Projeto Jovem de Futuro.

A E.E. M Francisca Moreira de Souza acaba de ser contemplada com o Projeto Jovem de Futuro/PJF, fomentado pelo Instituto Unibanco, que visa uma gestão escolar de resultado, baseada na melhoria dos indicadores de português e matemática e na redução do abandono escolar.
O PJF terá duração de três anos. A conquista do Projeto Jovem de Futuro se da em decorrência dos avanços considerados no SPAECE 2010.

Parabéns a todos que direta e indiretamente contribuíram para esse resultado.

Aulão UECE.

A  Escola de Ensino Médio Francisca Moreira de Souza, a partir do dia 31/10/2011, prepara seus alunos para o vestibular da UECE semipresencial e presencial. É a Escola incentivando e dando suporte aos seus alunos a seguirem uma careira.

Desde já Boa Sorte e Sucesso a todos!

Conferência Estadual da Juventude.

No último dia 29 de outubro (sábado) os alunos Rafael, Rafaele, Antônio Carlos, Juliana, Jônata, Airton, Taciano, Yasmin e Ananiely, respectivamente alunos dos 1os, 2os  e 3os, juntamente com a Professora Marciana, participaram da II Conferência Estadual da Juventude Etapa Territorial do Litoral Leste, na EEEP Edson Queiroz, no Município de Cascavel/CE. A Conferência teve como objetivo a construção de um espaço de cidadania participativa, no qual os jovens tiveram a oportunidade de discutir propostas, reivindicações e demandas relacionadas às Políticas Públicas da Juventude. Durante a Conferência também foram apresentadas e discutidas as diretrizes para o Sistema Estadual de Juventude e o Estatuto da Juventude, que serão encaminhados para Assembleia Legislativa do Ceará.
Na ocasião a aluna do 2º ano C, Juliana Pereira, foi escolhida pela plenária como delegada titular, que representará o Litoral Leste, na II Conferência Estadual da Juventude, que acontecerá nos dias 05 e 06 de Novembro, em Fortaleza/CE. 


Reunião Diretores de Turma.

No último dia 25 de Outubro de 2011 aconteceu na Escola de Ensino Médio Francisca Moreira de Souza o encontro mensal com todos os professores que fazem parte do Projeto Diretor de Turma. Na ocasião foi apresentado um vídeo referente aos quatro pilares da educação, o plano de ação do Projeto foi avaliado junto ao grupo, as reuniões Bimestrais do terceiro período estiveram em pauta, o coordenador enfatizou algumas orientações com relação ao desenvolvimento das mesmas. 
 Os professores foram orientados a desenvolverem em suas aulas questões direcionados ao SPAECE, e a conversarem com aqueles alunos que constantemente faltam às aulas sem apresentar justificativa. 
 Foram apresentados alguns textos referentes ao projeto vivendo valores e os diretores de turma organizaram o plano de curso a ser trabalhado no decorrer do mês de Novembro enfatizando alguns temas ligados a este projeto para ser desenvolvido em sala nas aulas de Formação Cidadã. 
O encontro foi bastante positivo, pois possibilitou trocas de experiências e os Professores que fazem parte do projeto poderam retornar as suas atividades com a certeza de mais uma etapa cumprida junto aos objetivos que contemplam a atuação efetiva do projeto professor Diretor de Turma.
O professor Franciézio Leonílio em nome da Escola Francisca Moreira de Souza parabeniza a todos os Diretores de Turma pelo o empenho, o compromisso e a dedicação que esta sendo destinada aos nossos jovens.

Feira das profissões CVT.

Neste último dia 20 de outubro os alunos do 3º ano da Escola Francisca Moreira de Souza participaram de feira das profissões em Beberibe no CVT (Centro Vocacional Tecnologico). Esse momento é de fundamental importância para nossos jovens, já que os mesmos estão se preparando para uma fase importante em suas vidas, o ingresso a Universidade, ou mesmo a uma qualificação profissional, são momentos assim que incentivam e induzem esses jovens a quererem um futuro melhor.

Conselho Escola.

A Escola realiza assembleia geral com pais, alunos, professores para a nova eleição do conselho. O mesmo tem mandato de outubro de 2011 até agosto de 2013. A composiçaõ do Conselhoficou da seguinte forma:
Presidente - Maria Luciene
Vice-presidente - Franciézio Leonílio
Representante de professores - Antônia Gildeane
Secretário - Geovan Oliveira
Representante de alunos - Antônio Carlos e Juliana Pereira
A reunião também tratou de assuntos importantes com relação a melhoria da escola.
O núcleo gestor parabeniza pelo desempenho dado a escola.

