Apresentação do LEI

Professores do LEI (Laboratório Escolar de Informática) e Coordenação (Franciezio Leonilio), apresentam para os alunos as regras de bom uso do lei, blog da Escola e pagina do Facebook para os alunos, no momento também foi apresentado as ações desenvolvidas, como o Projeto Cuidando do MeioPara Salvar o Todo e thinkquest e ações a serem desenvolvidas neste ano. 

SPE - PARIPUEIRA

Na semana que antecedeu o carnaval, a extensão de Paripueira, também se mobilizou no sentido de orientar os alunos da nossa escola para os cuidados sobre os perigos recorrentes no período da folia. Pesquisas, atividades lúdicas e palestras foram realizadas na perspectiva de combater e prevenir várias "armadilhas", comuns no período do carnaval, em especial as DST’s/AIDS e gravidez na adolescência.

Eleição dos Líderes - Extensão Forquilha.

A eleição democrática é a expressão do sentimento individual em qualquer situação eleitoral. Nós livres para escolhermos nossos representantes sejam eles à nível Federal, Estadual, Municipal, comunitário, escolares ou em sala de aula.
Toda eleição é importante e deve ser considerada e valorizada. Principalmente, a eleição de líderes de sala de uma escola; pois é a porta para a democracia e para formação de grandes líderes comunitários ou representantes políticos no futuro.
A eleição democrática e oculta possibilita o homem de escolher de forma discreta os seus representantes. Por esse motivo a turma do 3º ano J, opinou pelo voto oculto e democrático, expressando à liberdade de ideia, de pensamento e de escolha.
O projeto PDT trabalhou em sala a conscientização, a importância da liderança, o que é ser líder com: vídeos auto motivacionais e de liderança, como textos e pensamentos de grandes líderes sociais e populares: Karl Marx, Durkeim e Paulo Freire.
Em suma, a eleição de líderes no 3º ano J foi um sucesso e recordamos a eleição secreta de forma democrática e libertária; exercendo cidadania com a sala de aula e com toda escola.









Texto: Marcílio Silva

PROJETO SAÚDE E PREVENÇÃO NAS ESCOLAS_ SPE .

O carnaval é um período em que a sociedade em termos gerais passa por mudança em sua rotina e pela aglomeração de pessoas em determinados lugares, acaba se expondo a muitos riscos que acompanham a folia, os jovens não fogem à regra e ficam mais expostos, por exemplo, ao uso de drogas, até pelo fato de nesse período haver uma dificuldade maior no controle de substâncias entorpecentes por meio do poder público. Diante de tudo o que já foi exposto entra o papel da escola, papel de conscientizar e preparar, com essa visão  e buscando atingir os objetivos do Projeto Saúde e Prevenção nas Escolas. A  Escola Francisca Moreira de Souza ,  extensão de Forquilha promoveu evento assim nomeado: Drogas, eu digo não! Onde os alunos foram peças atuantes e de fundamental importância para o êxito da ação, seguindo uma pauta bem dinâmica e atraente ao público jovem,  com palestra,  vídeos educativos, músicas cantadas pelos próprios alunos o que deixou todos bem atentos, além disso houve marcante depoimento de aluna que já sofreu com familiar envolvido em drogas, a ação foi encerrada com peça teatral mostrando os efeitos destruidores das drogas na vida de um jovem, percebia-se no semblante dos alunos que a peça  os impactou e os levou a refletir.
A escola tem influência positiva na vida de nossos alunos e cientes disso precisamos usar tal influência para motivá-los na busca de seu sucesso e conscientizá-los acerca daquilo que não será positivo em suas vidas.














