Apresentação Projeto DIGIT - MED em São Paulo

Estudantes e professores da EEM Francisca Moreira de Souza estiveram nos dias 14 e 15 de novembro, participando do 7º Simpósio Ação Cidadã – SIAC e do terceiro encontro nacional da Sociedade Internacional para Pesquisa Cultural- Histórica e da Atividade – ISCAR. O evento ocorreu na Faculdade do Educador – FEDUC, em parceria com o Grupo de Pesquisa Linguagem em Atividades no Contexto Escolar – LACE vinculado a PUC/SP.

O SIAC teve por perspectiva “compartilhar saberes produzidos em diferentes espaços de atuação social e de pesquisa [...]”, provocando “o debate colaborativo-crítico e criativo entre os participantes, com vistas à mobilização e à transformação informada da sociedade, além de propiciar lócus para que os participantes apresentem e aprofundem discussões sobre as práticas sociais e compreensões sobre as bases teórico-metodológicas de suas pesquisas e ações.” O evento tem como público-alvo pesquisadores, diretores, coordenadores, supervisores, professores, alunos e funcionários.

Na oportunidade os estudantes apresentaram o trabalho desenvolvido em nossa escola através do DIGTt-ME-D-Ceará, que em parceria com o LACE, oportuniza aos docentes e discentes a construção de atitudes e práticas pedagógicas, de produção do conhecimento valendo-se do multiletramento, da multimodalidade, da multiculturalidade e da multimídia, com foco em experiências interdisciplinares.

Na ocasião os discentes também tiveram a oportunidade de desfrutar um tour cultural em São Paulo/SP, visitando os seguintes locais: Pinacoteca, Museu da Língua Portuguesa, Av. Paulista, Mercado Central, Estação da Luz, Av. 25 de Março, Campus da PUC e Campus da USP.

A realização deste Projeto só se fez possível graças aos diversos patrocinadores, que de contribuíram para o translado dos estudantes:

Prefeitura Municipal de Beberibe;
Secretaria Municipal de Educação – Beberibe/CE;
Editora Moderna;
Tendência Educação;
Professora Maria Regina Passos
Professores e Núcleo Gestor da EEM Francisca Moreira de Souza
Grupo de Pesquisa LACE;
Vereadores: João de Valdemar, Chico Cândido, Antônio da Altina e Joaquim do Uruaú