Planejamento.

No último sábado, dia 26 de Maio, ocorreu na Sala de Multimeios da EEM Francisca Moreira de Souza, o Planejamento Mensal, reunindo Professores e Núcleo Gestor, para debater, traçar metas e analisar o processo de ensino-aprendizagem, desenvolvido desde o início do ano letivo.

O Planejamento teve o início às 08h00 com a reflexão realizada pelo Diretor Francisco Antônio, sobre o modelo de ensino contemporâneo e a visão dos alunos que cursam o Ensino Médio, como também a visão dos alunos que abandonaram o Ensino Médio, no qual se ressaltou os principais problemas que enfrentam hoje a escola e o alunado, sinalizando por fim, saídas e sugestões de mudanças, tomando como parâmetro as falas dos professores e a experiências exitosas já realizadas em nossa escola e em outras escola da rede pública.
Em seguida foi realizado um estudo sistemático dos indicadores bimestrais do 1º período, apontando as disciplinas críticas e promovendo um debate sobre a situação atual e as ações planejadas pelos docentes para reverter esse quadro inquietante. 
Na sequência os Professores Cleyton Aires e Gilvan de Paula, que apresentaram o Plano de Ação do PROEMI/PJF, demonstrando ações, metas e destinação orçamentária, afirmando por fim o início prático das ações para o início do mês de Agosto.
Na sequência foi reorganizado os grupos, criando sub-grupos por  Áreas de Conhecimento, para estudos pontuais, elaboração do Plano Mensal, incluindo neste: Festival Lusofônico e ENEM. Este momento teve fim com estudo de um texto dirigido que discutia sobre a Escola no século XXI.
Durante o Planejamento também foi citado e comentado o Festival Lusofônico, avaliado o Dia "D" da Matemática e apresentado o regulamento do V FM Fest.
Texto: Diogo Barreto




Festival Lusofônico - Forquilha

O anexo de Forquilha da EEM Francisca Moreira de Souza, realizou no ultimo dia 29, terça-feira, a abertura do Festival Lusofônico, dando inicio as atividades culturais e de pesquisas.
A abertura ficou por conta da área de linguagens e códigos, onde junto aos alunos promoveram danças, paródias, teatro, vídeos, cordel e palestras relacionadas ao novo acordo ortográfico.


Fórum Estadual de Educação do Ceará

Alunos da da EEM  Francisca Moreira de Souza o Coordenador Diogo Barreto e do Professor Wellington Felix, participam do Fórum Estadual de Educação do Ceará.
Ver fotos Aqui.

Dia da Matemática

Acompanhe tudo que aconteceu no Dia da Matemática, fotos da sede e extensões clicando em:
Sucatinga - Sede.
Forquilha
Vídeo abertura dia da Matemática - Forquilha
Parajuru
Paripeuria ( álbum em construção)

PPDT Conselho de Turma - Extensão Forquilha

Aconteceu na extensão de Forquilha nos dias 23, 24 e 25 de Maio, o encontro dos diretores de turma, pais representantes e alunos líderes de sala, após o encontro houve  conselho de turma com professores diretores de turma, professores das turmas e grupo gestor, onde foi abordado alunos com baixo rendimento, apresentação das assembleias feitas  pelos  alunos, evasão e indisciplina, o momento serviu para  reflexões e socialização de  ações a serem desenvolvidas na escola com o intuito de sanar dificuldades de aprendizagem e diminuir a evasão.
Texto: Sandro Rebouças

Simulado ENEM 2012

A EEM Francisca Moreira de Souza realiza hoje (23/05/2012), o primeiro simulado de preparação para o ENEM - 2012, além de toda uma preparação a Escola já realizou aulões, grupo de estudo e teste vocacional para os alunos do 3º ano.
Torcemos por todos.
Texto: Narcelio

Sábado Letivo - Extensão Parajuru

19 de maio - Sábado com aula e Simulado do SPAECE na extensão de Parajuru.  

No dia 19 último, aconteceu na extensão de Parajuru mais um momento preparatório com os alunos para a prova do SPAECE. A data fechou o calendário de recuperação de aulas e contou com mais de 90% de presença dos alunos daquela escola. Parabéns a todos os alunos e professores que fazem a extensão de Parajuru.
 
Texto: Claudenice Monteiro

Na sexta, dia 18 de maio comemora-se o dia nacional de combate ao abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes. A extensão de Parajuru, realizou um momento de conscientização junto aos alunos e professores alertando para a importancia de se combater o abuso causado à crianças e adolescentes dentro e fora das residencias. O momento foi organizado pelos alunos do 3º ANO G, sob orientação das professoras Lilian Gomes e Alexandrina Viana (PPDT da turma). Houve apresentação de slides e teatro muito elucidativos sobre o assunto, agradando a todos os alunos espectadores. O Núcleo Gsetor apoioa e parabeniza os alunos pelo excelente trabalho desenvolvido.
Texto: Claudenice Monteiro

Dia D da Matemática - Extensão Parajuru

A Extensão de Parajuru, funcionando na Escola Monsenhor Joaquim de Jesus Dourado, comemorou no último dia 17 de maio o Dia D da Matemática com momentos envolvendo jogos, curiosidades e exposições de pensadores históricos da matemática. O momento teve a participação de todos os professores sob a organização do professor Leonardo que, juntamente com os demais professores da disciplina, recebeu homenagens especiais dos alunos.

