Ações extensão Forquilha

Ações extensão Forquilha - Outubro e Novembro.


AÇÃO DO PDT -OUTUBRO ROSA 

AÇÃO MOTIVACIONAL - ENEM

AGENDA 22- DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA

AULÃO ENEM

AULÃO SPAECE-1º ANOS

COMEMORAÇÃO - DIA DO PROFESSOR

PROFESSORES ANIVERSARIANTES DO MÊS

PROJETO CEARÁ LETRAS QUE CANTAM

PROJETO DIRETOR DE TURMA -1º J

REUNIÃO DE PAIS

SIMULADO -SEDUC

Atenção ALUNOS(AS)

NOVA DATA DA APLICAÇÃO 
DO TESTE DO SPAECE
DIA: 11/12/2013

Formação Continuada para os Professores(as)

EEM Francisca Moreira de Souza realiza a conclusão da formação continuada em TI para os professores, mais uma ação do ProEMI/Jovem de Futuro.


Aula de Campo - Redenção/CE

Em consonância com o Dia da Consciência Negra e a valorização e reconhecimento da história cearense frente ao processo de abolição da escravatura, estudantes dos 2º anos “G” e “H” da EEM FRANCISCA MOREIRA DE SOUZA – EXTENSÃO: PARAJURU, realizaram na última quinta-feira (21) uma aula de campo em campo no município de Redenção/CE. 

Organizada pelos Professors das Ciencias Humanas e suas Tecnologias, através do PROEMI/Jovem de Futuro. Os idealizadores da aula: professores Afonso Freire e José Raimundo, os estudantes puderam vivenciar um pouco da realidade escravocrata da história do Brasil, tornando práticos todos os conteúdos trabalhados nas disciplinas de História e Sociologia, em sala sobre a temática tratada na aula de campo, conciliando teoria e prática. 

O município citado foi escolhido por ser o primeiro município brasileiro a pôr fim à pratica escravista. Com o auxílio da Secretária de Cultura de Redenção (SRC), os estudantes visitaram o Museu do Negro Liberto, realizaram um city-tour pelo centro da cidade, analisando o patrimônio arquitetônico-cultural de Redenção e finalizando a aula com uma visita ao parque das Águas da região.

A atividade ainda contou com a valiosa contribuição dos professores Leonardo Monteiro, Lilian Gomes, Francisco Raimundo Simões Inácio e Aldenísio Sousa que auxiliaram de forma primordial para obtenção dos objetivos e conhecimentos alcançados pelos estudantes

EEM Francisca Moreira de Souza parabeniza o protagonismo dos professores e a dedicação dos estudantes.




Campanha Pró-Matrícula

Na tarde desta sexta-feira (22) o Diretor Escolar Francisco Antônio, o Coordenador Escolar Diogo Barrêto e a Presidente do Grêmio Escolar Jhuly Torres estiveram visitando as turmas de 9º ano das Escolas Municipais Raimunda Carneiro - Uruaú e José Tehemio Bezerra - Palmeira. 

As visitas tiveram como objetivo a sensibilização dos estudantes concluintes do ensino fundamental quanto aos prazos e documentos necessários para a realização da matrícula na EEM Francisca Moreira de Souza, bem como falar das possibilidades de sucesso e aprendizado que os estudantes terão ao escolher fazerem parte da Família FM. Os encontros também possibilitaram o esclarecimento de dúvidas, quanto ao Ensino Médio e suas possibilidades.

A EEM Francisca Moreira de Souza agradece a acolhida nas Escolas Municipais e espera encontra todos os estudantes no ano letivo 2014 que iniciará no dia 05 de fevereiro, com inúmeras novidades.



Agenda 22 - Tema: Preconceito


Na manhã desta sexta-feira foi realizado mais uma ação da Agenda 22 - Projeto VIVE - PPDT. Tendo como tema o preconceito e a Dia da Consciência Negra. Estudantes e PDT Rosângela do 1º ano "C" realizaram um momento de sensibilização durante o intervalo, por meio de paródias, poemas e cartazes.
Com foco do fim do preconceito na valorização do ser humano de diferentes etnia, religião, classe social, nacionalidade e sexo.


Atleta na Escola - Etapa Municipal


Com foco na qualidade de vida e na promoção de práticas saudáveis a EEM Francisca Moreira de Souza participou da segunda etapa do Programa de Formação Esportiva Escolar, denominado “Atleta na Escola” desenvolvido pelo Governo Federal e o Comitê Olímpico Brasileiro. 

O Programa Atleta na Escola, que objetiva incentivar a prática esportiva nas escolas, democratizar o acesso ao esporte, desenvolver e difundir valores olímpicos e paraolímpicos entre estudantes de educação básica, estimular a formação do atleta escolar e identificar e orientar jovens talentos. 

A etapa municipal aconteceu no Estádio Municipal de Beberibe e contou com a participação da EEM Francisca Moreira, EEM Ana Facó e EEEP Pedro de Queiroz.

Acompanhado pelo professor de Educação Física Bruno Chagas, estiveram participando da etapa dos estudantes: Larissa Gomes, Marcelo Barbosa e Elton Gustavo, classificados na primeira fase.

