XVI OBA – Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica

Relação de alunos que participaram da OBA

Ariana Santos da Costa
Bruno Cláudio da Silva
Emerson Silva dos Santos
Francisca Mônica Brandão dos Santos
Ingrid Félix Menezes de Lima
Jackson Aires Monteiro
Jessé da Silva Carneiro
Jhuly Pereira Torres
Kamila Fernandes de Lima
Kelva Silva Costa
Luana Moreira da Silva
Márcia da Silva
Maria Vanessa dos Santos Costa
Raquel do Nascimento Silva
Santhiago William Ferreira Sales
Stefanie Félix Menezes de Lima
Suelen Pereira da Silva
Tamires Monteiro Moreira 

VI FM Fest - 2013

A EEM Francisca Moreira de Souza promoverá o VI FM Fest - 2013 com o tema "O Ceará tem sede..." durante o mês de junho de 2013, com a participação de toda a comunidade escolar em atividades culturais e esportivas que despertam o interesse pela cultura regional e local, além de fomentar a integração dos alunos.
Regulamento do evento cultural  Aqui.
Regulamento do evento esportivo  Aqui.

Ações desenvolvidas mês de Maio - Extensão Forquilha

Agenda 22 - Maio
















Agente Jovem








Festa dia das mães








Reunião Bimestral - Homenagem à alunas e mães
















Reunião Bimestral






Projeto Diga Não a Violência e Sim para a Paz – Extensão Forquilha

Na Escola Francisca Moreira de Souza - Extensão de Forquilha foi apresentado o projeto diga não a violência e sim para a paz, idealizado pela área de ciências humanas. Tivemos a apresentação de um projeto de dança para crianças da escola Municipal Gercina Nepomuceno da cidade do Aracati, apresentação de vídeos e peça teatral.

3ª série “J” Extensão Forquilha visita a Faculdade Vale do Jaguaribe - FVJ

Os alunos da 3ª série do ensino médio da Escola Francisca Moreira de Souza, extensão forquilha, visitaram a FVJ na noite do dia 20 de maio, receberam orientações sobre cursos de graduação ofertados e o funcionamento da instituição. A turma estava acompanhada da diretora de turma Renata costa.

Aula de Campo em Quixadá

A EEM Francisca Moreira de Souza realiza aula transdisciplinar em Quixadá.
Depois de todo o envolvimento dos estudantes da turma do Terceiro ano D no Projeto de leitura – Ceará, Letras que Cantam- projeto desenvolvido pelos professores da Linguagens, Códigos e suas tecnologias com o apoio do centro de Multimeios José de Alencar. Durante todo o mês de abril os estudantes realizaram diversas atividades voltadas para a leitura e compreensão da obra da escritora cearense Rachel de Queiroz. A escola promoveu a ida de um grupo de estudantes a cidade “Natal” da escritora, onde encontra-se vários espaços destinados a valorização da memória da escritora de O Quinze. Por se tratar de uma cidade multifaceta, a visita toma um caráter transdisciplinar contemplando outras disciplinas do currículo como geografia, história, biologia e artes. Os alunos tiveram a oportunidade de conhecer um dos biomas mais representativos do Ceará – a caatinga, conheceram obras de grande porte para combater a seca – o açude do Cedro, conheceram campus de IES – UFC, IFCE, FECLESC e Faculdade Católica Rainha do Sertão e tiveram a oportunidade de visualizar uma paisagem singular do alto do Santuário Rainha do Sertão – espaço em que percebemos o fervor religioso do cearense. Um dos pontos mais importantes desse momento, foi conhecer de perto e ter contato direto com um lugar aconchegante da escritora – a fazenda “Não Me deixes”. Os estudantes exploraram o ambiente com bastante curiosidade e assim realizaram descobertas singulares da escritora.
Com esse trabalho, despertamos em nossos estudantes a importância da literatura como tarefa essencial na conquista da cidadania plena, fazendo com que os alunos incorporem valores, conceitos e atitudes em seu cotidiano escolar e extra-escolar que faz parte da nossa meta de ensino. Além de reconhecerem o que faz com que um dado patrimônio tenha relevância para uma determinada comunidade. Outro ponto a ser destacado é a valorização de um dos biomas que é por excelência   do semi-árido nordestino, como forma de conhecer e valorizar as diversas formas de vida presentes nesse ambiente.

















