Selo Unicef.

Alunos da Escola Francisca Moreira de Souza participam do fórum sobre o selo Unicef edição 2009 a 2012, juntamente com o Sr. Francisco Antônio R. da Fonsêca, o evento aconteceu no dia 23/09/2010 das 08h00 às 14h00 no centro de treinamento.

Artigo de opinião - Ananiely da Silva Barros - 2º C

Proteção à vida aquática
               Lagoa da Bolacha localizada no litoral nordestino, à 7 km do distrito de Sucatinga no município de Beberibe, é uma comunidade pacata, com aproximadamente 100 habitantes, mas que infelizmente enfrenta uma difícil situação que trouxe algumas divergências entre alguns habitantes, em relação a pesca exagerada na lagoa.
               Alguns moradores se reuniam e faziam "arrastão" de peixe em grande quantidade para vender em outras comunidades, e muitos não aceitavam isso por que o peixe era apenas para consumo da comunidade e ainda estava pequeno para ser pescado, esse fato chegou ao conhecimento do IBAMA que proibiu a pesca predatória na lagoa. Para ter certeza do que realmente iria acontecer após a colocação do aviso, foram convocados alguns moradores que moram próximo a lagoa para observar se iriam acatar ou não o mandado, e quem não obedecesse iria ser preso. E aconteceu o que se previa, um pescador foi pescar pensando que não iria ser visto, mas o morador que estava observando o denunciou para o IBAMA. O pescador foi chamado, mas logo foi liberado, depois desse acontecido os outros ficavam com medo e esperaram o fim do mandado.
                Enfim o peixe cresceu e foi liberado a pesca de apenas o necessário. Infelizmente ainda tem aqueles que pegam em grande quantidade e isso as vezes gera conflito entre alguns moradores. Pra mim a pesca é para ser um direito de todos, mas sem exagerar na quantidade de peixes para não prejudicar a vida aquática.

Aluna:  Ananiely da Silva Barros - 2º C

A Escola Francisca Moreira de Souza se sentiu honrada em participar do II Encontro de Diretor de Turma, que aconteceu no dia 18 de setembro. O momento foi de grande importância para melhorar os trabalhos desenvolvidos.

Aula de campo.

Na última sexta-feira dia 17 de setembro alguns alunos do 2º A, B, C e D participaram de uma aula de campo em fortaleza que fica aproximadamente 50 km da sede deste município. O roteiro contou com a visitação a casa e ao teatro José de Alencar além do centro cultural Dragão do mar. A aula teve como objetivo ampliar os conhecimentos dos alunos sobre a vida e a obra do ilustre escritor cearense. Além dos alunos participantes estavam presentes como responsáveis às professoras Ana Paula, Iseuda, Luana, Melca e a coordenadora Célia Gomes.
A aula foi proveitosa e os alunos mostraram-se bastantes satisfeitos. Desde já agradecemos a colaboração de todo núcleo gestor escolar.

Crônica - Aluna Larissa Valéria - 1º ano A.

Nada melhor que os domingos! 
              Minha vida aqui é bem tranquila. Moro num lugar de muitas belezas, onde tenho o privilégio de acordar ao som do mar todos os dias. Apesar de ter uma semana muito boa os dias que mais gosto são os domingos. O porquê? Aí vai.
               Aos domingos eu e minha família nos organizamos e vamos para casa da vovó. Somos uma família muito grande daí você vai ver o que acontece. Me arrumo e no meio do caminho vejo um Uruaú diferente um lugar tão bonito, mesmo com as recentes modernizações.
                Chego no portão e vejo que a festa já começou. Entro, falo com todos. "Oba!" hoje vamos almoçar fora.
___ Cumbi, aí vamos nós. Subimos no carro. Aperta aqui, arruma ali. Meu tio dirige com muito cuidado, minha vó hoje vai.
                  Chegamos. Ufa! Corremos e vamos tomar banho na lagoa. De repente um lugar tão calmo vai ganhando sorrisos de uma família feliz. Agora é hora de brincar de briga de galo, meus tios colocam as mulheres no pescoço, enquanto eu e minhas primas apostamos corrida até o outro lado da lagoa. Fui a primeira a chegar.
                    Cansados vamos embora, pouco a pouco a casa vai ficando vazia. um beijo na vovó, até o próximo domingo.

Aluna: Larissa Valéria - 1º A
Tema: O lugar onde vivo.

Escola Francisca Moreira de Souza vence 2ª fase da olimpíada de Língua Português.

Parabenizamos a aluna Larissa Váleria (1º ano A), vencedora da primeira fase da Olimpíada de Língua Portuguesa na modalidade "crônica" e a aluna Ananiely Barros (2º ano C) pela classificação na 1ª fase (escolar) e 2ª fase (estadual) da Olimpíada de Língua Portuguesa, modalidade artigo de opinião.
Estendemos as congratulações ainda às professoras Antônia Gildeane e Ana Paula pelo sucesso das alunas e às demais pelo empenho: Liziêr, Gislene, Meire e Marciana.


Projeto e-jovem 2010.

