Jornal FM



Resultado da I Olimpíada de Matemática da EEM Francisca Moreira de Souza


Relação dos alunos que obtiveram resultado satisfatório na OMFM (I Olimpíada de Matemática da EEM Francisca Moreira de Souza). Desde já a escola agradece a todos que contribuíram para o acontecimento dessa ação. 

RESULTADO DA OMFM –NÍVEL 1
1º LUGAR
ALUNO(A)
SÉRIE
CARLOS DANIEL DA SILVA BATISTA
1º K
GABRIELE FERNANDES DA COSTA RODRIGUES
1º H
TATIANE CHAGAS DA SILVA
1º B
LIZA RIENA PEREIRA DE FREITAS
1º H
RAIANE FERREIRA DE BARROS
1º E
2º LUGAR
ELOISA NASCIMENTO DA COSTA
1º F
MARIA DA CONCEIÇÃO FELIX CARVALHO
1º J
WILKER DE ALMEIDA SANTOS
1º H
LUIS CLAUDIO MOREIRA DA SILVA
1º C
ANTONIO GIVLEUDO DA SILVA
1º D
3º LUGAR
KELVEN ROCHA GONDIM FERREIRA
1º E
JOSÉ ANICLEILTON FERNANDES
EJA
FRANCIMEIRE RIBEIRO DE LIMA
EJA
FRANCISCO WILLIAM OLIVEIRA DOS SANTOS
EJA
FELIPE RIBEIRO DA SILVA
1ºF
































RESULTADO DA OMFM –NÍVEL 2
1º LUGAR
ALUNO(A)
SÉRIE
LENNY FERREIRA DA SILVA
2º B
BRENNA KEZIA RODRIGUES DE LIMA
2º E
CAMILA DOS SANTOS ARRUDA
2º D
JOSIVAN CARDOSO DA ROCHA
2º I
LUCAS LIMA DA SILVA
2º E
2º LUGAR
IGOR LEANDRO
2º A
MARIA EDIVÃNIA MARCELINO DE ALMEIDA
2º B
LIDIANE DOS SANTOS GOMES
2º B
COROLINE MONTEIRO RIBEIRO
2º C
WADERSON FELIPE PEREIRA
2º J
3º LUGAR
JOÃO IGOR FERREIRA SILVA
2º J
KAROLINE SILVA MONTEIRO
2º H
MARCELO DE VASTRO MATEUS
2º H
ALINE NASCIMENTO DA SILVA
2º C
JESSÉ DA SILVA CARNEIRO
2º C






































RESULTADO DA OMFM –NÍVEL 3
1º LUGAR
ALUNO(A)
SÉRIE
REGIVÃSNIA DA ROCHA CAVALCANTE
3º I
ANDERSON COSTA RODRIGUES
3º A
SEBASTIÃO IVONISIO DA SILVA MARTINS
3º G
MARIA BRENNA DE ARAÚJO MAGALHÃES
3º A
GISELE DOS SANTOS OLIVEIRA
3º H
2º LUGAR
JEILSON DOS SANTOS DAMASCENO
3º A
MILENA DOS SANTOS
3º A
JOSÉ LEONILDO DE SOUZA REBOUÇAS
3º C
ALESSANDRA SANTOS DOS ANJOS
3º C
ALAN DE PAULA E LIMA
3º D
3º LUGAR
LARICE FERNANDES DA SILVA
3º F
STEPHANE RODRIGUES LIMA
3º G
BRUNO EDUARDO RODRIGUES DOS SANTOS
3º G
RIVANEISON FONSECA DOS SANTOS
3º C
DANIEL RIBEIRO DA ROCHA
3º C