Veja mais fotos nos links: https://www.facebook.com/media/set/?set=a.336476719789299.1073741876.180172148753091&type=3
https://www.facebook.com/media/set/?set=a.336481303122174.1073741877.180172148753091&type=3
Texto: Profª. Meire Celedônio

ENEM 2013


Faltam 03 dias para encerrar as inscrições do ENEM!

3º ano – 289 inscritos;

2º ano – 240 inscritos;

Nossa meta é inscrever 100% dos alunos.

A EEM Francisca Moreira de Souza, agradece desde já o empenho do núcleo gestor, professores(as) e alunos(as) pelo trabalho que está sendo realizado. A luta continua até dia: 27/05/2013


II Fórum de Agente Jovem

A Escola de Ensino Médio Francisca Moreira de Souza realizou nesta segunda-feira (20/05/13) o II Fórum de Agente Jovem com foco no protagonismo juvenil, focando nas ações de contexto social responder aos problemas reais, no qual o estudante é ator. Vivenciando experiências e debates, colocando o jovem em situação de destaque na resolutividade.

Reunião de PAIS

EEM Francisca Moreira de Souza realiza reunião de PAIS, tendo como pauta os rendimentos do 1º período, recursos da escola em 2013 e Projeto Jovem de Futuro.

Material que a escola recebeu para Sede e Extensões


MATERIAL:
  • 03 - geladeiras;
  • 16 - ventiladores;
  • 01 - lousa digital;
  • 01 - bebedouro para o ginásio;


O estudante cearense Thiago Dantas, de 18 anos, vai encarar um novo desafio no próximo dia 27 de maio. Ele está de mudança e irá estudar odontologia na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), na Paraíba, que faz a seleção de alunos com base por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu).

Levantamento do MEC obtido com exclusividade pelo G1 mosta que 13% dos aprovados no Sisu migraram de estado.

Thiago se candidatou na UFCG por indicação de um amigo, que já estudava na universidade. “Conheci por recomendação de um amigo. Ele me falou que no começo não acreditava que iria dar certo, porque iria viajar e morar fora. Mas depois ele me contou que deu tudo certo e acho que vai dar certo para mim também. No começo de 2012, já estudei com foco na UFCG”, conta.

Para o futuro universitário, o maior desafio de morar em outro estado vai ser a saudade da família, mas a cidade nova deve lhe oferecer outros desafios. “Consigo me organizar e sei cozinhar, então a parte mais difícil de morar sozinho vai ser ficar sem a família.”

No novo endereço, ele vai ter de aprender a usar o transporte público, conhecer locais de lazer e um bom lugar para estudar com os amigos. “Eu já visitei a cidade antes, mas não conheço bem, ainda vou ter que aprender a me descolar da minha casa para vários locais e saber os custos do transporte público”, diz.

Thiago sabe que Campina Grande, a segunda maior cidade da Paraíba, é conhecida no estado como "a cidade universitária", o que deve ajudá-lo a se adaptar ao novo ambiente. “Como são muitas universidades na cidade, deve haver muitas pessoas na mesma situação que eu, então a gente vai se ajudando.”

Para quem chega a Fortaleza
Já na cidade onde Thiago sempre morou, Fortaleza, ele cita a falta de estrutura nas avenidas e de organização nos ônibus. “Os ônibus não têm hora certa para chegar às paradas. Para não se atrasar na aula, é bom chegar bem mais cedo, principalmente nos primeiros dias”, diz. "As ruas também já estão cheias de congestionamento. No início da manhã, quando tem muita gente indo para a aula, a gente sempre perde muito tempo no deslocamento”, completa.

“Outro problema, dependendo de onde vem a pessoa para morar em Fortaleza, é o clima”, lembra Thiago. Segundo ele, no Ceará o verão ocorre “o ano inteiro”, com picos de temperatura de 33ºC entre novembro e janeiro.

CURSOS SEMIPRESENCIAIS DA UFC ADEREM À SELEÇÃO POR ENEM. FIQUEM LIGADOS



O Instituto Universidade Virtual, da Universidade Federal do Ceará (UFC), informa que o próximo ingresso de novos alunos aos cursos de graduação a distância se dará exclusivamente pelo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). As inscrições para o Enem já iniciaram. Até 27 de maio, o interessado deve inscrever-se pelo site do Enem (http://sistemasenem2.inep.gov.br/inscricaoEnem/).

