29 de Outubro Dia Nacional do Livro

O Dia Nacional do Livro foi comemorado com a visita da biblioteca itinerante em cada sala de aula. Com o proposito de levar ao aluno oportunidades de descobrir em cada leitura, sendo na poesia no conto ou na crônica, gêneros diferentes de pensamentos e emoções de cada autor, fazendo com que o aluno escolhesse o que mais condizia com a sua vida e com os seus sentimentos. Foi um momento importante, rico pela interação que houve entre professores e alunos.  

Formação do Projeto Jovem de Futuro

Escola realiza formação do Projeto Jovem de Futuro, o encontro aconteceu dia: 27/10/2012, com a participação de 100%  dos nossos professores(as), que tinha como tema: Descritores do SPAECE e ENEM, além das ações planejadas para o ENEM.

Escola Francisca Moreira de Souza, oferecendo uma educação de qualidade
Texto: Francisco Antônio - Diretor

Feira das Profissões na UFC.

Os alunos dos terceiros anos da E.E.M Francisca Moreira participaram no dia 26 de outubro da X Feira das Profissões da Universidade Federal do Ceará no Campus do Pici. Durante a visitação os alunos tiveram a oportunidade de conhecer os mais diversos cursos certificados pela UFC. O momento foi propício para que os alunos se motivassem mais para realizar a prova do ENEM. Pois a UFC utiliza as notas do ENEM para o ingresso nos cursos dessa instituição de ensino. Outra importância da participação dos alunos nesse evento é que eles foram informados sobre a Residência Universitária.


ENEM - Extensão de Parajuru.


Durante todo mês de outubro, a escola Francisca Moreira - Extensão de Parajuru mobilizou-se para atividades voltadas ao Enem, nas turmas dos 3ºs anos, na sede e extensões. Os alunos participaram de vários simulados; aulões de Língua Portuguesa, Matemática e Redação, além da exploração dos cadernos de provas do Enem, sendo um recurso a mais para os alunos nos seus estudos, rumo à universidade

Texto: Catarina Angélica - Coordenadora Escolar

Aluno Destaque - Extensão Parajuru.

A coordenadora escolar Catarina Angélica e todo corpo docente da Francisca Moreira de Souza - Extensão de Parajuru parabeniza os alunos destaque deste período, pela participação, assiduidade e compromisso com os estudos, que estes tem demonstrado durante todo ano letivo.  São eles:


                                                                                                                            Texto: Catarina Angélica – Coordenadora Escolar

LUCIARA PEREIRA DE SOUZA – 1º H
GUILHERME RODRIGUES DA SILVA – 1º I
DARA DA COSTA DAMASCENO – 2º H
LARISSA FÉLIX DO NASCIMENTO – 2º I
ANA KAROLINA DE SOUSA FERREIRA – 3º G
BIANCA DE LIMA MATEUS – 3º H
FABRICIO AIRES MONTEIRO – EJA
















Desejamos SUCESSO! Vocês são o exemplo de que ESTUDAR VALE A PENA!


E-JOVEM - Extensão Parajuru.

O projeto E-jovem inicia sua segunda etapa na EEM Francisca Moreira de Souza - Extensão de Parajuru. As aulas acontecem durante toda a semana, durante o turno noturno, com o orientador Robério, através de aulas interativas e atrativas para os participantes. 


Texto: Catarina Angélica – Coordenadora Escolar .



Reunião De Pais - Extensão Parajuru.

Aconteceu no dia 23.10.12, na Extensão de Parajuru – EEM Francisca Moreira de Souza, reunião com os pais dos alunos dos 1º anos, participantes do Projeto de Monitoria de Língua Portuguesa e Matemática– PJF, a fim de mostrarmos os benefícios gerados aos alunos no seu rendimento escolar.


Texto: Catarina Angélica – Coordenadora Escolar



Agenda 22 – Geração Da Paz – “A Melhor Idade” - Extensão Parajuru.

No dia 22 de outubro, a Extensão de Parajuru – EEM Francisca Moreira de Souza   oportunizou aos alunos um momento de reflexão e homenagem aos idosos. Dentre as atividades desenvolvidas nesta noite, houve a participação da ex- diretora da Escola M.J.J. Dourado, com seu depoimento sobre suas memórias, que emocionou a todos. Tivemos ainda, dentre outras apresentações, a leitura reflexiva do Estatuto do Idoso, principalmente sobre seus Direitos e a necessidade de respeito e a prática do que é definido por lei, para estes.
 Texto: Catarina Angélica – Coordenadora Escolar



Jovem Cientista – O Lixo Urbano - Extensão Parajuru.

Os alunos da escola Francisca Moreira – Extensão Parajuru desenvolveram no mês de outubro, atividades do PJF – Jovem Cientista, relacionadas ao “Lixo Urbano” produzido e descartado pela sociedade. Realizou-se uma oficina de Reciclagem em sala de aula, a fim de despertar nos alunos, dentre outros fatores, os desafios e as alternativas que toda a sociedade deve pensar, para a diminuição dos riscos e da poluição causados ao meio ambiente.

Texto: Catarina Angélica – Coordenadora Escolar







CONCURSO BANDEIRA E HINO - Fca Moreira

CONCURSO BANDEIRA E HINO ESCOLAR DA ESCOLA DE ENSINO MÉDIO FRANCISCA MOREIRA DE SOUZA


A Escola de Ensino Médio Francisca Moreira de Souza comemora os 10 anos de funcionamento e como forma de coroar esta festividade, lança o concurso para a escolha do Hino e da Bandeira, símbolos oficiais que a represente, em todos os festejos cívicos, que se faça presente.  É muito importante o envolvimento de todos os alunos neste processo de criação da bandeira e do hino da escola a fim de despertar em todos, o zelo e o amor por esta instituição de ensino.