Texto: Claudenice Monteiro

Lançamento Projeto Jovem de Futuro

No dia 09 de maio do corrente ano, o grupo gestor do PJF da E.E.M. Francisca Moreira de Souza participou do lançamento estadual do Projeto Jovem de Futuro no Palácio da Abolição. O evento contou com a presença da secretária de educação do Estado do Ceará Sra. Isolda Cela, Wanda Engel superintendente executiva do instituto Unibanco, supervisores regionais do projeto e demais escolas do Estado contempladas com o Projeto.

Texto: Gilvan Barros

Reunião Bimestral - Extensão Parajuru


No período de 09 a 18 de maio aconteceu na Extensão de Parajuru reunião bimestral envolvendo todas as turmas do ensino médio com dias específicos para cada serie. A participação dos pais foi bastante significativa, demonstrando um interesse dos mesmos em acompanhar a vida escolar dos alunos. Em todas as reuniões, a coordenação escolar e PPDT's reforçaram a importância da integração das duas esferas ESCOLA X FAMÍLIA em busca cada vez mais de resultados positivos no rendimento e educação dos filhos. Na ocasião foi apresentado os gráficos com os rendimentos bimestrais além de exposição das ações que estão acontecendo no âmbito escolar bem como as datas em que ocorrerão avaliações e eventos escolares.

Texto: Claudenice Monteiro

Dia D da Matemática


A Escola realizou o Dia D da Matemática na Sede e suas Extensões. O projeto tem como objetivo despertar no aluno(a) o interesse pela disciplina, tivemos uma boa participação dos discentes, nos jogos, desafios, peça teatral e etc... Em fim um dia diferente, onde os mesmo adquiriram muito conhecimento.
Texto: Francisco Antônio

V - FM FEST


Festa da Mães

EEM Francisca Moreira de Souza realiza festa em homenagem ao dia das mães.
A festa contou com a participação de 310 mães, onde houve seresta, sorteio de bindes, coral da escola e uma palestra com a Dra. Betânia, Defensora publica de Beberibe.

Texto: Narcelio
Veja mais fotos aqui.

Reuniões Bimestrais

Escola Realiza reuniões bimestrais, as reuniões acontecem no período de 07 a 15 de maio, no momento são apresentadas ações a serem realizadas no 2º período além da socialização dos resultados do 1º período, infrequência e análise de dados.
Texto: Narcelio

Homenagem Dia das Mães - Extensão Parajuru


AÇÕES DO PROJETO VIVE ENTRE OS PROFESSORES - HOMENAGEM ÀS MÃES PROFESSORAS EM PARAJURU.
No dia 11 de maio os professores presentes na extensão de Parajuru prestaram uma singela homenagem a todas as mães professoras e funcionárias que atuam naquela instituição. Foi um momento de confraternização e demonstração de carinho para com as mães. A iniciativa teve o apoio da coordenação que viu na ocasião um momento de praticar no grupo ações que despertem também nos professores os valores trabalhados na Escola com os alunos.

 
 Texto: Claudenice Monteiro

REUNIÃO BIMESTRAL - EXTENSÃO FORQUILHA

Aconteceu nos dias 10 e 11 de Maio na extensão de Forquilha a reunião Bimestral , onde participaram  grupo gestor, pais, diretores de turma e alunos líderes de sala. Foi apresentado no momento os resultados do 1º período, as ações desenvolvidas na extensão e os projetos em ação. Também houve a comemoração ao dia das mães com mensagens e lembranças.


Texto: Sandro Rebouças

V FM Fest

No último dia 02 de Maio (quarta-feira) aconteceu na EEM Francisca Moreira de Souza o encontro do Núcleo Gestor, com o Grêmio Escolar, Líderes de Sala, Professores e Funcionários, que discutiu e elaborou a programação do V FM Fest, evento esportivo, cultural e científico, realizado na escola anualmente.

    A parte esportiva e cultural ocorrerá no mês de junho através de atividades educativas, esportivas e culturais. Este ano os três grupos: Grupo I (1º anos “A”, “B”, “C”, “D” e “E”), Grupo II (2º anos “A”, “B”, “C”, “D” e “E”) e Grupo III (3º anos “A”, “B”, “C” e “D”) que compõem o FM Fest homenagearão as personalidades nordestinas Luiz Gonzaga, Patativa do Assaré e Lampião e serão identificados pelas cores Laranja, Amarela e Branca, respectivamente.