A taxa de inscrição tem o valor de R$ 35,00 e estão isentos do pagamento os estudantes de escolas públicas ou de família com renda de até um salário-mínimo e meio por pessoa. As provas estão previstas para os dias 26 e 27 de outubro. As vagas ofertadas serão divulgadas posteriormente por edital e as notas de classificação serão aproveitadas das provas do Enem.

Os cursos ofertados são de Licenciatura em Física, Matemática, Química, Letras Português, Letras Espanhol, Letras Inglês e Pedagogia, além do Bacharelado em Administração com Foco em Gestão Pública. Hoje, os cursos de graduação a distância da UFC chegam a 29 polos no Estado, em 25 municípios cearenses, além da Capital. São eles: Aracati, Aracoiaba, Barbalha, Beberibe, Brejo Santo, Camocim, Campos Sales, Caucaia, Ipueiras, Itapipoca, Jaguaribe, Meruoca, Piquet Carneiro, Juazeiro do Norte, Maranguape, Missão Velha, Orós, Quiterianópolis, Quixadá, Quixeramobim, Russas, São Gonçalo do Amarante, Sobral, Tauá e Ubajara.

Atuando há mais de 15 anos com tecnologia na educação, o Instituto Universidade Virtual – UFC Virtual contribui com a função social da UFC no processo de ampliação de acesso ao ensino. A parceria com a Universidade Aberta do Brasil (UAB), programa do Governo Federal de disseminação da educação, desde 2006, vem formando profissionais capacitados através da modalidade de educação a distância, principalmente professores da educação básica.
Ao plantar a semente da universidade pública de qualidade em locais distantes e isolados, a UFC em parceria com a UAB incentiva o desenvolvimento de municípios com baixos Índices de Desenvolvimento Humano (IDH) e de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Desse modo, funciona como um eficaz instrumento para a universalização do acesso ao ensino superior e para a requalificação do professor em outras disciplinas, fortalecendo a escola no interior do Brasil, minimizando a concentração de oferta de cursos de graduação nos grandes centros urbanos e evitando o fluxo migratório para as grandes cidades.

Link: http://www.virtual.ufc.br/portal/cursos-semipresenciais-da-ufc-aderem-à-seleção-por-enem.aspx

DÚVIDAS FREQUENTES SOBRE O ENEM: PAGAMENTO DE INSCRIÇÃO



As inscrições para o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) de 2013 já estão abertas. Os interessados devem se inscrever exclusivamente pela internet até as 23h59 de 27 de maio. Neste ano, dois grupos de candidatos podem solicitar a isenção do pagamento da taxa de inscrição, que custa R$ 35. Saiba quais são os públicos isentos do pagamento. Estudantes que estão cursando o 3º ano do ensino médio em qualquer escola da rede pública estão automaticamente isentos do pagamento, independente da renda familiar. O candidato deve informar que é aluno da rede pública durante o preenchimento da ficha de inscrição.

Desde abril, uma lei determinou que candidatos de baixa renda estão isentos do pagamento da taxa de inscrição de vestibulares de universidades federais. A regra também se aplica ao Enem a partir deste ano. Para solicitar o benefício, o candidato precisa ter cursado todo o ensino médio em escola pública – ou na rede particular com bolsa integral – e ter renda familiar per capita mensal de até 1,5 salário mínimo. De acordo com o edital, o Inep poderá solicitar a apresentação de documentos que comprovem a situação de carência. Os candidatos que não têm direito à isenção devem pagar a taxa até 29 de maio, impreterivelmente. O pagamento é a garantia de confirmação da inscrição. O boleto pode ser impresso no site do Enem e o pagamento só pode ser efetuado no Banco do Brasil.

ENEM Cheguei Junto Mandei BEM - Horizonte


Alunos e professores da EEM Francisca Moreira de Souza participaram hoje do evento ENEM Cheguei Junto Mandei BEM, que aconteceu em Horizonte. A escola está mobilizada para as inscrições dos 2º anos, 3º anos e Rumo a Universidade para o ENEM.  

