DIA ESPORTIVO E CULTURAL EM PARAJURU

 ESPORTE, CULTURA E INTEGRAÇÃO EM PARAJURU

Na quarta-feira (28/10/09) na Extensão de Parajuru (Escola Francisca Moreira de Souza) foi realizado um dia de atividades esportivas e culturais. Na ocasião aconteceram jogos, apresentações e desfiles. O objetivo maior do dia foi promover a integração entre alunos, professores e a comunidade

PPP EM DEBATE

Escola de Ensino Médio Francisca Moreira de Souza realiza oficina sobre o PPP

Segunda-feira (26/10/09) a Escola Francisca Moreira de Souza realizou na própria escola a segunda oficina que objetiva discutir o novo PPP-Projeto Político Pedagógico da Escola. Na ocasião os representantes de cada turma debateram e formularam propostas para serem implementadas no documento. Ressaltarm a importância de uma escola com a participação da comunidade nas decisões tomadas. O diretor Francisco Antonio Ribeiro da Fonseca (Nacélio) falou que a oficina foi um momento muito relevante para a construção do PPP da escola que terá vigência até 2012.

Entrevista do Mês


 O Blog Fca Moreira entrevista nesse mês de outubro a Coordenadora Célia Gomes.
Blog Fca Moreira (BFM)-Professora Célia, gostaríamos de iniciar a entrevista, pedindo para você falar um pouco de seu trabalho como professora e agora como coordenadora.
Célia-Comecei a lecionar aos 13 anos, era uma turma de 2ª série, na zona rural, eu fazia a 8ª, me apaxonei pela profissão. Mas, por ter que ir para Fortaleza fazer o Ensino Médio, tive que parar e só depois, já com 19 anos voltei a dar aulas na mesma escola para jovens e adultos. Daí fiz pedagogia, depois me habilitei em Língua Portuguesa e posteriormente, fiz pós (Pós-Graduação) em Psicopedagogia. Tive muitas alegrias durante todo esse tempo que tive em sala de aula, passei a lecionar no Ensino Fundamental Maior e em 2002 ingressei no Ensino Médio. Nada é mais satisfatório nessa profissão do que ver a transformação de um ser humano que desenvolve o cognitivo, que abre a mente e aprende por si só, ver as diferentes faces da vida e reconhece que o professor foi essa "lente de aumento", esse facilitador!
Atualmente na coordenação tenho aprendido muito também, dessa vez não só como aprendiz, mas também com o companheiro que ensina, outros professores, essa relação de cooperação de trocas, de acompanhamento, de cobranças  também, tem-me sido de grande valia para minha experiência enquanto educadora.

BFM-Professora Célia, sabemos que o trabalho em uma escola é muito desgastante do ponto de vista emocional. Exige muito do profissional. Mas o que lhe motiva a trabalhar com professores e alunos?
Célia-Como já disse na pergunta anterior, é essa relação envolvente, é essa oportunidade de poder fazer parte do crescimento do outro, de servir, de ajudar, de contribuir com o meu melhor para que o outro possa também se descobrir.

BFM-Qual é a sua concepção de educação formal, levando em consideração a realidade dos alunos da nossa escola?
Célia-Educação formal para mim é a aquisição de conteúdos curriulares.

BFM-Com relação a Escola Francisca Moreira, na sua visão de educadora, quais os desafios que temos para tornar a nossa escola, uma escola referência na região?
Célia-Maior envolvimento das famílias com a escola, maior conscientização dos alunos de que a escola é patrimônio de todos e portanto é deles também e se ela vai bem, bem para todos; se vai mal quem mais perde é a comunidade.

BFM-Gostaria de lhe pedir para deixar uma mensagem para nossos alunos, professores e demais funcionários da nossa escola.
Célia-Que leiam todos e reflitam no que diz o maior livro, do maior autor que existe: A Bíblia Sagrada; em 1º Coríntios, capítulo 13.

SEMANA MUNDIAL DA ALIMENTAÇÃO



















Trabalhos da Escola Francisca Moreira de Souza na Semana Mundial da Alimentação

De 19 a 23 de outubro na Escola de Ensino Médio Francisca Moreira de Souza, foram desenvolvidos trabalhos sobre a Semana Mundial da Alimentação. Durante toda a semana os professores de Biologia, juntamente com os professores do Laboratório de Ciências, realizaram palestras sobre a importância de adquirir hábitos saudáveis de alimentação. No dia 21 de outubro de 2009, foi realizado o dia da salada.

Confraternização dos professores


Professores da Francisca Moreira de Souza realizam festa de confraternização

No dia 16 de outubro de 2009 os professores da Escola Francisca Moreira de Souza realizaram uma confraternização na Lagoa do Uruaú. Na ocasião foi mostrado um vídeo em que os alunos realizavam homenagens aos professores, além de ser concedido a entrega do Certificado de Professor Nota 10, aos professores que tiveram destaque em seu trabalho nessa ano de 2009. O núcleo gestor da escola falou da importância do trabalho dos professores e parabenizaram a todos pelo dia.

Parabéns professores!!!!!!!!!


Alunos homenageiam professores


No dia dos professores (15/10/09) várias foram as manifestações de carinho por parte dos alunos. Várias turmas homenagiaram seus professores com mensagens, música e muito mais.

Parabéns professores!!!!!!!!!


Coordenadora da 9ª CREDE, Dóris Sandra Silva Leão homenageia professores pelo seu dia

No dia 15 de outubro de 2009, a Escola Francisca Moreira de Souza, recebeu a visita de Dóris Sandra Silva Leão, Coordenadora da 9ª CREDE/Horizonte. Dóris realizou homenagens aos professores, entregando-lhes flores e falando da importância dos mesmo para a educação.

II Feira Literária e Cultural


No dia 30 de setembro de 2009 a Escola de Ensino Médio Francisca Moreira de Souza realizou a II Feira Literária e Cultural (II FM FEST) que contou com diversos trabalhos dos alunos e apresentações teatrais como: "cultura e arte teatral de Patativa do Assaré" e "Evolução da Comunicação". O evento culminou com a escolha da Garota e Garoto Francisca Moreira 2009.