Dia Nacional do Livro

Em comemoração ao Dia Nacional do Livro, a EEM Francisca Moreira de Souza, reúne seus alunos para um momento especial ao LIVRO, alguns alunos deram depoimentos sobre livros que leram e nunca esqueceram, como também apresentaram poesias e músicas sobre esse amigo (livro) que está sempre tão próximo de nós, enriquecendo-nos de conhecimentos e experiências fantásticas.

Agradecimentos

Agradecemos a todos(as) professores(as) / funcionários(as) / motoristas, pela dedicação e empenho na realização das provas do ENEM - 2013, pois foi um sucesso.
Att;
Francisco Antônio Ribeiro da Fonseca
Diretor

Aula na FVJ (Faculdade Vale do Jaguaribe)

Alunos da EEM Francisca Moreira de Souza, participam da aula Orientação para o Trabalho na FVJ (Faculdade Vale do Jaguaribe).

Motivação ENEM.

Na reta final para o ENEM, a Escola Francisca Moreira de Souza organiza momento de conhecimento e descontração para os alunos que irão fazer a prova no sábado e domingo. Iniciou-se com o café da manhã recepcionados pela Banda Marcial de Pindoretama, em seguida os alunos tiveram um mini aulão com Deputado Artur Bruno, o mesmo compartilhou ainda dicas para se dar bem no dia da prova. Estiveram presente também Dona Socorro coordenadora da UVA e Padre Dourado diretor do IDJ, para passar sua mensagem de motivação aos nossos alunos, ainda presentes no evento estavam os pais de alunos que vieram para prestigiar uma ação tão importante. Foi um momento de grande importância para nossos alunos de Sucatinga, Paripueira e Parajuru. E os votos de todos que fazem a Escola Francisca Moreira de Souza é que todos seus alunos façam uma boa prova e garantam seu lugar na Universidade.
Sucesso a todos!!!


Simulado SPAECE

Alunos do 1º Ano G (Paripueira) realizam simulado do SPAECE.
Uma ação do LEI (Laboratório Escolar de Informática).

Preparação para o ENEM 2013 - Extensão de Parajuru

Na reta final de preparação para o ENEM 2013, foi realizado no dia 23 de outubro na Extensão Parajuru, um momento de sensibilização com os alunos dos 3º anos apontando dicas e orientações sobre o exame.


Aula de campo em Icapuí - Extensão de Paripueira 2º E e 3º F

Nossa primeira parada foi no mirante localizado na parte alta da cidade, que logo na entrada nos presenteou com uma vista belíssima, onde os nossos alunos puderam perceber a planície litorânea com a predominância da estrutura geológica denominada “formação barreira”.

Visita ao projeto “De corpo e Alga”, grupo formados em sua maioria por mulheres que cultivam algas para a produção de cosméticos, sabonetes e shampoos, bem como alimentos, como as gelatinas que são distribuídas para as escolas de Icapuí.
As mulheres nos receberam e mostraram como funciona o projeto e os seus impactos socioeconômicos, melhoria na renda das famílias e mudanças de hábitos, já que as pessoas envolvidas no projeto despertaram sua consciência ecológica, passando a preservar o meio em que vivem e trabalham.
Depois fizemos uma caminhada de tirar o fôlego pela praia até a estação ecológica Mangue Pequeno, na praia de Requenguela, onde o pessoal do projeto “De olho na água” nos mostraram suas ações voltadas para o monitoramento da água da região e preservação ambiental, onde eles cultivam mudas de Mangue para o reflorestamento das áreas degradadas.
Valeu apena! Passamos por uma passarela construída dentro do mangue de forma sustentável, onde o contato direto com esse ambiente nos encheu de energias.
Renovados, fomos à Praia de Ponta Grossa, observar as principais estruturas geomorfológicas que formam o terraço marinho, compreendido por campos de dunas e Falésias antigas, percebendo os agentes que atuam na modelagem da região.

Aula de Campo - extensão de Parajuru.

Aula de campo interdisciplinar, promovida pela Escola Francisca Moreira de Souza - extensão Parajuru, com visitação ao Parque do Cocó e a Seara da Ciência - UFC, proporcionou a integração de várias disciplinas, como a geografia, sociologia, física, matemática e química, de modo a vivenciar a teoria unida a prática.

















Mais fotos aqui

Simulado SPAECE - Extensão de Paripueira

Os professores(as) do Laboratório Escolar de Informática (LEI) da EEM Francisca Moreira de Souza, realizam simulados de Português e Matemática para os alunos dos 1º anos da Extensão de Paripueira, preparando o alunado para que obtenham um bom resultado no SPAECE - 2013.