Ações desenvolvidas 1º período - Extensão Parajuru

Reunião de pais 1º período










Projeto de Leitura











Encerramento Semana da Matemática

CONVITE - 2º Fórum - Agente Jovem


CONVITE

O NÚCLEO GESTOR DA EEM FRANCISCA MOREIRA DE SOUZA CONVIDA TODOS(AS) OS AGENTES JOVENS DE SUCATINGA / PARIPUEIRA / PARAJURU / FORQUILHA
PARA REALIZAÇÃO DO 2º FÓRUM.

DIA: 20/05/2013
HORÁRIO: 08h00min às 16h00min
LOCAL: SALA DE MULTIMEIOS

Feira da matemática Extensão forquilha - Culminância


A Semana da Matemática tem como objetivo transformar a matemática em ciência construída pelos estudantes e mediada pelos professores, despertando naqueles o maior interesse na aprendizagem da matemática. A semana culminou em uma feira da matemática, onde toda a comunidade escolar prestigiou e interagiu com atividades lúdicas e criativas.


Entrega do material do Projeto Segundo Tempo

EEM Francisca Moreira de Souza realiza evento do Projeto Segundo Tempo, com a entrega do material a todos os alunos da escola, que participam do Projeto.


Festa das MÃES

EEM Francisca Moreira de Souza realiza festa das MÃES com a participação de mais de 450 mães, onde houve seresta, sorteios, bingos, desfiles e jantar, essa é mais uma ação da valorização da família na escola, contamos também com a participação das mães das extensões de Paripueira e Parajuru e de toda a Sucatinga.

Olimpíada Brasileira de Astronomia

EEM Francisca Moreira de Souza, realiza Olimpíada de Astronomia no dia: 10/05/2013, os alunos(as) foram preparados desde o início do mês de fevereiro sobre a orientação do professor Cleber Martins professor do Laboratório de Ciências e da disciplina de Física.
 RUMO A 2ª FASE - PARABÉNS a todos(as).

Alunos destaques no 1º período


Escola realiza Feira da Matemática

EEM Francisca Moreira de Souza, realiza Feira da Matemática, no dia: 10/05/2013, na oportunidade foram entregues os certificados dos alunos(as) classificados para 2ª fase da Olimpíada de Biologia e a Lousa Digital, parabenizamos todos(as) os alunos(as), professores(as) e funcionários pela realização de mais uma feira.


Semana da Matemática - Extensão Forquilha

Semana da Matemática - Oficinas de Geometria Plana


Planetário Rubens de Azevedo no Centro de Arte e Cultura Dragão do Mar


Nesta terça-feira (07 de maio) alunos da Escola de Ensino Médio Francisca Moreira de Souza, que formam a turma de preparação para a Olimpíada Brasileira de Física - OBF e Olimpíada Brasileira de Astronomia - OBA estiveram no Planetário Rubens de Azevedo no Centro de Arte e Cultura Dragão do Mar em Fortaleza/CE.
Com o objetivo de consolidar o aprendizado teórico no campo da física e astronomia através de ações práticas e observações, os alunos tiveram a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos no campo da física e astronomia, utilizando-se de equipamentos tecnólogico e recursos visuais, atrelando entretenimento e inovação ao processo de ensino aprendizagem e transdisciplinaridade. Além de proporcionar aos estudantes inovação no processo de aprendizado e difusão da Ciência e Tecnologia, motivando-os ao estudo.
Os estudantes ainda tiveram a oportunidade de visitar e conhecer as exposições em destaques  no Centro de Arte e Cultura Dragão do Mar, acompanhados por monitores do Centro e superviosanados pelos professores Cleber Martins e Eugênia Xavier.
Essa ação contou com o apoio do PROEMI/Jovem de Futuro e a logística da 9ª CREDE-Horizonte.

Nota de pesar

     A comunidade escolar da E.E.M. Francisca Moreira de Souza, lamenta o falecimento da Sra. LIDUINA MARIA DE FREITAS LIMA e vem através deste  se solidarizar com a família, daquela que foi exemplo de profissional, amiga e mãe!
     Muita luz e descanse em paz!!!

Abertura semana da Matemática - Extensão Parajuru


Aula transdisciplinar na semana da Matemática

Durante aula de Língua Portuguesa na turma do 2º A alunos(as) identificam em periódicos jogos lúdicos e aprendem de forma descontraído fórmulas matemáticas.  