Seleção E-jovem - Módulo II 2014


Seleção para composição da nova turma do Projeto E-Jovem – Módulo II-2014
A Escola de Ensino Médio Francisca Moreira de Souza, situada à Rua Carmozita Ferreira Cassiano, s/n. Sucatinga - Beberibe/CE torna público o processo de seleção para composição da nova turma do Projeto E-Jovem – Módulo II, com início previsto para a segundo semestre do ano letivo, conforme edital.
1. Das Vagas
Serão ofertadas 20 (vinte) vagas para os estudantes de 3º anos e egressos do Ensino Médio da citada escola e que tenha, obrigatoriamente, concluído de forma satisfatória o módulo I do Projeto E-Jovem. 
2. Dos critérios de seleção
Os alunos interessados deverão preencher a ficha de pré-inscrição, disponível na Coordenação Escolar, no período de 23 de maio a 30 de maio de 2014.
O resultado será divulgado pelo Núcleo Gestor no dia 03 de junho de 2014.
3. Da documentação
Documentação para a inscrição (Xerox)
• 01 Foto 3x4;
• Cópia do Registro Geral (RG);
• Cópia do Cadastro de Pessoa Física (CPF);
• Cópia do Registro Civil - Certidão de Nascimento ou Casamento;
• Cópia do comprovante atualizado de Endereço (SOMENTE água ou luz);
• Cópia do Cadastro Único quando houver;
• Declaração que está regularmente matriculado (para estudantes cursando Ensino Médio na Rede Pública);
• Cópia do Histórico Escolar e Diploma (para estudantes que concluíram o Ensino Médio na Rede Pública ).

Só serão aceitas as inscrições que apresentarem todos os documentos supracitados.
4. Da participação do estudante.
O estudante do Projeto E-Jovem deverá demonstrar disponibilidade de tempo para o desenvolvimento do projeto ao longo dos doze meses, apresentando frequência superior a 85% e cumprindo as normas regimentais da escola.
Os casos em contrário serão analisados pelo Núcleo Gestor da EEM Francisca Moreira de Souza.

Atenciosamente,

_____________________________________________
FRANCISCO ANTÔNIO RIBEIRO DA FONSECA
DIRETOR

Convite SuperAção - 2014


PROJETO CEARÁ LETRAS QUE CANTAM – II EDIÇÃO

PROJETO CEARÁ LETRAS QUE CANTAM – II  EDIÇÃO


INTRODUÇÃO

            Entende-se a língua como meio de legitimar a cultura de um povo e o preconceito linguístico, não passa só pela questão dos mitos, mas por outras questões mais amplas, como o preconceito regional, leque que envolve não só a língua, mas também a cultura, de maneira geral. Ele é tanto mais poderoso, porque, em grande medida é invisível no sentido de que quase ninguém se apercebe dele, quase ninguém fala dele, com exceção dos raros cientistas sociais. (BAGNO,1999, p.23)
            É necessário incentivar seu uso para aprimoramento do conhecimento, estimulando o aluno a ler e intrepretar textos, entendendo nos gêneros textuais as várias possibilidades de comunicação, promovendo assim o dialogismo da linguagem. (BAKHTIN,1995)
            Precisa-se, antes de tudo, fazer uma reflexão sobre o caráter social da linguagem, buscado entendê-la e trabalha-la enquanto prática social através do conhecimento dos autores e a cultura cearense.


JUSTIFICATIVA

            A segunda edição do projeto busca divulgar não só as obras literárias de autores cearenses, como na 1ª edição, mas, integrar a literatura e a música, nos seus diversos aspectos, ampliando as possibilidades de comunicaçao da língua e aproximação dos alunos com a cultura cearense, através do estudo de nomes, que promoveram a difusão no cenário nacional, e até internacional, das riquezas naturais e culturais do Ceará, enaltecida através das canções e poemas idealizados por diversas gerações de artistas.


