentável de nosso paraíso e estaremos a um passo de solucionar os problemas que afetam a nossa belíssima Lagoa do Uruaú.

II Avaliação Diagnóstica de Língua Portuguesa e Matemática

A EEM Francisca Moreira de Souza realizou no mês passado, com os alunos dos 2º e 3º anos, a II Avaliação Diagnóstica de Língua Portuguesa e Matemática, com o objetivo de apoiar a qualificação do trabalho pedagógico da nossa escola. Agradecemos ao apoio de todos os envolvidos na aplicação e esperamos que nossos discentes alcancem excelentes resultados!!! 👏🏼👏🏼👏🏼




Visita do IFCE

Na tarde do dia 21 de agosto de 2019 a EEM Francisca Moreira de Souza recebeu uma equipe do IFCE de Aracati, onde os mesmos realizaram a divulgação dos cursos técnicos e de nível superior.


XIII Bienal Internacional do Livro

Os alunos da EEM Francisca Moreira de Souza, acompanhados da professora Adeliane, visitaram à XIII Bienal Internacional do Livro.

III Corrida das Escolas Públicas Estaduais do Ceará

É com imensa satisfação que EEM Francisca Moreira de Souza parabeniza🎉🎊 a professora Taiana Monteiro por ter ficado em segundo lugar🥈🥈🥈 na III Corrida🏃🏻‍♀️🏃🏻‍♂️ das Escolas Públicas Estaduais do Ceará e irá representar nosso estado em Recife. #AcreditamosEmVocê #EstamosComVocê #FMBemRepresentada 👏🏼👏🏼👏🏼

Primeiro lugar

É com grande alegria que EEM Francisca Moreira de Souza parabeniza 🎉 🎊 o aluno Willian, da Extensão Parajuru, pelo primeiro lugar🏆 no nado borboleta (50 metros), na Macro Regional 👏🏼👏🏼👏🏼 #AogostoDoAluno

Grupo de estudos

O professor Francineudo Nunes realizou na manhã de hoje, em nossa extensão de Parajuru, um grupo de estudos preparatório para Saeb/Spaece😉

Alunos leitores

No dia 16 de agosto de 2019, o Centro de Multimeios da EEM Francisca Moreira de Souza homenageou os alunos leitores do primeiro semestre, na ocasião foi entregue um certificado de reconhecimento aos discentes que leram mais livros 📚