Preparação ENEM.

Professores do LEI e o diretor Francisco Antônio realizam momento de preparação para o ENEM com orientações e depoimentos de ex-alunos que ingressaram no ensino superior por meio do ENEM, momento esse que teve o intuito de mostrar a grandeza e a importância dessa prova para a vida dos estudantes. O ENEM é o primeiro passo para o ingresso na faculdade, e a Escola Francisca Moreira prepara seus alunos para terem bom êxito nessa prova.


Apresentação do escritor Domingos Olímpio

Professora Ana Paula juntamente com os alunos do 2º ano B realiza mais uma apresentação do projeto Ceará letras que cantam. Contemplando o autor cearense Domingos Olímpio, um dos principais representante do Naturalismo brasileiro, a obra em destaque foi Luzia-Homem, a qual narra a triste trajetória de um grupo de retirantes assolados pelo flagelo da seca bem característica da região nordestina. No momento foi apresentada uma curta metragem do filme de Luzia-Homem, leitura da biografia e jogos relacionados à vida e obra do escritor.



















Veja mais fotos na nossa página.

Centenário de Vinícius de Moraes

O Centro de Multimeios junto com os professores de Linguagens e Códigos realizam momento de homenagem do centenário de Vinícius de Moraes com leitura de sua biografia, soneto e músicas de sua autoria, como Garota de Ipanema e Samba da Benção.



















Veja mais fotos em nossa página.

Depoimento de um ex-aluno da EEM Francisca Moreira de Souza, aprovado no ENEM - Cursando Medicina.

Enem: Querer é poder...

A preparação para a prova do ENEM, sem dúvida, foi uma fase marcante, árdua e reservadora de minha vida. Lembro-me como se fosse hoje das redações semanais que deveriam ser feitas, dos extensos simulados, dos aulões, dos cursos de férias e dos soados finais de semanas de estudos(Sim, de estudos)... Era tanto conteúdo para estudar, tanta coisa pra relembrar, tanta coisa pra aprender(ainda), tantos temas de redações sobre atualidades e abstratas, tantos professores aparentemente chatos(mas que foram diferenciais na hora da prova) que nem acredito que isso tudo já passou... e passou...
Hoje, posso dizer que um dos meus sonhos foi conquistado: consegui entrar no curso que desde os dez anos almejava. E POR MEIO DO ENEM... Não passei de primeira ( as estatísticas não contribuíam, kkkkkkk), mas a persistência foi fundamental, pois acertadamente continuei tentando, acreditando em mim mesmo e em todos aqueles que alimentavam este meu QUERER: família, professores, amigos...
Ante tudo isso, o que mais ficou evidente pra mim e espero carregar para o resto de minha vida é a ex-teoria e agora compartilhada experiência de vida: a potencialidade do já mencionado QUERER... O querer que nos faz continuar quando realmente estar difícil...o querer que nos faz sonhar...o querer que nos norteia...O QUERER QUE É PODER... 
Desse modo, meus queridos colegas-calouros da Francisca Moreira de Souza ( se assim me permitem a intimidade) desejo-lhes uma boa prova e um bom desempenho( sorte é coisa da concorrência ). Não esqueçam de manter a calma, ela é muito importante e pode ser decisiva em 180 questões mais uma redação por prova (uma verdadeira maratona). Ah, uma última dica, BEM PESSOAL: quando verem aquela natural multidão antes da prova e tentarem dividi-la pelo total de vagas oferecidas, não esqueçam de subtrair A SUA VAGA, por que cada um de vocês pode, por que sei que vocês vão conseguir e por que vocês devem e vão QUERER, afinal de contas, comprovadamente, querer é poder!!! 
Saudações a todos os vestibulandos e professores, 



Bruno Fonseca dos Santos
( “aluno por um tempo e ex-aluno para sempre da Escola Francisca Moreira de Souza”;
Acadêmico de Medicina;
Membro da Liga Acadêmica de Cardiologia da FMV).