Confraternização EJA.

Os professores da Escola Francisca Moreira de Souza juntamente com o núcleo gestor realizou na última sexta-feira (14 de outubro) uma confraternização com a turma da EJA, para comemorar a conclusão do curso.
O evento contou com algumas homenagens para a turma, foram apresentados alguns versos, e um jantar foi servido para os alunos e professores. 
O diretor da Escola em seu pronunciamento falou da importância do estudo e destacou o papel desempenhado por cada professor diante deste período de formação.
Na certeza de mais uma etapa concluída parabenizamos a turma da EJA por mais uma conquista e que isso sirva de motivação para continuar apostando no estudo e desempenhando seu papel junto a sociedade.



Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.

Na tentativa de fomentar o interesse dos alunos pelas ciências e pela tecnologia, a Escola de Ensino Médio Francisca Moreira de Souza está desenvolvendo atividades variadas durante todos os dias da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que compreende os dias 17 a 21 de outubro de 2011. Os professores do Laboratório de Ciências (Narciso e James em matemática; Cleber envolvendo física e Thiago responsável pela química), juntamente com os coordenadores escolares, estão desempenhando uma importante função para que seja colocada em prática, a programação dessa semana.
Programação:

            Na segunda-feira: Breve explicação do que é a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, com apresentação de vídeos.
            Na terça-feira: Curiosidades de Física na Rádio Escolar.
            Quarta-feira: Apresentação de experimentos de matemática, física e química em todas as turmas.
            E durante a quinta e sexta-feira: Divulgação de curiosidades que acontecem em nosso cotidiano em relação a química e biologia.




Semana Mundial da Alimentação.

Iniciaram-se na manhã do dia 17/10/2011 as atividades estabelecidas pela Escola Francisca Moreira de Souza referente à Semana Mundial da Alimentação, o objetivo é chamar a atenção dos alunos e funcionários para a importância de alimentar-se bem. Serão apresentadas palestras, apresentações, debates e outros. As atividades se estenderam durante toda a semana, com culminância no dia 21/10/2011.


Festa dos Professores.

A Escola Francisca Moreira de Souza promoveu no último dia 15/10/2011, uma festa para seus professores. A mesma aconteceu na Praia de Uruaú, à festa aconteceu durante todo o dia, foi oferecido um almoço, churrasco, e muita diversão com banho de piscina, ao embalo de muita música. Houve homenagem aos professores, com medalhas, taças e um bingo, onde foram sorteados vários brindes e uma bicicleta. Foi um momento de muita alegria, afinal é um dia muito especial. 
Um único dia dedicado ao professor é muito pouco, pois eles estão todos os dias presentes na vida de muitas pessoas, tentando passar o melhor de si, para que o outro um dia seja o melhor.

Parabéns a todos os professores e em especial aos da Escola Francisca Moreira de Souza.







Dia do Professor.

Os alunos da Escola Francisca Moreira de souza realizaram uma pequena homenagem ao dia do professor, com versos, leituras de textos e música ao vivo, entregaram também um bombom como lembrança desse dia tão especial.

2ª Fase OMEP.

A Escola Francisca Moreira de Souza parabeniza os alunos que passaram para a 2ª fase da OBMEP, ao todo são 58 alunos distribuídos em sede e anexos.

A Prova será dia 05 de Novembro (sábado) às 14h30m. (horário de Brasília)
Local da prova: Des. Pedro de Queiroz de Ens. Fundamental. 
Rua: José Bessa, 561, Centro, Beberibe - CE.

A todos os nossos Parabéns e Boa Sorte na próxima fase.

Entrega de Computdores - SPAECE 2010

A Escola de Ensino Médio Francisca Moreira de Souza realiza entrega de computadores do SPAECE - 2010. O evento contou com a participação de alunos, pais, professores, Maria das Graças Santhiago (Supervisora), Francí Coelho, Luzimery (Superintendentes), Secretario adjunto da Sec. de educação do município e diretores de escolas municipais. A animação do evento ficou por conta da Banda Pe. Assis Portela.
Na ocasião foi feita a entrega dos kits para os professores diretores de turma, houve ainda uma homenagem aos professores de Língua Portuguesa e Matemática pelo bom trabalho desenvolvido durante o ano de 2010, 0s mesmo foram exaltados e receberam medalhadas como agradecimento.
Em seguida aconteceu a entrega dos 16 computadores aos alunos e seus respectivos responsáveis.

Foi um momento gratificante para toda a escola, esperamos que no ano que vem se número cresça para nossa alegria!

Parabéns a todos e os sinceros agradecimentos a todos que contribuíram para a realização desse evento.