As atividades ocorrerão em dois dias:
02 de Junho (sábado):
Atividades Esportivas: Futsal e Vôlei de Praia – Masculino e Feminino
Local: Ginásio Esportivo
Hora: 07h00


15 de Junho (sexta-feira)
Arraiá Junino (Dança Junina, Apresentações Teatrais, Escolha do Casal FM Fest e Ornamentação Junina, Caritó, Barracas Típicas)
Local: Ginásio Esportivo
Hora: 19h00
Entrada livre


    As atividades serão coordenadas pelos professores das equipes e conduzidas pelos líderes de sala.
  O Regimento e a Avaliação do FM Fest será realizado pelo Comitê Organizador, composto pelas seguintes pessoas e representações Diogo - Coordenador, Cleyton - Coordenador, Franciézio - Coordenador, Gilvan - Professor, Lucineide – Assistente de Secretaria, Cristiano – Aluno/Represente do Grupo I, Alaf - Aluno/Represente do Grupo II e Larissa Aluna/Represente do Grupo III.

   Durante o processo que antecede as atividades do FM Fest os alunos poderão frequentar a escolar no contra turno ao horário de aula, sempre na responsabilidade dos professores coordenadores dos Grupos, para organização das atividades, para isso deverão comparecer a escola portando Autorização de Acesso (distribuída pela Coordenação Escolar) e trajando a farda escolar ou a camisa do V FM Fest.
Texto: Diogo Barrêto

Feliz dia das Mães



Ao acordar, lembrei-me de você,
Mãe, eu não poderia deixar passar este dia tão especial
sem dizer o quanto a amo e sou feliz por você existir.

Mãe, com seu jeito amável, gentil e adorável
têm conquistado a amizade e o carisma,
de todos que convivem com você.

Com um sorriso no rosto, tem transmitido alegria
e tem sido muito querida.

Mãe, você é muito admirada
por sua personalidade de firmeza e valentia.

Nada se compara a sua beleza interior
beleza esta que transborda na sua maneira de agir
e transparente no seu olhar e falar.

Mãe, você, mulher sábia e inteligente,
suas qualidades, são incomparáveis
e por ser uma mãe maravilhosa
quero sempre tê-la ao meu lado.

Parabéns mamãe pelo seu grande dia!

Mobilização Olimpíada Língua Portuguesa - Entensão Parajuru


No inicio do mês de maio, assim como na Escola SEDE, o lançamento da Olimpíada da Língua Portuguesa, com apresentações envolvendo alunos e professores da área de linguagens e códigos. O momento marcou o início das atividades a serem desenvolvidas com os alunos através das oficinas em sala de aula. As oficinas deverão acontecer no decorrer de todo o 2º bimestre com culminância em agosto através do fechamento dos trabalhos e seleção das melhores produções.

Texto: Claudenice Monteiro

Homenagem à Professora Ana Paula


Os professores integrantes da área de linguagens e códigos aproveitaram o dia de planejamento coletivo entre os mesmos para festejar o aniversário da professora Ana Paula. Na ocasião, o diretor que estava presente reforçou a importância do trabalho em equipe e a valorização da unidade e amizade entres todos. A iniciativa vem reforçar as ações do Projeto Vivendo Valores também entre os professores e funcionários em prol de uma convivência cada vez mais positiva.

Texto: Claudenice Monteiro

Dia da Matemática

Veja as fotos das equipes preparando material para o Dia da Matemática clicando em:

Olimpíada de Língua Portuguesa.

A Olimpíada de Língua Portuguesa acontece desde 2008 com o tema “ O Lugar Onde Vivo”.  A ideia da olimpíada surgiu a partir do projeto Escrevendo o Futuro, um programa do Itaú social sob a coordenação do CENPEC. Antes de se tornar olimpíada o programa era voltado apenas para o ensino fundamental das escolas públicas,  só depois de 2008 é que o projeto passou a abranger o ensino médio.  A Escola Francisca Moreira participa da Olimpíada desde 2008, os professores de Português, tanto da sede quanto das extensões, elaboram seus planos de curso contemplando as oficinas dos cadernos de apoio recebidos pela escola. Assim com o objetivo de motivar os estudantes a participarem com mais prazer da olimpíada, no dia 25 de abril de 2012, a Escola de Ensino Médio Francisca Moreira de Souza realizou a abertura da III Olimpíada de  Língua Portuguesa – Escrevendo o Futuro. Durante o evento, que aconteceu no pátio da escola em todos os turnos, houve a leitura de crônicas produzidas nas edições anteriores da olimpíada  por alunos da escola, poesias de poetas cearenses e também música para animar e motivar toda a garotada. O evento também contou com a participação de representantes da 9ª CREDE. Eles  parabenizaram a escola e falaram  para os estudantes da importância da olimpíada. Enfatizaram que é  o momento de exercer a cidadania através da escrita, estreitar laços com a comunidade, melhorar a oralidade e também a escrita.                                                                                              Texto Meire Celedônio.