Inicia-se no dia 04 de outubro as novas turmas do projeto e-jovem na Escola Francisca Moreira de Souza, sendo Uma turma do módulo I na extensão de Parajuru, uma do módulo II na extensão de Paripueira, duas do módulo I e uma do módulo II na sede. O projeto teve um grande resultado e nossos alunos se mostraram capazes e seguros de continuar. Parabéns pelo esforço e determinação de todos.

 O que é o projeto e-jevem? 

 O Projeto e-Jovem é uma iniciativa do Governo do estado do Ceará através da Secretaria da Educação – (SEDUC), cuja proposta visa integrar a Educação Profissional às diferentes modalidades de educação e às dimensões do trabalho, da ciência e da tecnologia, oferecendo formação complementar em Tecnologia da Informação e Comunicação – (TIC), empreendedorismo e cooperativismo possibilitando as condições de inserção no mundo de trabalho e geração de emprego e renda nas áreas mais carentes do estado do Ceará para os jovens concluintes do 3º ano e egressos do ensino médio, da rede pública estadual. O Projeto busca contribuir para a formação da cidadania e do social, mediante a inclusão e a formação dos jovens.
Objetivos

            Geral
Articular a formação de nível médio com o ensino profissional e o mundo do trabalho através da capacitação de jovens em tecnologias da informação e comunicação, empreendedorismo e cooperativismo. 

Específicos


  • Oferecer uma formação de característica tecnológica e profissional que possibilite inserir o jovem no mercado de trabalho em áreas da informática como Web designer, redes, hardware e programação, observando as políticas de softwares livres, através da universalização da “cultura digital”;


  • Desenvolver projetos de empreendedorismo social, nas comunidades e escolas inseridas no projeto, criando uma cultura de responsabilidade social;


  • Qualificar mão de obra para atender a demanda de uma futura Indústria de software no Ceará, podendo estar distribuída nos municípios, em articulação com empresas cearenses de TIC;


  • Colaborar com o desenvolvimento sustentável dos Municípios e/ou bairros.

     

 

Olimpíada Brasileira de Física.

Alunos da Escola Francisca Moreira de Souza realizam 2ª fase da olimpíada de física no colégio Farias Brito, no dia 25/09/2010 a partir das 13h00mim, serão 12 alunos que irão representar nossa escola. 
Boa sorte a todos, e parabéns por já terem chegado até aqui!
Alunos Classificados para a 2ª fase:
Antônia Santos Barros de Oliveira
Francisca Ananda dos Santos Silva
Joyce Barros de Lima
Juciara do Nascimento Mateus
Luana Fernandes Pereira
Pedro de Lima Santos
Jecilane Aires Monteiro
Jéssica Bezerra dos Santos
Sara Temóteo da Silva
Bruno Fonseca dos Santos
Íkaro Costa de Lima
William Monteiro das Chagas


Projeto diretor de turma - Reunião Intercalar

Escola realiza reunião intercalar do Projeto Diretor de Turma na sede e extensão, foi um momento bastante proveitoso onde, alunos, pais, professores e núcleo gestor se reuniram para avaliar todas as ações da escola na extensão de Forquilha, estiveram presentes o Supervisora do NRDES (Maria das Graças), Superintendente (Meire/Elenir), o Coordenador do projeto diretor de turma (Rodrigo), o diretor (Francisco Antônio), e o Coordenador Escolar (Sandro Rebouças). Os encontros aconteceram durante o mês de agosto e setembro.


Finalização do projeto e-jovem.

No último dia /09/2010 a Escola Francisca Moreira de Souza com seus alunos do projeto e-jevem participaram do evento de finalização do projeto, na ocasião estavam presentes Diretores das escolas no qual o projeto atua, os Supervisores do módulo I e II, e ainda a Coordenadora da 9ª CREDE Dóris. Houve entrega de certificado, depoimento de alunos, e a premiação da gincana no qual os alunos de várias escolas estavam participando. A Escola Francisca Moreira tinha 3 turmas de e-jovem (módulo I), uma na extensão de Paripueira e duas na sede, duas de suas  turmas ficaram em 3º e 4º lugar na gincana o qual os jovens participavam, o objetivo era alcançar o melhor resultado no curso, sintam-se vitoriosos pois vocês merecem! O evento contou ainda com a animação da banda FM ritmos, obrigado a todos.
Parabéns aos nossos alunos pela conclusão do módulo I e muita energia positiva para o módulo II.

Alunos da EEM Francisca Moreira de Souza, visitam assentamento rural em Beberibe

Por Edivaldo Bessa

No domingo, dia 19  de setembro de 2010, os alunos das turmas 2° C e D realizaram uma visita no assentamento de Grossos, a mais ou menos 12 Km da sede do município. Na ocasião, sob orientação dos professores Edivaldo Bessa e Luciene Lima e com o apoio da comunidade na pessoa do seu líder Francisco Mariano a turma discutiu dentre outros assuntos Reforma Agrária, Agricultura, Organização Comunitária e Manifestações Culturais das Pequenas Comunidades. Os alunos ainda visitam uma plantação de cajueiro anão precoce e um projeto de implantação de uma bomba eólica. Foi uma aula muito proveitosa.

Pré-Vest.