Resultado Enquete Professor NOTA 10 (sede e extensões)

Resultado enquete PROFESSOR NOTA 10

SEDE - 1º Lugar - Rosângela dos Santos
Paripueira - 1º Lugar - Bruno Chagas
Parajuru - 1º Lugar - Breno Chagas
Forquilha - 1º Lugar - Janderson da Rocha
PPDT (sede) - 1º Lugar - Bruno Chagas


Aula de História Profª Elizeuda 1º ano A e B

Trabalhando o conteúdo: Patrimônio Histórico e Cultural, no distrito de Sucatinga - Primeiro Aprender. 
Iniciamos o trabalho visitando a comunidade local, onde foi observado casas construídas no ano de 1932, como também templos religiosos. Os alunos compararam as construções anteriores, as atuais do século XXI, destacando os pontos arquitetânicos que lhe chamaram mais atenção como: tetos de carnaúba, paredes com tijolos batidos e outros.


Banda da ESCOLA

Banda da EEM Francisca Moreira de Souza, adquirida com recursos do Projeto Jovem de Futuro tem seus primeiros ensaios.

SPAECE.

O Laboratório de Informática junto com os professores de Português e Matemática realizam simulados para os alunos dos 1º anos, com o intuito de que os mesmo obtenham um bom resultado no SPAECE - 2013.

Dia do Professor e Funcionário.

A Escola Francisca Moreira de Souza realiza momento de descontração e homenagens a seus professores e funcionário que durante todo o ano desempenho seu trabalho com entusiasmo e dedicação.


Estudo sobre a 2ª Geração Modernista

Professora Gildeane realiza momento com os alunos do 3º ano D sobre a 2ª Geração Modernista trabalhando os escritores Carlos Drummond de Andrade, Cecília Meireles e Vinícius de Moraes.




Simulado Geekie - Ranking Geral

A EEM Francisca Moreira de Souza parabeniza o aluno Lucas Rodrigues do PRU que conseguiu atingir o 1º lugar no Ranking Geral do Simulado Geekie.

Palavras de Lucas Rodrigues.
Com esforço e dedicação consegui ficar em 1º lugar, obrigado a todos que confiaram em mim, aos professores, colegas, e as escolas eem francisca moreira de souza,e pedro de queiroz lima.

Atenciosamente: Lucas Rodrigues.


Simulado Enem

EEM Francisca Moreira de Souza realiza simulado do ENEM/Seduc.



















Veja mais fotos aqui.

Planejamento mensal - Outubro 2013

Em construção...

Ver mais fotos Aqui.

Entrega de equipamentos e brindes para professores

Em construção...

Ver mais fotos Aqui.

Gincana Educativa - Formação Cidadã

Professora Ana Paula realiza gincana educativa com provas competitivas e questões de conhecimentos gerais na aula de formação cidadã com os alunos do 2º ano A.

















Veja mais foto

Escolhas: de quem é a responsabilidade pelo curso de minha vida?

No dia primeiro de outubro, a Professora Diretora de Turma Keila Oliveira, realizou uma atividade diferente com os estudantes do 3º ano "D", durante a aula Formação para a Cidadania.

A professora convidou o Coordenador Pedagógico Batista da Escola Manuel de Lima, para expor seu depoimento sobre sua trajetória de vida, compartilhando as dificuldades e vitórias, em busca de sua formação profissional. O professor que reside na Sucatinga, filho de agricultores, apresentou como foi sua formação secundarista, as dificuldades encontradas, a carreira profissional e seu passo decisivo ao ingressar no Mestrado em Buenos Aires - Argentina.

















Veja mais fotos

Conclusão da disciplina de Inglês Técnico - E-Jovem MDL II

Na terça e quarta-feira, desta semana, ocorreu os dois últimos encontros dos estudantes do Projeto E-Jovem MDL II com a disciplina de Inglês Técnico, na coordenação do professor José Filho. Nesta etapa do curso, os estudantes aprofundam seu conhecimento com o inglês técnico, necessário para a formação no campo tecnológico.










Veja mais fotos

Campeonato de Futsal - Segundo Tempo

Teve início na noite desta quinta-feira, no Ginásio Poliesportivo da EEM Francisca Moreira de Souza, o I Campeonato de Futsal do Projeto Segundo Tempo.
O evento esportivo ocorrerá as quintas-feiras, envolvendo os estudantes da rede pública estadual e municipal que participam do Projeto Segundo Tempo.
O Campeonato segue o método de ponto corrido, no qual todas as equipes se enfrentam.
A competição envolve mulheres e homens e tem a orientação dos Professores Diuene e Janderson, com o apoio de Tonton e do Professor Gilvan.

















Veja mais fotos 

Encontro PPDT - 9ª CREDE

Nos dias 02 e 03 de outubro, estiveram na 9ª CREDE Horizonte os Professores Diretores de Turma, participando de formação de alinhamento da metodologia Projeto Diretor de Turma, a ação visa dá maior embasamentos aos PDT's em suas ações semanais junto as turmas, contribuindo para o engradecimento deste projeto.
Acompanhado do Coordenador Marco Gondin, os PDT's puderam trocar experiências e aprofundar seus conhecimentos.