Texto: Eveline Costa

Reunião de Pais - Forquilha

Nos dias 08, 09 e 13 de fevereiro, a EEM Francisca Moreira de Souza, extensão Forquilha, realizou reunião bimestral com pais e mestres dos alunos matriculados no ensino médio do ensino regular, no turno da noite.
O referido encontro faz parte do cronograma anual proposto no planejamento do inicio de 2012, além de ser atividade obrigatória do Projeto Diretor de Turma, onde cada professor responsável tem seu momento particular com os pais, separados nas respectivas salas de aula, para discussão sobre assuntos específicos e diversos em relação à vida acadêmica de cada aluno. Nesse momento os demais professores de cada sala fazem-se presentes, apresentando seus esclarecimentos acerca de sua disciplina particular, aulas, avaliação, dentre outros assuntos.
Quem participou, também, da reunião foi o diretor da Escola, Francisco Antônio e o Coordenador Sandro Rebouças, levando informações sobre vários assuntos ao conhecimento dos pais, dando enfoque especial à avaliação do SPAECE, regimento escolar e a conservação do livro didático.
 Por: Sandro Rebouças

Numero de Acessos

O nosso blog foi criando em  2008, segundo as estatistas do Google entre maio de 2009 até esta data 23 de fevereiro de 2012, já temos mais de 25.500 acessos, sendo alguns desses em outros países como mostra a imagem abaixo:


Obrigado a todos vocês!

Escolha dos Lideres de Sala:

Foi realizado na Escola Francisca Moreira de Souza durante a semana de 13 a 17 de Fevereiro um trabalho de conscientização referente à importância dos Lideres de Sala. Os Professores Diretores de Turma estão abordando o tema nas aulas de Formação Cidadã, trabalhando textos informativos e levantando questionamentos referentes a importância da liderança dos alunos para o crescimento  e o sucesso da Escola como um todo.
A votação segue os princípios da democracia, em seguida a Ata da escolha dos lideres é preenchida pelo professor Diretor de Turma e fica a certeza de mais uma ação trabalhada buscando oportunizar o protagonismo de nossos alunos.  




Ação de Preservação ao Livro Didático:

Os professores Diretores de Turma juntamente com os regentes da Multimeios, realizaram durante a semana de 06 a 10 de fevereiro uma ação de conservação ao Livro Didático, na ocasião foi exposto junto aos alunos os investimentos que são feitos para a compra dos livros didáticos, as regiões do Brasil onde as perdas são maiores devido a falta de compromisso dos alunos e para finalizar foi apresentado um vídeo educativo que abordava de maneira criativa a temática para as turmas.
A ação foi bastante positiva na visão dos alunos e para concretizar a ação ficou determinado pelo Núcleo Gestor da escola o prazo do decorrente mês para que todos os alunos encapem seus Livros Didáticos.  




SPE 2012

Professores da EEM Francisca Moreira de Souza, deram início as atividades propostas pelo SPE (Saúde e Prevenção nas Escolas). Na semana que antecede o carnaval, a mobilização foi feita através de palestras e vídeos que retratam assuntos voltados as drogas, DST, abuso e exploração sexual.
NOTA: O SPE é uma ação criadas pelos Ministros da Saúde e Educação, no anos de 2008)

Ingresso na Universidade 2012

A Escola Francisca Moreira de Souza tem 75 alunos aprovados para universidades publicas e privadas, confira a lista completa aqui.

1ª Reunião de pais 2012.

A Escola Francisca Moreira de Souza através do Núcleo Gestor e Professores promovem a 1ª reunião de pais.
No dia 06 deste mês a escola reuni aproximadamente 350(trezentos e cinquenta) pais  em ginásio, no momento foram apresentados alguns dos professores que fazem parte do corpo docente da escola como também o núcle0 gestor e diretores de turma do PPDT (Projeto Professor Diretor de Turma).
O Diretor Francisco Antônio da Fonseca falou sobre as normas da Escola, deveres e diretos de nossos alunos e apresentou a prestação de contas do ano de 2011.
O professor Thiago Germano apresenta o Projeto SPE, a professora Meire também comentou sobre o Projeto Ler Pra Valar, já professor Diogo Barreto e Coord. Cleyton Aires apresentaram o Projeto Jovem de Futuro .

Em breve mais fotos.


Informativo 01/2012

Volta às aulas

O Núcleo Gestor da EEM Francisca Moreira de Souza reuni todos os alunos, por turno, no ginásio da Escola para repasse de informativos do ano letivo de 2012 e discursão das normas da Escola e direito/deveres dos alunos, em um segundo momento os alunos participaram de palestras na sala de multimeios, onde mais uma vez foi ressaltado a importância do bom relacionamento e comprimentos dos acordos estabelecidos para o bom funcionamento da escola e aprendizagens de nossos alunos.