Alunos do Pré-Vest da Escola Francisca Moreira de Souza realizam simulado. O resultado foi satisfatório.
Parabéns pelo esforço e continuem assim!

Fórum de Educação Fiscal.

Escola participa do Fórum de Educação Fiscal na 9ª crede, o evento teve a participação de técnicos da SEFAZ, SEDUC, Receita Federal, equipe do NRDES, Coordenadora da 9ª crede Dóris, Diretor da Escola Sr. Francisco Antônio, P.C.A de Ciências Humanas Sra. Luciene e a participação dos alunos Fco. José e Luiz Carlos, apresentando as ações do projeto Ser Cidadão.
Parabéns a escola, professores e alunos pelo belo trabalho realizado!

Olimpíada Brasileira de Matemática.

No dia 12 de setembro de 2010, alunos da Escola Francisca Moreira de Souza participaram da 2ª fase da olimpíada de matemática, tivemos a participação de 45 alunos, os mesmos foram acompanhados dos P.C.As da Ciências da Natureza. Foi um dia bem proveitoso para os nossos alunos!
Boa Sorte a todos!!

III FM Fest. (Feira das Ciências).

A 2ª fase do III FM Fest acontecerá no dia 01/10/2010. 
Confira a programação.

Dia 01/10 - manhã 7:00h
Jogos - futsal (feminino, masculino)
            Handebol (feminino, masculino)
 Atividades da gincana.

Os jogos serão entre as quatro equipes.

Tarde - 13:00h
Festival das ciências
Linguagens e códigos/ciências da natureza/ciências humanas/ciências ambientais.

Noite - 18h30m

Desfile com roupas recicladas dos alunos do 2º A.
Escolha do garoto e garota FM Fest 2010.
Final dos jogos.
21h30 - Premiação das equipes vencedoras.
22:00h - Encerramento.


 Feira das Ciências nas extensões.

A Feira das Ciências que acontecerá no dia 30/09 em Parajuru, dia 24/09 em Forquilha e no dia 27/09 em Paripueira.
Obs.: Todos serão no horário das 18h30m às 22:00h.
Participe!

7 de setembro.

 Foi realizado  no dia 7 de setembro de 2010 no distrito de Sucatinga o desfile cívico, que contou com a presença de escolas do Ensino Fundamental e a Escola de Ensino Médio Francisca Moreira de Souza, onde participaram alunos da sede (Sucatinga) e extensões (Pariprueira, Parajuru e Forquilha), que na ocasião teve como destaque o Pré-Vest, ENEN, SPAECE, III FM Fest, que tem como tema Homem x Natureza em busca do equilíbrio, além de outros projetos e ações da escola.
O desfile teve como tema central o combate as drogas, onde escolas, comunidade, igreja e  agentes de saúde se uniram em um único propósito, alertar nossos jovens para o mal que as drogas fazem.
A Escola também participou do desfile no distrito de Paripueira no dia 03/09/2010 e no distrito de Parajuru no dia 06/09/2010.
Parabéns a todos os alunos, funcionários e professores da Escola Francisca Moreira de Souza pela bela apresentação.

Olimpíada Brasileira de Matemática.

A Escola Francisca Moreira de Souza, parabeniza os alunos: Jamis Casusa da Silva (3ª série C), Joelcy dos Santos damasceno (3ª série A), Jefferson Rodrigues Valente (3ª série I), pela classificação para a 2ª fase da OBM (Olimpíada Brasileira de Matemática), a prova acontecerá no dia 18/09/2010 das 14:00 às 18:30.
Parabéns e boa sorte aos nossos alunos!

Olimpíada Brasileira de Física.

A Escola Francisca Moreira de Souza, parabeniza os alunos: Jéssica Bezerra Pontes Lima (2ª série B), Bruno Fonseca dos Santos (3ª série C), Willian Monteiro das Chagas (3ª série D), pela classificação para a 2ª fase da OBF (Olimpíada Brasileira de Física), a prova acontecerá no dia 25/09/2010 das 13:00 às 17:00.
Parabéns e boa sorte aos nossos alunos!

Simulado ENEM

Alunos do 3ª ano da EEM Francisca Moreira de Souza participam de Simulado online do ENEM.

Horta na Escola

    O Conselho Escolar participou da criação de uma horta na EEM Francisca Moreira de Souza, com a chegada da merenda escolar, está sendo de grande importância como complemento, tornando assim a merenda mais gostosa e mais saudável por não utilizar agrotóxicos. Colhemos tomates, cebolinha, cheiro verde, berinjela, alface e pimentão. 
É bom saber que de alguma forma contribuímos para algo bom.

Encontro de Gestores

No dia 24 de agosto de 2010, aconteceu na 9ª Crede o VI Encontro com Gestores das escolas estaduais, o diretor da EEM Francisca Moreira de Souza, Francisco Antonio Ribeiro da Fonseca, o Coordenador Sandro Rebouças e a PCA Luciene Lima, participaram do encontro com a palestrante Francisca Inês Cassiano, que orientou na elaboração do Projeto Politico Pedagógico. No momento homenagearam os pais com presentes pelo seu dia.