Projeto Social - E-Jovem MDL I

A turma do Projeto E-Jovem realizou nesta quinta-feira (03.10.2013) o Projeto Social com as crianças matriculadas no CEI Raimundo Nogueira, em Sucatinga. A atividade é o fruto do trabalho desenvolvido ao longo dos seis meses na disciplina PTPS, do Professor Willian. A partir dos debates de sala de aula, a turma elaborou um projeto lúdico educativo, no qual objetivou através de dança, músicas, teatro de fantoche, peças teatrais e pintura, um dia de lazer e aprendizado para as crianças de 02 a 06 anos de idade.
Antes da ação, os estudantes haviam feito a apresentação do Projeto no Painel Social, momento em que são avaliados por um banca de professores e pela Equipe Técnica do Projeto E-Jovem da SEDUC/CE.
O trabalho mostra ainda a solidariedade, o empreendedorismo e o protagonismo juvenil. Despertando princípios e atitudes morais valiosas para o convívio em sociedade.
Ao todo 26 estudantes do Projeto E-Jovem realizaram a ação, que é a última etapa da disciplina e do Projeto E-Jovem em sua primeira fase.

EEM Francisca Moreira de Souza parabeniza a todos os estudantes e o Professor pelo brilhante trabalho realizado.

















Veja mais fotos

Encontro com Tutores

EEM Francisca Moreira de Souza realiza na manhã do dia 02 de outubro de 2013 encontro com tutores do Programa Jovem de Futuro.






Vista ao Parque Ecológico do Cocó

Alunos do Projeto Cuidando do Meio Para Salvar o Todo visitam o Parque Ecológico do Cocó, mais uma ação do Projeto que tenta repassar para os nossos alunos a necessidade de se preservar o meio.
Ver mais fotos Aqui.

Estudante do PRU da EEM Francisca Moreira de Souza é destaque no G1

O Estudante Lucas Rodrigues, da Turma “Preparação Rumo à Universidade - PRU” é destaque no site G1, que apontou os estudantes melhores colocados na plataforma Geekie. O Estudante que cursa o 3º ano na EEEP Pedro de Queiroz e integrante da turma do PRU do EEM Francisca Moreira de Souza tem se destacado em sua formação para o ENEM. Focado no curso de Engenharia Elétrica da UFC, o estudante tem buscado as diversas tecnologias para se preparar para o ENEM.
Na classificação nacional, o estudante encontra-se em sexto lugar, mas afirma que tem redobrado os estudos para alcançar o topo do ranking.
A plataforma Geekie oportuniza aos estudantes simulados inteligentes com foco na matriz de referência do ENEM, traçando um plano de estudo individual, a partir dos acertos e erros.
O ENEM tem data marcada para os dias 26 e 27 de outubro, e a EEM Francisca Moreira de Souza estar preparando uma série de atividades preparativas e motivacionais.

Palavras do aluno.
O Simulado Geekie Lab é de grande valia para o enriquecer e aprofundar o conhecimento, e com essa plataforma de ensino que está dinâmica pode-se trabalhar melhor o aluno, como eu que quero sempre avançar mais e claro trazer o retorno para a sociedade. 



Enquete

A EEM Francisca Moreira de Souza, realiza uma enquete para a escolha dos professores(as) Nota 10 da Escola sede e extensões de Paripueira, Parajuru e Forquilha. 
O objetivo desse trabalho tem como foco os seguintes critérios:
  • Pontualidade;
  • Práticas Pedagógicas Melhoradas;
  • Relação professor X aluno;
  • Transmissão do conhecimento.
O resultado final sera divulgado dia 12/10/2013 em que faremos a festa de confraternização dos mesmos.

Observações:
  1. A enquete esta na barra lateral direita do blog, mais abaixo.
  2. E permitido votar apenas uma vez, não importa quantas vezes você vote, seu voto será contabilizado apenas uma vez(bloqueado pelo sistema), por isso cuidado para não votar na turma (sede e extensões) errada, pois os professores aparecem em mais de uma turma.
  3. Caso aconteça um empate, sendo o mesmo professor(a) e PDT escolhido(a) vale a 2º colocação de professor(a).
Vote na barra lateral direita ou clicando em um dos links abaixo:

Sede     Paripueira    Parajuru    Forquilha   PDT Sede

Participe