3º dia semana da Matemática

Oficinas com Sólidos Geométricos - Turno Tarde


3º dia semana da Matemática

Oficinas com Geometria Plana - Turno Manhã


Novo Tutor nas turmas de preparação para o SPAECE - 2013‏

As turmas de preparação para o SPAECE/2013 tiveram uma surpresa nesta terça-feira. A chegada do novo tutor o Professor Willian, ex-aluno da EEM Francisca Moreira de Souza, o instrutor é acadêmico dos cursos superiores Comunicação Social – Habilitação Jornalismo pela Estácio/FIC e Letras Inglês pela UFC/UAB.
O Professor assumirá a disciplina de Língua Portuguesa, dando continuidade ao brilhante trabalho desenvolvido anteriormente pelas Professoras Meire Celedônio e Juliane de Paula. 



2º dia semana da Matemática - Extensão de Parajuru

Apresentação de vídeo: A importância da Matemática no cotidiano

Abertura da semana da Matemática - Extensão Forquilha


2º dia semana da Matemática

Apresentação de vídeo: A importância da Matemática no cotidiano


Nos dias 30 de abril e 03 de de maio ocorreram nas extensões de Parajuru, Paripueira e Forquilha a primeira reunião da Comissão do Grêmio Estudantil com os Agentes Jovens das Extensões da EEM Francisca Moreira de Souza. Buscando construir um canal de diálogo entre todos os Agentes Jovens e o Grêmio Estudantil, as reuniões tiveram como objetivo maior: apresentar a Chapa Única do Grêmio Estudantil; debater e colher ideiais para o Plano de Ação da entidade; construir ações conjuntas e disseminar ideias; trocar relatos de experiências e desafios encontrados ao longo do primeiro período letivo e; socializar contatos entre os Agentes Jovens. As reuniões foram coordenadas por representantes do Grêmio Estudantil e o Coordenador Escolar Diogo Barrêto, contanto ainda com a contribuição valiosa da Professora Adaulenia na Extensão de Parajuru. Com o término dessas reuniões a Comissão do Grêmio Estudantil realizará um encontro com os membros da sede para socializar as experiências vivenciadas.
O próximo encontro dos Agentes Jovens e Grêmio Estudantil ocorrerá ma próxima sexta-feira na Comemoração do Dias das Mães, na sede da EEM Francisca Moreira de Souza. 

Eleição do Grêmio Estudantil


Eleição do Grêmio Estudantil

Período de Campanha: De 13 a 17 de Maio de 2013

Eleição: 21 de Maio de 2013 – Manhã/ Tarde/ Noite

Apuração dos votos: 21 de Maio, após as 22h20min

Posse da Nova Diretoria do Grêmio: 01 de Junho (sábado) – Torneio Esportivo FM Fest.

Chapa Única:
Presidente: Jhuly Pereira Torres – 1º ano “C”
Vice-presidente: Dinâele dos Santos – 3º ano “B”
Tesoureiro: José Zaqueu Araújo da Silva – 2º ano “A”
Secretária: Maria Madalena Silva Fernandes – 2º ano “A”
Diretor de Esporte e Cultura: Eduardo de Oliveira Lima – 1º ano “A”
Diretora de Comunicação e Social: Ianca Santos de Lima – 3º ano “D”

Comissão Eleitoral:
Diogo Barrêto Batista – Núcleo Gestor
Maria Luciene – Presidente Conselho Escolar
Ronys de Barros Oliveira – Líder de Sala
Lucas Ribeiro dos Santos – Vice-Líder de Sala 

Abertura Semana da Matemática.


Hoje dia 06 de maio iniciou-se a semana da Matemática. Os alunos apresentaram parodias, poesias e músicas relacionada a esta disciplina tão importante. Durante toda a semana teremos oficinas e apresentações, a culminância do projeto será na sexta-feira pela manhã. Participe!



Momento motivacional com os alunos(as)

EEM Francisca Moreira de Souza, realiza momento motivacional com os alunos(as), esse momento foi ministrado pela professora Dianele - Especialista em Gestão de Pessoas.

Formação Jovem de Futuro

EEM Francisca Moreira de Souza, realiza mais uma Formação Jovem de Futuro, dessa vez o tema discutido foi Conflitos em sala de aula, participaram todos os PPDT's, Núcleo Gestor e PCA's, foi um momento enriquecedor para toda a escola.