Tendo por resultado final os seguintes destaques:
Prova de 100 metros masculina: 2º lugar Marcelo Barbosa e 3º lugar Elton Gustavo;
Prova de 3000 metros masculina: 1º lugar Elton Gustavo;
Corrida de salto masculina: 1º lugar Elton Gustavo e 3º lugar Marcelo Barbosa.
Prova de 100 metros feminino: 3ª lugar – Larissa Gomes.

A EEM Francisca Moreira de Souza parabeniza aos estudantes e professor pelos resultados alcançados e deseja sucesso na próxima etapa.



Aula de Campo no Município de Aracati


Aula de Campo no município de Aracati, com os estudantes do 1º ano "A", "B", "C", "D" e "E". A aula de campo partiu da necessidade de conciliar teoria e prática, quanto ao debate do patrimônio arquitetônico e cultural do Brasil Colônia, trabalhados na disciplina de História da Professora Elizeuda Gama. 

Que utilizou os recursos disponibilizados pelo ProEMI/Jovem de Futuro e oportunizou aos alunos uma aula de história no Município de Aracati, visitando a "Rua Grande" e seus prédios históricos. A atividade contou com a contribuição dos Professores Bruno Chagas, Ivanilda Ribeiro e Rosângela Carlos. Além da Guia Coordenadora Escolar Catarina Angélica. O resultado da Aula de Campo será apresentado aos demais estudantes da escola na próxima semana, através de exposição visual e oral nos intervalos escolares.
EEM Francisca Moreira de Souza parabeniza a professora pela iniciativa e protagonismo.



Recursos Jovem de Futuro.

Através de recursos do  Jovem de Futuro/PROEMI  mais equipamentos foram adquiridos para melhorar o espaço escolar e beneficiar os alunos.

Prova SAEB

 Escola Francisca Moreira de Souza foi sorteada para realização do prova do SAEB, na turma do 3º ano D e na extensão de Parajuru no 3º ano H. O objetivo da prova é medir o conhecimento dos alunos do Ensino Médio, além de diagnosticar para melhorar.


SPAECE

A Escola Francisca Moreira de Souza realiza mobilização para o SPAECE - 2013


Premiação SPAECE 2012.


Nesta terça-feira (12) aconteceu no Centro de Eventos em Fortaleza/CE a Solenidade de Premiação do SPAECE-2012 com os estudantes das CREDE’s 01 a 09 e SEFOR. Na ocasião os 16 estudantes da EEM Francisca Moreira de Souza, com nível adequado no último SPAECE, foram agraciados com um Notebook. A premiação é parte do Projeto Estudar Vale a Pena e visa reconhecer e valorizar o ensino de qualidade no estado do Ceará.

O SPAECE, na vertente Avaliação de Desempenho Acadêmico, caracteriza-se como avaliação externa em larga escala que avalia as competências e habilidades dos alunos do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, em Língua Portuguesa e Matemática. As informações coletadas a cada avaliação identificam o nível de proficiência e a evolução do desempenho dos alunos. Realizada de forma censitária e universal, essa avaliação abrange as escolas estaduais e municipais, utilizando testes, com itens elaborados pelos professores da Rede Pública, tendo como orientação os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) do Ministério da Educação (MEC) e os Referenciais Curriculares Básicos (RCB) da Seduc. São aplicados, também, questionários contextuais, investigando dados socioeconômicos e hábitos de estudo dos alunos, perfil e prática dos professores e diretores.

A solenidade contou com a presença do Governador do Estado do Ceará Cid Gomes, a Secretária de Educação do Ceará Isolda Cela, representantes da Assembleia Legislativa, Coordenadores e Equipe das CREDE, em especial a CREDE 9 de Horizonte, Diretores, Coordenadores, Professores, Familiares e Estudantes.

Com essa Solenidade todos que formam a EEM Francisca Moreira de Souza fortalecem o trabalho e a dedicação para superarmos os resultados no ano de 2013. E convidamos a todos para a maratona do SPAECE 2013, que ocorrerá entre os dias 25 e 29 de novembro.

A EEM Francisca Moreira de Souza parabeniza a todos os estudantes e professores pelo brilhante resultado no SPAECE-2012.





Formação Professor Diretor de Turma

EEM Francisca Moreira de Souza, realiza Formação Professor Diretor de turma, tendo como pauta: SPAECE, Rendimentos 3º período e Elaboração do Plano Mensal de novembro.

Laboratório Intinerante - Extensão de Parajuru

Laboratório de Ciências da EEM Francisca Moreira de souza realiza aula na extensão de Parajuru, com o objetivo de diversificar as ações do Laboratório ao alunos com aulas práticas das disciplinas de Biologia / Química / Física / Matemática.

Encerramento do Curso de Informática - FM Inclusão Digital

Encerramento do Curso de Informática do PROJETO FM INCLUSÃO DIGITAL, para os alunos dos 1º anos da EEM Francisca Moreira de Souza.

Formação

Escola realiza através do projeto Jovem de Futuro a segunda formação para os professores de Ciências da Natureza, com a seguinte temática: Construindo uma prática experimental.

Feira de Regional Ciências e Cultura.

A Escola Francisca Moreira de Souza participou da V Feira Regional de Ciências e Cultura da 9ª CREDE.


Ceará Letras que Cantam.

Os alunos do 3º ano A, apresentam o autor José Alcides Pinto através de parodias, poesias e biografia, além de ressaltar suas obras e seu estilo literário.