       1.DOS OBJETIVOS
Criar a identidade da Escola de Ensino Médio Francisca Moreira de Souza e despertar o espírito de civismo, através da arte, além da capacidade de integração e socialização da comunidade escolar.

2. DA PARTICIPAÇÃO
As inscrições estarão abertas para todas as turmas, sede e extensões, durante todo o mês de outubro de 2012, ficando acordado que, cada sala entregará pelo menos uma bandeira e um hino.

3. DA COORDENAÇÃO
O concurso será coordenado pela profa. Catarina Angélica Antunes, Coordenadora Escolar e a profa. Maria Luciene de Lima Silva, regente do Centro de Multimeios.

4. DA COMISSÃO JULGADORA
A comissão julgadora será composta por todos os professores e núcleo gestor da escola que escolherão os três melhores desenhos e os três melhores hinos que não precisarão ser obrigatoriamente da mesma turma.

5. DA EXECUÇÃO
5.1 – A explicação e sensibilização serão feitas pela professora regente do Multimeios e coordenadores escolares da Sede e Extensões, em cada turma, no período de 09 a 26 de outubro.
5.2 – Cada turma deverá produzir seus desenhos em cartolina branca e a letra do hino terá que ser entregue digitada no período de.
5.3 – A entrega dos desenhos e do hino deverá ser feita até o dia 20 de novembro.

6. DA SELEÇÃO
A comissão julgadora, nop período de 21 a 26 de novembro, selecionará 3(três) desenhos e 3(três) hinos observando os seguintes critérios:
Originalidade;
Coerência com os objetivos;
Criatividade;
Estética.

7. DA VOTAÇÃO
Será feita a votação dos desenhos e do hino por toda a escola (alunos e funcionários) através de enquete eletrônica, que será feita no blog do Centro de Multimeios http://multimeiosfm.blogspot.com.br/ e no blog da escola http://leifcamoreira.blogspot.com.br/.

8. DO RESULTADO FINAL
A apuração dos votos será feita pela comissão julgadora, com a presença da coordenadora do concurso, que fará a divulgação do resultado final no momento do mural e no blog da Escola.
9. DA CONFECÇÃO E APRESENTAÇÃO DA BANDEIRA E DO HINO

9.1 – A Direção da Escola providenciará a confecção da Bandeira e a letra do hino.
9.2 – A Bandeira será apresentada à comunidade escolar no encerramento das comemorações do aniversário da escola, quando será hasteada juntamente com as bandeiras do Brasil, do Estado do Ceará e do Município. O hino será executado por todos da escola na ocasião.

10. DO PRÊMIO
 Os(as) alunos(as) autores vencedores(as) do concurso do Hino e da Bandeira receberão cada, como prêmio 01(uma) Mochila escolar com um Kit de material escolar e 01 paradidático.

11. DISPOSIÇÕES FINAIS
 Os casos omissos, não constantes neste regulamento serão resolvidos pelos coordenadores do concurso da Escola de Ensino Médio Francisca Moreira de Souza.

Catarina Angélica Antunes
Coordenadora Escolar

Maria Luciene de Lima Silva
Professora Regente do Centro de Multimeios.

Programa Geração da Paz – Agenda 22

A Escola Francisca Moreira de Souza realizou a Agenda 22 do Programa Geração da Paz, em que a comunidade escolar pode vivenciar ações concretas que estimularam o respeito e a valorização aos cidadãos da melhor idade. Para tanto a escola contou com a presença do grupo de idosos do distrito de Sucatinga, os quais foram recepcionados com um café da manhã e homenageados pelos alunos com musicas e poesias.
Alguns idosos falaram de suas experiências de vida, e das mudanças percebidas no seu dia a dia depois de sua integração no grupo dos idosos. Destacou-se no grupo a Sra. Maria Rocha de 87 anos que cantou e dançou com um dos professores, demonstrando que viver bem é um direito de todo cidadão. 

Grêmio Escolar (Horta).

O Grêmio Estudantil da Escola Francisca Moreira de Souza reativou a Horta Escolar, com adubação e plantio de horta-lícias. É um trabalho que traz bons resultados, ajuda na complementação e incentiva o cultivo de verduras orgânicas, que faz bem a saúde e traz benefícios a todos. 



Grêmio Estudantil.

O grêmio estudantil da escola Francisca Moreira de Souza, esteve reunido com o diretor Francisco Antônio Ribeiro, nesta quarta-feira (17/10/2012), para discutirem assuntos do interesse dos alunos e da escola, um dos assuntos em pauta foi a manutenção da horta da escola que os mesmo já vem trabalhando a algum tempo e a ação que Grêmio fará sobre Drogas e suas consequências.



Jovem Cientista (PJF). Aula Interdisciplinar e extra classe.

A Escola Francisca Moreira de Souza, através da Metodologia "Jovem Cientista", realiza palestra sobre o lixo urbano, e em seguida os alunos vão para campo para documentar e catalogar os resíduos jogados pela comunidade local em seu próprio habitat.

Objetivo: Criar condições para que os alunos envolvidos possam estabelecer relações entre massa e volume, relacionando objetos descartados em seu dia a dia com o problema dos grandes volumes de resíduos sólidos locais.




SEMANA NACIONAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA

Em comemoração a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, a escola francisca moreira de souza realizou uma palestra realizada pelos professores do laboratório de ciências, com o objetivo de informar aos alunos sobre a importância da ciência e tecnologia em nossas vidas, além de esclarecer os três temas do evento: sustentabilidade, economia verde e erradicação da pobreza.

Texto: Rafael Moura - Professor