Aula de campo.

Na última sexta-feira dia 17 de setembro alguns alunos do 2º A, B, C e D participaram de uma aula de campo em fortaleza que fica aproximadamente 50 km da sede deste município. O roteiro contou com a visitação a casa e ao teatro José de Alencar além do centro cultural Dragão do mar. A aula teve como objetivo ampliar os conhecimentos dos alunos sobre a vida e a obra do ilustre escritor cearense. Além dos alunos participantes estavam presentes como responsáveis às professoras Ana Paula, Iseuda, Luana, Melca e a coordenadora Célia Gomes.
A aula foi proveitosa e os alunos mostraram-se bastantes satisfeitos. Desde já agradecemos a colaboração de todo núcleo gestor escolar.

Crônica - Aluna Larissa Valéria - 1º ano A.

Nada melhor que os domingos! 
              Minha vida aqui é bem tranquila. Moro num lugar de muitas belezas, onde tenho o privilégio de acordar ao som do mar todos os dias. Apesar de ter uma semana muito boa os dias que mais gosto são os domingos. O porquê? Aí vai.
               Aos domingos eu e minha família nos organizamos e vamos para casa da vovó. Somos uma família muito grande daí você vai ver o que acontece. Me arrumo e no meio do caminho vejo um Uruaú diferente um lugar tão bonito, mesmo com as recentes modernizações.
                Chego no portão e vejo que a festa já começou. Entro, falo com todos. "Oba!" hoje vamos almoçar fora.
___ Cumbi, aí vamos nós. Subimos no carro. Aperta aqui, arruma ali. Meu tio dirige com muito cuidado, minha vó hoje vai.
                  Chegamos. Ufa! Corremos e vamos tomar banho na lagoa. De repente um lugar tão calmo vai ganhando sorrisos de uma família feliz. Agora é hora de brincar de briga de galo, meus tios colocam as mulheres no pescoço, enquanto eu e minhas primas apostamos corrida até o outro lado da lagoa. Fui a primeira a chegar.
                    Cansados vamos embora, pouco a pouco a casa vai ficando vazia. um beijo na vovó, até o próximo domingo.

Aluna: Larissa Valéria - 1º A
Tema: O lugar onde vivo.

Escola Francisca Moreira de Souza vence 2ª fase da olimpíada de Língua Português.

Parabenizamos a aluna Larissa Váleria (1º ano A), vencedora da primeira fase da Olimpíada de Língua Portuguesa na modalidade "crônica" e a aluna Ananiely Barros (2º ano C) pela classificação na 1ª fase (escolar) e 2ª fase (estadual) da Olimpíada de Língua Portuguesa, modalidade artigo de opinião.
Estendemos as congratulações ainda às professoras Antônia Gildeane e Ana Paula pelo sucesso das alunas e às demais pelo empenho: Liziêr, Gislene, Meire e Marciana.


Projeto e-jovem 2010.

Inicia-se no dia 04 de outubro as novas turmas do projeto e-jovem na Escola Francisca Moreira de Souza, sendo Uma turma do módulo I na extensão de Parajuru, uma do módulo II na extensão de Paripueira, duas do módulo I e uma do módulo II na sede. O projeto teve um grande resultado e nossos alunos se mostraram capazes e seguros de continuar. Parabéns pelo esforço e determinação de todos.

 O que é o projeto e-jevem? 

 O Projeto e-Jovem é uma iniciativa do Governo do estado do Ceará através da Secretaria da Educação – (SEDUC), cuja proposta visa integrar a Educação Profissional às diferentes modalidades de educação e às dimensões do trabalho, da ciência e da tecnologia, oferecendo formação complementar em Tecnologia da Informação e Comunicação – (TIC), empreendedorismo e cooperativismo possibilitando as condições de inserção no mundo de trabalho e geração de emprego e renda nas áreas mais carentes do estado do Ceará para os jovens concluintes do 3º ano e egressos do ensino médio, da rede pública estadual. O Projeto busca contribuir para a formação da cidadania e do social, mediante a inclusão e a formação dos jovens.
Objetivos

            Geral
Articular a formação de nível médio com o ensino profissional e o mundo do trabalho através da capacitação de jovens em tecnologias da informação e comunicação, empreendedorismo e cooperativismo. 

Específicos


  • Oferecer uma formação de característica tecnológica e profissional que possibilite inserir o jovem no mercado de trabalho em áreas da informática como Web designer, redes, hardware e programação, observando as políticas de softwares livres, através da universalização da “cultura digital”;


  • Desenvolver projetos de empreendedorismo social, nas comunidades e escolas inseridas no projeto, criando uma cultura de responsabilidade social;


  • Qualificar mão de obra para atender a demanda de uma futura Indústria de software no Ceará, podendo estar distribuída nos municípios, em articulação com empresas cearenses de TIC;


  • Colaborar com o desenvolvimento sustentável dos Municípios e/ou bairros.

     

 

Olimpíada Brasileira de Física.

Alunos da Escola Francisca Moreira de Souza realizam 2ª fase da olimpíada de física no colégio Farias Brito, no dia 25/09/2010 a partir das 13h00mim, serão 12 alunos que irão representar nossa escola. 
Boa sorte a todos, e parabéns por já terem chegado até aqui!
Alunos Classificados para a 2ª fase:
Antônia Santos Barros de Oliveira
Francisca Ananda dos Santos Silva
Joyce Barros de Lima
Juciara do Nascimento Mateus
Luana Fernandes Pereira
Pedro de Lima Santos
Jecilane Aires Monteiro
Jéssica Bezerra dos Santos
Sara Temóteo da Silva
Bruno Fonseca dos Santos
Íkaro Costa de Lima
William Monteiro das Chagas


Projeto diretor de turma - Reunião Intercalar

Escola realiza reunião intercalar do Projeto Diretor de Turma na sede e extensão, foi um momento bastante proveitoso onde, alunos, pais, professores e núcleo gestor se reuniram para avaliar todas as ações da escola na extensão de Forquilha, estiveram presentes o Supervisora do NRDES (Maria das Graças), Superintendente (Meire/Elenir), o Coordenador do projeto diretor de turma (Rodrigo), o diretor (Francisco Antônio), e o Coordenador Escolar (Sandro Rebouças). Os encontros aconteceram durante o mês de agosto e setembro.


Finalização do projeto e-jovem.

No último dia /09/2010 a Escola Francisca Moreira de Souza com seus alunos do projeto e-jevem participaram do evento de finalização do projeto, na ocasião estavam presentes Diretores das escolas no qual o projeto atua, os Supervisores do módulo I e II, e ainda a Coordenadora da 9ª CREDE Dóris. Houve entrega de certificado, depoimento de alunos, e a premiação da gincana no qual os alunos de várias escolas estavam participando. A Escola Francisca Moreira tinha 3 turmas de e-jovem (módulo I), uma na extensão de Paripueira e duas na sede, duas de suas  turmas ficaram em 3º e 4º lugar na gincana o qual os jovens participavam, o objetivo era alcançar o melhor resultado no curso, sintam-se vitoriosos pois vocês merecem! O evento contou ainda com a animação da banda FM ritmos, obrigado a todos.
Parabéns aos nossos alunos pela conclusão do módulo I e muita energia positiva para o módulo II.