OBJETIVOS:


-        Estimular o uso da língua como ferramenta de interação social, através dos diversos gêneros, de forma  a valorizar, inclusive, aspectos da cultura cearense;

-        Ampliar o conhecimento dos alunos referentes a língua, musicalidade local, literatura de cordel, a poesia e demais gêneros que valorizem o caráter social desses meios de comunicativos;

-        Promover a aproximação e a valorização da cultura cearense, através do reconhecimento de diversos artistas, como Fagner, Ednardo, Amelhinha, Valdonys, Belchior, Italo e Renno, entre outros, que contribuem, através das suas obras, para o engrandecimento e disseminação da cultura cearense no geral.

-        Estimular o aluno a ler e interpretar textos, entendendo nos gêneros textuais as várias possibilidades de comunicação;

METODOLOGIA:

            Optou-se pela pesquisa exploratória, por que esse tipo de pesquisa permite uma maior familiaridade  com o problema, tornando-o mais explícito, envolvendo levantamento bibliográfico, análise das obras, apresentações para a comunidade escolar, de forma que “estimule a compreensão e a participaçao de toda comunidade escolar” (SELLTIZ et al. 19667, p.63)
            Como instrumento de coleta de dados, utilizou-se as leituras das obras e posteriormente, apresentação de atividades lúdicas e artístico-culturais para o envolvimento de todos no projeto.     
            Para isso, realizaremos algumas ações que orientarão a metodologia do nosso projeto:
  • Programação na rádio escola com o artista do Mês;
  • Atividades artísticas e lúdicas no pátio;
  • intervalo musical;
  • danças e jogos no pátio sobre as obras de autores cearenses


CONSIDERAÇÕES FINAIS

            Conforme resultados, a falta de leitura pode ser responsável pelo baixo desempenho na aprendizagem desses alunos. Para mudar esse quadro é preciso motivação e estimulo por parte destes. O projeto desenvolvido tem trazido êxito, pois é visível a mudança no desempenho dos alunos que participaram das atividades desenvolvidas ao longo do ano, principalmente após o incentivo à leitura, mostrando sua importância no desenvolvimento intelectual, social e pessoal do indivíduo, bem como a valorização da cultura cearense.


CRONOGRAMA DAS ATIVIDADES
PROJETO - CEARÁ, LETRAS QUE CANTAM – II EDIÇÃO
DIA 06/05/2014
REABERTURA DO PROJETO
·          Apresentação da reabertura do projeto com a justificativa;
·          Apresentação do perfil  dos artistas homenageados e suas obras;
·          Interpretação da música tema do projeto: Ceará terra da luz
·          Leitura de poesia sobre o Ceará;
·          Apresentação de Dança;
·          Apresentação de teatro (Iracema);
·          Apresentações musicais;
 MESES
TEMÁTICAS ESTUDADAS
SÉRIES
MAIO
FAGNER E O ROMANTISMO DO BRASILEIRO;
intervalo literário nos dias 20,21,27 e 28 (sarau)
2º anos
JUNHO/JULHO
EDNARDO E O MODERNISMO NO BRASIL;
intervalo literário nos dias 22,23,27 e 28 (sarau)
3º anos
AGOSTO
VALDONYS-RESGATE E VALORIZAÇAO DAS RAÍZES NORDESTINAS;
intervalo literário nos dias 19,20,26 e 27(sarau)
1º anos
SETEMBRO
BELCHIOR – PÓS MODERNISMO NO BRASIL E CORRENTES DEMOCRÁTICAS;     
intervalo literário nos dias 23,24,30 e 01/10(sarau)
 3º anos
OUTUBRO
AMELHINHA – A MARCA DA MULHER BRASILEIRA NA ARTE;
intervalo literário nos dias 21,22,28 e 29(sarau)
2º anos
NOVEMBRO
ITALO E RENNO E NOVAS GERAÇÕES – BRASIL ATUAL;
intervalo literário nos dias 18,19,25 e 26(sarau)
1º anos
DEZEMBRO
ARTISTAS LOCAIS – A COR LOCAL;
intervalo literário nos dias 16, 17  e 22 (sarau de encerramento)
Todos




REFERENCIAS


BAGNO,